Nesta segunda edição de Gente Que Brilha, vamos acompanhar a trajetória de Erica Cristina dos Santos Vianna, que há mais de 17 anos vem construindo uma carreira de sucesso na área de Vendas e Licitações e hoje é uma inspiração para todos nós.
Com vocês, Erica Vianna, em entrevista exclusiva para o SOL.
Quem é a Erica? Conte um pouco sobre você…
Sou de origem simples, criada numa cidade pequena no interior do Paraná. Fui menor aprendiz aos 14 anos, quando iniciei minha trajetória profissional; aos 19, saí de casa para fazer faculdade e continuei trabalhando para ajudar aos meus pais. Em Londrina, tive meu primeiro emprego com carteira assinada, já na área comercial e com produtos de saúde.
Atualmente, sou Coordenadora de Licitações na Boehringer-Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica, empresa de origem alemã, onde trabalho há mais de 9 anos, sempre na área de Licitações, na qual venho construíndo uma carreira com várias oportunidades relevantes de desenvolvimento.
Tenho 39 anos, casada e com um filho de 3 anos, estou grávida de uma menina. Conciliar a vida profissional e pessoal tem sido um desafio para mim e para muitas mulheres de minha geração, em especial nesse momento de pandemia. Manter um planejamento, dar atenção e educação para o meu filho tem sido um objetivo constante e diário que impacta toda a família.
1Highlights – Na sua opinião, quais são os highlights de sua carreira?
Iniciei minha vida profissional em um varejo dedicado à venda de produtos nutricionais parenterais e o atendimento direto ao público exigia principalmente empatia, pois grande parte dos clientes por mim atendidos eram idosos com uma dificuldade alimentar severa.
Outro desafio profissional foi em uma distribuidora de medicamentos e produtos hospitalares, onde eu não conhecia nada de licitação e tive que assumir a área num momento de emergência. O que me trouxe agilidade e a capacidade de aprender com meus erros; entre muitos aprendizados, conquistei meu espaço e assumi a área de Licitações, na filial que trabalhava. Assim, fui convidada para trabalhar na matriz, localizada no interior de SP, e no mesmo mês em que fui promovida, perdi meu pai para um câncer. Estava diante de um dilema, uma escolha de vida difícil: continuar morando próximo da minha mãe viúva e meus irmãos ou seguir com minha carreira.
Pesando prós e contras, e pensando em proporcionar mais segurança financeira e um futuro melhor para minha mãe e minha família, acabei aceitando o novo desafio profissional e me mudei para o interior de SP. Sempre atenta para conciliar a união familiar e o equilíbrio entre a minha vida pessoal e o meu desenvolvimento profissional. Nesta fase tive muitos altos e baixos, no sentido de adaptação de time, resistências aos planos de ação apresentados e a conciliação com a vida pessoal.
Um destaque que quero compartilhar, foi ter conseguido criar um sistema de arquivo e organização tão necessários no mundo de Licitações Públicas, cujo reconhecimento me levou a uma outra promoção.
Em 2012, mais uma vez, meu desempenho profissional foi valorizado e fui indicada por um cliente que trabalhava na indústria farmacêutica para assumir uma nova posição, desta vez aqui na cidade de São Paulo. Com a cara e a coragem, me mudei para cá. O que me movia na época era o diferente, a possibilidade de fazer algo novo e desafiador :trabalhar em uma empresa multinacional, referência em seu segmento e atuar na área comercial com administração de vendas.
Aos poucos conquistei meu espaço, estruturando e propondo novas abordagens mais funcionais e inovadoras para o negócio de Licitações. Trazendo plataformas, ações e processos melhorados junto com o time e a liderança da empresa.
2Desafios – A vida é feita de desafios, aqueles que nos tornam melhores e mais capazes. Quais foram os desafios marcantes de sua trajetória que você gostaria de compartilhar conosco?
Desafio é sempre o impacto entre a vida profissional e individual, as escolhas e consequências são de nossa responsabilidade. Para mim, quando me tornei mãe e retornei ao trabalho, percebi que estar presente por inteiro num ambiente pós maternidade é complicado no início e toda mãe passa por isto. Mas acredito, que o equilíbrio e a segurança me ajudaram neste novo reaprender, ao retornar é como se estivéssemos entrando numa empresa nova, sendo uma pessoa diferente. Reconquistar, adaptar e inovar são ações-chave para me manter em desenvolvimento e ascensão.
3Inspiração – O que te inspira, o que te motiva no mercado de Licitações Públicas?
O que me motiva em trabalhar na área de Licitações Públicas é a evolução que vem acontecendo ao longo dos anos, é algo que parece lento, mas que para quem está dentro da área, é muito dinâmico; é muito mais que um processo, é preciso ter atitude, atenção e um estudo constante. Olhar além, os impactos que seu trabalho gera para todos. Principalmente, garantindo o acesso às pessoas que dependem da rede pública.
4Projetos atuais – Quais são os projetos que te “inspiram” atualmente?
Tivemos o maior desafio em 2020, com a mudança da plataforma de Gerenciamento de Processos Licitatórios que foi implementada com sucesso e de maneira 100% virtual, devido ao cenário atual. O mais importante e desafiador foi reunir as necessidades de todos os usuários diretos desse novo sistema, centralizar e garantir segurança e transparência.
Um ponto muito significativo veio da parte dos “clientes usuários”, sendo treinados individualmente, e de novo aplicando a empatia, pois cada um tem a sua particularidade e isso precisa ser respeitado. Nesse ano de 2021, nós temos uma segunda fase que envolve interface com outras áreas e sistema, de maneira mais direta. Além de termos em mente a necessidade constante de acuracidade da informação para todo o mercado, principalmente o público.
É notório que, termos uma inteligência dentro da área de Licitação Pública faz parte do processo e tira todo e qualquer estigma, de que é um trabalho com grande carga operacional (conceito que ainda pode existir para aqueles que não se aprofundam na área). Mas o mais importante e que fica no legado da gestão: é que tudo seja feito em time, discutindo, ouvindo os colegas, independente da hierarquia. Para nós o sucesso, foi exatamente nesta linha, onde a velha frase de que ninguém faz nada sozinho” é absoluta certa.
5Compartilhe conosco uma frase, um pensamento especial que te faz vibrar e tem um significado especial para você
“Viver sem esperança é o mesmo que morrer e não ser identificado”. Traz uma verdade muito forte para mim, de que independente das dores e problemas que se tem, o sonhar traz esperança e nos move a cada dia, para sermos melhores, mais fortes e conquistarmos o que quisermos.
A administração pública, diferentemente das empresas privadas, não tem autonomia para comprar, alugar ou contratar obras, serviços ou produtos, fazendo-se necessária a realização de...
Saiba tudo sobre o Atestado de Capacidade Técnica na Nova Lei de Licitações. Entenda sua importância, requisitos e como pode impactar a participação de empresas em processos licitatórios....
Descubra como a cachaça se entrelaça com as compras públicas no Brasil. Explore os desafios e oportunidades dessa conexão, e entenda o impacto da regulamentação na valorização da produção...