Chegamos à 8ª edição do Lumina, nossa seção que traz um “refresh” com assuntos que nos estimulam a pensar diferente, sendo uma luz transformadora na gestão de negócios públicos.
E como neste ano os temas abordados foram os mais diversos, separei um breve resumo de cada um para refrescar a sua memória. Olha só:
O poder transformador da colaboratividade
Você já deve ter ouvido falar sobre o termo “colaboratividade”, mas já parou para pensar se ela, de fato, faz parte do dia a dia da sua empresa ou se é apenas mais um termo bonito para ser lembrado em reuniões?
Em nosso primeiro artigo da seção Lumina deste ano, discorri um pouco mais sobre o assunto, trazendo uma análise sobre como a colaboratividade pode transformar pessoas e empresas.
Governos colaborativos e o seu incrível potencial transformador
Os benefícios que a gestão colaborativa traz para as empresas são inegáveis, tanto da ótica estratégica como operacional, e o seu poder transformador se faz necessário, seja do ponto de vista dos governos ou das empresas. Por meio dela, poderemos construir uma sociedade mais ágil, integrada e justa, focada no bem-estar de todos nós e na construção de novos modelos de futuro, que proporcionam à nossa geração, e às que estão por vir, horizontes mais amplos.
No segundo Lumina deste ano, discorri sobre esse tema fundamental para o desenvolvimento de novos produtos e inovações, gestão de recursos humanos e aprimoramento de talentos, trazendo uma análise sobre como a colaboratividade pode transformar empresas, governos e, consequentemente, a sociedade.
Ficou curioso(a) sobre esse case? Então confira aqui.
Inovação tecnológica na gestão de negócios e administração pública
Claro que não faltou a dose de conteúdo “fresquíssimo” do ano. Trouxe pontos importantes sobre inovação tecnológica na gestão de negócios e administração pública, como as quatro tendências globais em termos de inovação para o setor público que foram identificadas no Observatório da Inovação no Setor Público (OPSI), publicado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Tenho certeza de que você vai achar muito interessante este material, ainda mais porque se trata de inovação tecnológica.
Quer saber mais sobre esse assunto? Então clique aqui.
Inteligência Artificial e seu uso crescente no desenvolvimento das políticas e serviços públicos
No mais recente artigo do Lumina, debrucei ainda mais no Observatório da Inovação no Setor Público (OPSI), publicado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e direcionei a minha “luneta-lumina” para a direção de um tema muito quente: Inteligência Artificial (IA) e seu uso crescente no desenvolvimento das políticas e serviços públicos.
Venha conferir esse material e descobrir como os governos estão incorporando a IA na concepção e entrega de políticas e serviços públicos clicando aqui.
Meu muito obrigada por estarmos juntos nessa jornada. Foi um ano de muito aprendizado!
O Dia Internacional da Cerveja, comemorado na primeira sexta-feira de agosto, é uma data especial para brindarmos a uma das bebidas mais populares do mundo. Mas, além da celebração, este é um...
Participar de licitações públicas envolve riscos que podem ser gerenciados com um planejamento adequado. Leia o artigo e confira orientações para otimizar a gestão de licitações. Saiba,...
O pregão é uma modalidade de licitação pública que possui diferentes fases e que são fundamentais para que os fornecedores de diferentes regiões possam participar e ter a oportunidade de dar o...