Você Sabia? – Dia Nacional de Combate à Dengue
O Dia Nacional de Combate à Dengue, celebrado anualmente no Brasil em 11 de novembro, reforça a importância da prevenção e do controle dessa doença que afeta milhões de pessoas no país. Com o...
Sem graça. Maçante. Chato. Exaustivo. Doloroso. Perda de tempo. Esquecível. Essas são as palavras e frases que surgiram quando fiz esta pergunta às pessoas: Que palavra você usaria para descrever as apresentações online ou webinars de que participa?
E é verdade, a maioria dos webinars provavelmente não são muito inspiradores… e são esquecidos logo depois que você participa deles. Eles não são muito envolventes, e seu impacto é provavelmente mínimo. Uma coisa que os impede de nos impressionar é que eles não são muito diferentes das outras reuniões das quais você participa online. Além disso, aqueles que criam e fazem apresentações online negligenciam a importância de compreender o meio. As apresentações online são muito mais trabalhosas e difíceis.
Entre outras razões, a tela é um péssimo substituto de uma pessoa real na sua frente; a tentação de realizar várias tarefas ao mesmo tempo é grande; se apresentar sozinho reduz a energia e a conexão emocional com os outros; e outras coisas a que assistimos nessas mesmas telas (de Netflix aos vídeos do YouTube) têm um valor de produção muito alto.
Para neutralizar os desafios que o meio online impõe, veja na galeria a seguir cinco maneiras fazer apresentações remotas mais envolventes:
Se a abertura de sua apresentação for semelhante à da reunião que seu público compareceu há uma hora, você já perdeu o engajamento de sua audiência. Você precisa deixar claro desde o início que isso será diferente do que eles estão acostumados. Divertido, envolvente, valioso e interessante. As primeiras impressões são muito importantes. Agora que tudo está online, sua apresentação está em um fila com outras cinco no mesmo dia. Você precisa deslumbrar seu público desde o primeiro segundo de sua apresentação. Faça um início surpreendente, e seus espectadores irão prestar atenção e tomar nota.
Se os slides que você está apresentando tiverem mais de 15 palavras (eu o desafio a ter menos de 12), você está corroborando para uma já maçante rotina de reuniões remotas. Slides com marcadores não são muito eficazes para inspirar as pessoas ou envolvê-las em seu conteúdo. Se você deseja compartilhar informações que requeiram o uso de muitas palavras, disponibilize-as com um recurso complementar. Nada diz “adeus” como um slide com 10 tópicos longos. Pense em um tuíte tentador, não em uma redação. Ao exibir palavras, use fontes grandes. Isso oferece dois grandes benefícios: primeiro, garante que você não colocará muitas palavras no slide. Segundo, torna mais fácil para os participantes verem.
Ao fazer uma apresentação online, você tem de lidar com um grande desafio que é muito menos comum nas sessões ao vivo: a tentação de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Quando você está fisicamente em uma sala cheia de pessoas, é menos provável responder a um e-mail durante a apresentação. Apresentar-se online, por outro lado, é quase um convite para a multitarefa. Para evitar que as pessoas verifiquem seus outros dispositivos, você precisa manter as coisas dinâmicas. A melhor maneira de fazer isso é variar o jeito como você transmite o conteúdo. Mova-se entre histórias, informações, dados, modelos, fórmulas, listas, etc. Altere o formato do conteúdo a cada dois ou quatro minutos para manter as coisas mais dinâmicas e magnéticas.
Se você está fazendo uma apresentação em um palco, ela é automaticamente mais visceral e emocionalmente mais atraente. Quando você está transmitindo online, em um laptop ou telefone, o fator humano se dilui. Para neutralizar isso, você precisa aumentar a energia, dobrar a empatia e exagerar suas expressões. Mas não exagere por exagerar também, pois você não quer parecer uma paródia de si mesmo assim.
Você já ouviu falar que uma imagem vale mais que mil palavras e, que de acordo com a Gartner Research, um minuto de vídeo vale 1,8 milhão de palavras. Ao usar uma mídia mais dinâmica, você torna sua apresentação mais persuasiva e potente. E você também torna a sua apresentação muito mais interessante visualmente. Portanto, ao construí-la, pergunte-se: Onde posso substituir palavras por imagens e vídeos? Em seguida, repita a mesma pergunta novamente quando terminar. Seu público vai agradecer por substituir as 26 letras do alfabeto por uma mídia mais magnética e significativa.
Fonte: Agência Senado e Observatório3setor/Mariana Lima
Clique aqui e conheça as nossas iniciativas!