Jose Luiz Fernandes é Gente Que Brilha
Jose Luiz Fernandes é gerente de suprimentos na Furp e tem uma carreira sólida nas áreas de compras, licitações e contratos. Confira sua entrevista exclusiva para o blog SOL.
13/11/2025
Nesta 25ª edição do Gente Que Brilha, vamos acompanhar a trajetória pessoal e profissional de Jose Luiz Fernandes, gerente de suprimentos na Fundação para o Remédio Popular (Furp). Sua jornada mostra como a gestão estratégica nos processos licitatórios é fundamental para bons resultados tanto para o Governo quanto para as empresas fornecedoras.
Com vocês, o gestor público em entrevista exclusiva para o Blog SOL.
1Quem é Jose Luiz Fernandes? Conte um pouco sobre você…
Sou um profissional com mais de 20 anos de experiência em empresas públicas, atuando nas áreas de compras, licitações e contratos. Ao longo da minha carreira, desenvolvi uma sólida expertise na gestão de processos, com perfil estratégico e foco em resultados. Tenho facilidade em planejar e executar ações voltadas à melhoria contínua e ao aumento da eficiência operacional.
Também possuo experiência na coordenação de equipes e no desenvolvimento de pessoas, contribuindo para a formação de times engajados e com alto desempenho.

2Highlights da carreira – quais foram os pontos altos de sua carreira? Que fatos relevantes e resultados alcançados você gostaria de destacar?
Em 2015, fui responsável por estruturar o setor de Licitações, Compras e Contratos de uma estatal vinculada à Prefeitura de Maricá, no estado do Rio de Janeiro, em um momento crucial para a cidade: a implementação do projeto estratégico de transformar o aeroporto local em uma base de operações para o segmento offshore.
A criação de uma área de compras sólida, com processos técnicos, transparentes e alinhados às melhores práticas, foi um diferencial decisivo para garantir a eficiência, a legalidade e a celeridade nas contratações públicas — elementos fundamentais para o avanço do projeto.
Graças à atuação estruturada dessa área, foi possível viabilizar obras, serviços e aquisições com alto grau de governança, que permitiram a remodelação e posterior reinauguração do Aeroporto de Maricá (SBMI) em 2018. O aeroporto consolidou-se como um hub logístico da indústria de óleo e gás, realizando cerca de 70 voos offshore diários com destino à Bacia de Santos.

3Desafios – a vida profissional e a vida pessoal são feitas de desafios, aqueles que nos tornam melhores, mais fortes e mais capazes. Quais foram os mais marcantes da sua trajetória e que você gostaria de compartilhar conosco?
Após 20 anos atuando no setor de aquisições da Fiocruz, aceitei o desafio proposto pela Fundação para o Remédio Popular – Furp, assumindo a gerência de suprimentos em uma indústria farmacêutica. Essa transição representou uma mudança significativa na minha trajetória profissional: deixei minha zona de conforto para ingressar em uma área totalmente nova, onde o foco passou de comprar para atender à demanda pública para comprar com foco na produção e comercialização de medicamentos.
Foi uma experiência transformadora, que exigiu a adaptação a uma lógica diferente da que eu estava habituado – sair do ambiente institucional para entender a dinâmica do mercado e aprender a comprar para vender.

4Inspiração – o que te inspira, o que te motiva a cada dia, no exercício de suas atividades profissionais?
Difundir conhecimento e ser desafiado.
5Projetos atuais – atualmente qual é o projeto ao qual você tem se dedicado mais? Quais são os desafios mais relevantes deste projeto para você como gestor? Acredita que ele trará mudanças estratégicas significativas para a sua área, sua equipe e para a empresa, como um todo?
Tenho como objetivo atuar com consultoria na área de licitações, oferecendo suporte estratégico a empresas que fornecem produtos ou serviços ao setor público. Ao longo dos anos, adquiri uma sólida experiência na administração pública, o que me permite compreender profundamente os processos e exigências das contratações governamentais.
Quero utilizar esse conhecimento para auxiliar empresas a se posicionarem melhor nos certames, a interpretarem corretamente os editais e a estruturarem propostas mais competitivas. Acredito que essa troca será benéfica para ambos os lados: as empresas ganharão eficiência e segurança nas suas participações, e o setor público poderá contar com fornecedores mais preparados e qualificados.

6Pode citar um dos principais diferenciais estratégicos que você enxerga que faz a diferença na área de licitações?
Um dos principais diferenciais estratégicos em licitações é a inteligência competitiva — a capacidade de analisar concorrentes e tendências para tomar decisões mais assertivas, escolher certames licitatórios com mais chances de vitória.
7Explique como você enxerga que com uma boa gestão de processos licitatórios, tanto a empresa participante quanto o governo saem ganhando.
Acredito que, com uma boa gestão dos processos licitatórios, consigo garantir contratações mais eficientes, econômicas e transparentes para a administração pública. Além disso, ofereço às empresas um ambiente mais justo e competitivo, o que atrai fornecedores qualificados e melhora a qualidade dos serviços e produtos entregues. Com isso, promovo o uso responsável dos recursos públicos e gero mais valor para a sociedade.
8Nova Lei de Licitações – Quais são as principais mudanças trazidas pela nova lei, e, na sua opinião, quais delas são as mais impactantes? Por que você considera essas mudanças tão significativas?
Na minha opinião a nova lei de licitações busca modernizar, simplificar e dar mais eficiência e segurança jurídica aos processos de contratação pública. Ela exige mais profissionalismo da administração pública, mas também oferece instrumentos mais adequados à complexidade dos contratos atuais.

9Uma frase, um pensamento especial – para finalizar, compartilhe com a gente uma frase, um pensamento ou algo do gênero que faz você vibrar e tem um significado especial para você.
“Comprar bem é o primeiro passo para construir o sucesso de toda a organização.”
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