Você Sabia? – Dia Nacional de Combate à Dengue
O Dia Nacional de Combate à Dengue, celebrado anualmente no Brasil em 11 de novembro, reforça a importância da prevenção e do controle dessa doença que afeta milhões de pessoas no país. Com o...
Um dos aspectos mais exclusivos da filosofia é que ela tem tanto um significado coloquial quanto um acadêmico.
Certamente, é uma disciplina que requer estudos. Universidades de todo o mundo dão as boas-vindas aos alunos para estudar o assunto durante a graduação e pós-graduação. Essas universidades até mesmo atribuem bolsas de estudo para quem deseja se aprofundar no tema.
Existem conferências em que filósofos profissionais apresentam suas pesquisas originais aos colegas. Esses estudiosos, muitas vezes empregados por faculdades ou universidades, têm a chance de conseguir estabilidade, assim como qualquer professor.
Pode não ser tão benéfico financeiramente quanto a ciência da computação, ou tão empiricamente verificável como a física ou a química, mas seja qual for a maneira que você queira classificar o que é uma disciplina acadêmica, a filosofia estará dentro dela.
No entanto, ao contrário da ciência da computação, da física ou da química, a filosofia também é significativa de uma forma coloquial. Ou seja, pode caber tanto em um ambiente descontraído quanto em um acadêmico.
Mas o que é essa “filosofia cotidiana”? Um exemplo claro vem dos esportes. A equipe de basquete masculino da Universidade de Syracuse tem uma filosofia defensiva específica, que é diferente do estilo defensivo da maioria das outras equipes. Ou seja, eles jogam numa zona de defesa onde três jogadores defendem a quadra de trás e dois jogadores defendem a quadra de frente.
A razão pela qual possuem um estilo defensivo distinto é devido às crenças do treinador. Ele acredita que esse tipo de defesa será mais benéfico para sua equipe. Assim, a filosofia defensiva do time denota um conjunto específico de regras ou crenças que orientam suas ações.
Tomando esta definição de “filosofia cotidiana”, ou seja, um conjunto específico de crenças ou regras que orientam a ação, podemos ver outros exemplos em toda a sociedade. Isso significa que sua “filosofia cotidiana” é a maneira pela qual você permanece consistente em suas ações. É nela que você irá se basear antes de tomar alguma decisão.
Filosofia de Liderança
Dito isso, como líder, é importante ter uma filosofia de liderança, ou um conjunto de regras ou crenças que regem suas ações. Isso permitirá que você faça escolhas consistentes, uma das características mais desejáveis para alguém que almeja liderar.
Ao fazer a si mesmo as quatro perguntas abaixo, você não deve apenas compreender melhor a filosofia da liderança em geral, mas também seu próprio conjunto de crenças para orientar suas ações como líder.
Esta é uma ótima maneira para começar a moldar sua filosofia de liderança, especialmente se você estiver com dificuldades para começar. Muitas vezes, a busca por influências é a forma como os artistas, músicos, atores, etc. começam seu trabalho, e um líder pode e deve fazer o mesmo.
Assim como encontrar um líder que você admira pode moldar sua própria filosofia de liderança, você pode encontrar aqueles que não devem ser exemplos. Ele pode fornecer certas regras ou crenças das quais você deve se manter afastado.
O objetivo é se tornar o líder mais consistente possível. Basear sua filosofia de liderança em como você se comporta em particular é uma ótima maneira de fazer isso.
Pensar em metas futuras é uma excelente maneira de determinar sua filosofia de liderança. Por exemplo, se você deseja se tornar algum tipo de líder político, pode moldar sua filosofia de liderança de uma forma que promova qualidades que os políticos devem imitar, como empatia e respeito.
Fonte : Forbes / Teddy McDarrah
Clique aqui e conheça as nossas iniciativas!