Silvia Sfeir é Gente Que Brilha
Confira a entrevista com Silvia Sfeir, Mestre em Administração de Empresas que há 20 anos é professora e atualmente ocupa o cargo de Diretora Executiva de Vendas & Acesso na Bayer, gigante da...
O vírus é rápido, nós também somos”. Foi com este lema que um grupo de jovens se uniu para combater a crise causada pela Covid-19. Assim surgiu a Covid Solutions, uma rede de voluntários voltada para o desenvolvimento e maturação de projetos sem fins lucrativos que visam diminuir os impactos da pandemia e ajudar pessoas a superarem os diferentes obstáculos deste momento. Desde o final de março, quando a iniciativa foi posta em prática, 15 projetos foram alavancados, sendo seis deles idealizados dentro da rede e outros quatro já estão em desenvolvimento. Atualmente, a rede conta com 15 organizadores voluntários e outros mais de 400 cadastrados como talentos na plataforma.
O pontapé inicial para a ideia foi dado pelos irmãos Nicolas, Catalina e Maria Candelária Ryberg em uma conversa informal. “A gente começou com algumas ideias que na verdade nem faziam tanto sentido e depois percebeu que já existiam muitas soluções, muita gente com vontade de ajudar. A gente percebeu que em outros países tinha bastante gente sendo protagonista no combate a crise do Covid-19 e a gente pensou ‘por que a gente não consegue fazer uma coisa parecida aqui no Brasil onde a gente conecta o pessoal que é bom, que tem habilidade para conseguir ajudar com um único objetivo que é combater a crise do Covid-19?’”, conta Nicolas, que, residindo em Munique, na Alemanha, tem se desdobrado para ajustar o fuso-horário e conseguir se dedicar à comunidade.
A ideia ganhou forma em uma segunda-feira e então os irmãos começaram a reunir braços e buscar embasamento em projetos já em funcionamento no exterior. “Essa primeira semana foi bem correria e eu acho que na quinta-feira a gente conseguiu ter tudo pronto. Viramos várias noites para fazer isso acontecer e, no sábado, a gente foi a público. No domingo, a gente já estava com 50 pessoas na comunidade e, na segunda seguinte, duas ideias rolando. Desde então é um crescimento bem contínuo que a gente vem enfrentando e é muito satisfatório ver como uma ideia que começou bem crua foi sendo desenvolvida e de fato está ajudando a alavancar projetos de alto impacto na crise do Covid-19”, complementa Nicolas.
Entre os projetos que se desenvolveram dentro da Covid Solutions estão iniciativas de suporte a micro e pequenos negócios afetados pela crise, de alívio à saúde mental durante o isolamento social, de informação sobre a pandemia e o estado do sistema de saúde e de instituições que precisam de doações. Um dos projetos é o SOS Encurralados, desenvolvido por Diego Ramos, que conta que começou sozinho ajudando empreendedores da sua própria rede de contatos e, através da Covid Solutions, expandiu o seu projeto: “Eu tive como compartilhar a ideia e encontrar pessoas interessantes, tanto em termos de valores como em questão técnica, então foi fundamental para formar o nosso time. Três meses depois, estamos com uma comunidade de mais de 200 mentores e já acolhemos mais de 300 empreendedores”.
Já o La da Rua, desenvolvido por estudantes da Enactus Unifor, foi encontrado pela Covid Solutions. “Eles entraram em contato, marcamos uma reunião e foi incrível. A gente recebeu todo apoio que não imaginava conseguir. A Covid Solutions realmente deu uma super impulsionada no nosso projeto, além disso tornou possível várias capacitações para os nossos microempreendedores”, conta Bárbara Albuquerque, presidente da Enactus Unifor.
Entre as diferentes formas de ajudar estão: passar orientações gerais sobre suas áreas de conhecimento e tirar dúvidas dos projetos pelos canais de suporte, trabalhar alocado diretamente em um projeto ou trazendo uma ideia para combater problemas causados pela pandemia.
Fonte: SRzd
Clique aqui e conheça as nossas iniciativas!