Nesta 14ª edição do Gente Que Brilha, vamos acompanhar a jornada de Daniel Joia, gestor que tem um compromisso com a transformação digital, cuja experiência e dedicação são exemplo para todos que atuam na área de Compras e Licitações Públicas.
Com vocês, Daniel Joia, Coordenador Nacional de Licitações na Air Liquide Brasil, em entrevista exclusiva para o Blog SOL.
1Quem é o Daniel? Conte um pouco sobre você…
Meu nome é Daniel Santoro Joia, 42 anos, advogado, casado com a Kerla, pai do Dudu, de 7 anos, e da Nini, de apenas 1 aninho. Costumo falar que, antes de ser estudante de Direito, eu fui estagiário, pois, no meu primeiro dia de aula na faculdade, já durante o dia, comecei a estagiar em um escritório de advocacia de Direito de Família e só fui ter aula no período noturno… Rsrs.
Como o escritório era pequeno, tive oportunidade de realizar diversas atividades e tarefas, o que me fez aprender antecipadamente muitas coisas na prática, cuja teoria apenas fui ter contato anos depois na faculdade. E, logo no segundo ano da faculdade, fui para um grande escritório de advocacia empresarial, no qual tive os primeiros contatos com o mundo corporativo, já que nossos clientes eram grandes empresas nacionais e multinacionais.
Neste escritório, ingressei como estagiário e saí como diretor, tendo a oportunidade de passar, ao longo dos 10 anos que trabalhei por lá, por diversas áreas, tanto jurídicas (contenciosos e consultivas) como administrativas, desenvolvendo diversos projetos, o que despertou em mim, desde o começo, um olhar para o Direito mais voltado para o business. Isso, aliado a algumas experiências como advogado turn key em empresas como Terra e Tetra Pak, motivou-me a migrar definitivamente para a carreira corporativa.
E, assim, comecei a trabalhar na Air Liquide Brasil, empresa multinacional francesa, líder mundial em gases, tecnologias e serviços para a Indústria e Saúde, onde estou há quase 13 anos. Atuei por nove anos no Departamento Jurídico da companhia, assessorando juridicamente todas as áreas da empresa, em diversos temas e projetos.
Em 2019, veio outra grande virada na minha carreira, quando fui convidado para repaginar e coordenar a área de Licitações da companhia, que estava sendo transferida de uma de nossas filiais para nossa sede, em um processo de transformação da área, tornando-a estratégica e não apenas operacional. Já são mais de quatro anos vivendo intensamente esse mundo das licitações públicas, com muitos aprendizados, desafios e realizações.
2Highlights da carreira – quais foram os pontos altos de sua carreira? Que fatos relevantes e resultados alcançados você gostaria de destacar?
Mesmo antes do Direito, sempre fui apaixonado por tecnologia e inovação, dois temas que, aliados ao conhecimento técnico, procuro levar para o dia a dia no trabalho, dentre os quais gostaria de destacar:
1ª Due Diligence Digital
Logo que comecei a estagiar no escritório de Direito Empresarial que citei acima, estávamos no início de uma due diligence contratual, envoltos em milhares de caixas de papéis: documentos a serem analisados, padronizados, preenchidos e impressos.
Era o início dos anos 2000 e a digitalização ainda era, de certa forma, uma novidade nos escritórios de advocacia. Foi quando, ao notar que o escritório possuía uma máquina multifuncional que também era digitalizadora, propus ao meu advogado gestor que entregássemos a due diligence ao nosso cliente, apenas em um CD e não em diversas caixas de papel. Até então, só trabalhávamos com due diligences físicas.
Eu me propus a digitalizar todos os contratos e relatórios, bem como criar uma interface simples de acesso e navegação aos referidos documentos em formato digital. Pois bem, foram meses e meses trabalhando neste projeto com muito afinco e o cliente gostou muito do resultado, sobretudo pela inovação no formato de entrega e a facilidade em localizar e acessar os documentos analisados. Este trabalho me rendeu destaque no escritório e, o melhor de tudo, a bolsa integral da faculdade de Direito, o que foi determinante para eu conseguir concluir meus estudos.
Cultura da Tecnologia da Informação na Gestão de Licitações Públicas
Já na área de Licitações Públicas da Air Liquide Brasil, gostaria de compartilhar com vocês a implantação da cultura do digital em nossa rotina operacional, sobretudo com ferramentas tecnológicas para automação de tarefas e elaboração de documentos, além da criação de um sistema de Business Intelligence (BI) interno com dados estratégicos sobre nossas licitações.
Acho importante destacar que, com a implantação da autenticação digital de documentos licitatórios, ganhamos mais eficiência, assertividade nos resultados e segurança operacional. Isto sem contar as questões de sustentabilidade ambiental. E, com isso, o nosso time de Licitações foi reconhecido e premiado no cluster LATAM. Aproveito aqui para agradecer minha equipe que tem se dedicado (e muito) neste processo de transformação digital
3Desafios – a vida profissional e pessoal são feitas de desafios, aqueles que nos tornam melhores, mais fortes e mais capazes. Quais foram os mais marcantes de sua vida profissional e/ou pessoal que você gostaria de compartilhar conosco?
São os desafios que moldam a nossa vida e as nossas perspectivas pessoais e profissionais. E talvez o desafio mais marcante de minha vida se deu com a perda prematura de meu pai, que mudou a nossa dinâmica familiar. Aos 17 anos, como filho mais velho, assumi a responsabilidade de ser uma espécie de provedor da família e encarei isso como uma missão de vida naquele momento, o que, inclusive, deu um norte em minha vida profissional, ao entrar como estagiário naquele escritório de advocacia, sobre o qual falei no início.
Outro desafio que eu gostaria de pontuar novamente foi a minha migração de advogado de escritório para advogado corporativo; fazer este mindset voltado para o business mudou a minha trajetória profissional e me trouxe até aqui.
Sou um apaixonado por música e, como gosto muito de escrever, cheguei a fazer várias composições autorais e realizei um sonho de juventude: no último ano de faculdade, gravei um CD em estúdio com minhas músicas. Um desafio e tanto (compor, gravar a instrumentação e até imprimir as capinhas) que durou cerca de um ano, mas que valeu a pena. Quem sabe um dia não retomo este projeto… Rsrs
4O que lhe inspira e o motiva a cada dia que você dedica ao mercado de Licitações Públicas?
Sem dúvida, em primeiro lugar, minha família. Minha esposa e meus filhos são as minhas maiores motivações na busca incessante por sempre ser uma pessoa melhor. Profissionalmente, a possibilidade de gerar resultados efetivos à empresa em que trabalho, bem como poder contribuir na carreira e evolução de outras pessoas também me motiva e inspira demais.
Entendo que precisamos nos desafiar a inovar e evoluir constantemente, pois acredito que sempre é possível fazer amanhã algo melhor do que fazemos hoje. Este é um legado que busco praticar e passar às pessoas com as quais trabalho. Resiliência, coragem, força de vontade e adaptabilidade são características essenciais para tanto, sobretudo num mundo cada vez mais incerto e mutável.
5Projetos atuais – atualmente qual é o projeto ao qual você tem se dedicado? Quais são os desafios mais relevantes deste projeto como gestor? Acredita que ele trará mudanças estratégicas significativas para a sua área, sua equipe e para a empresa?
Uma de minhas principais ocupações atuais refere-se a avaliar como podemos contribuir de forma estratégica para o nosso negócio, tornando a área de Licitações cada vez mais relevante e estratégica, uma verdadeira parceira de nossas áreas comerciais, proporcionando análises específicas e detalhadas sobre o nosso mercado junto aos clientes públicos.
E como tecnologia e inovação são temas em constante evolução, estamos sempre “antenados”, avaliando novas tecnologias que podem ser aplicadas para uma maior eficiência no nosso dia a dia operacional e estratégico. Estamos adotando ferramentas inovadoras, como a Inteligência Artificial (IA), além daquelas que já utilizamos em nossas rotinas.
6Nova Lei de Licitações – Em sua opinião, quais os impactos que a Nova Lei de Licitações trará para o mercado de Compras Públicas?
Acredito que um dos principais impactos será trazer mais celeridade e transparência para este mercado, notadamente por ratificar a regra da realização de licitações de forma eletrônica em detrimento da presencial, a qual, se justificada, ainda precisará obedecer a algumas questões importantes, como a necessidade de gravação de áudio e vídeo das sessões.
Também vejo, pelo lado dos fornecedores, uma necessidade premente de adequação às normas ESG, as quais estão cada vez mais inseridas na legislação sobre o tema e têm se tornado mais relevantes para a gestão de negócios públicos.
7Uma frase, um pensamento especial – para finalizar, compartilhe com a gente uma frase, um pensamento ou algo do gênero que faz você vibrar e tem um significado especial para você.
“É difícil alcançar a perfeição, mas não é difícil aproximar-se dela” (Telê Santana)
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