Luciano dos Reis e a sua engenharia da solidariedade
09/06/2020
Luciano dos Reis e a sua engenharia da solidariedade
Quem disse que não dá para “dar o peixe e ensinar a pescar“ ao mesmo tempo? Foi exatamente isto que Luciano dos Reis fez. Engenheiro e professor de mecânica, ele conserta respiradores de graça e ainda transmite este conhecimento pela Internet, ensinado o passo a passo para quem quiser aprender.
Sabemos que os respiradores salvam vidas e são essenciais no processo de cura de muitos pacientes internados com Covid-19. Pensando nisto, Luciano dos Reis, 45 anos, morador de Batatais, no interior de São Paulo, resolveu juntar suas habilidades enquanto engenheiro mecânico com a sua paixão por ajudar ao próximo; encontrou na engenharia uma forma de exercer a sua veia solidária, sabendo da importância que os respiradores têm neste contexto atual da pandemia.
Luciano possui uma empresa de usinagem e tem amplo domínio da técnica de impressão em 3D. Daí surgiu a ideia de duplicar as peças dos respiradores nestas impressoras; seu propósito era criar o protótipo de um respirador de baixo custo para suprir as demandas hospitalares na sua região e demais cidades.
No entanto ao visitar hospitais, percebeu que muitos respiradores não estavam em uso, por se encontrarem quebrados. Segundo Luciano, o principal problema com estes respiradores são as válvulas. São elas que controlam a distribuição de oxigênio e a retirada de gás carbônico e fazem com que os pulmões dos portadores da Covid-19 possam cumprir, com a ajuda mecânica, a sua função.
Só para você ter uma ideia da importância do trabalho que Luciano tem feito, cada válvula nova pode custar até R$ 2,8 mil, o que inviabiliza a compra de novas em plena crise. Porém, Luciano pode fazê-las por apenas 10 reais e em apenas 5 minutos!
Embora não pudesse se deslocar por estar cumprindo a quarentena, ciente da importância que o isolamento social tem no processo de combate a pandemia, Luciano começou a receber diversas mensagens de pessoas pedindo orientações técnicas sobre respiradores artificiais. A partir de então, o engenheiro começou a compartilhar seu conhecimento e ensinar as pessoas a consertarem seus respiradores. Luciano recebeu mensagens de todo o Brasil e até do Chile.
Conectando-se por Whatsapp com os hospitais e técnicos interessados, Luciano envia o molde em 3D das válvulas, que são fundamentais para os consertos dos respiradores quebrados e ainda, com toda a paciência que caracteriza este professor, instrui detalhadamente sobre o processo de conserto de cada unidade.
“A gente não espera nada em troca, a não ser uma oração, um ‘muito obrigado’ e saber que o próximo vai estar bem no dia de amanhã”, é assim que este “engenheiro da solidariedade”, encara sua atitude.
Gente como Luciano dos Reis, nos faz crer que a combinação de uma habilidade individual com uma atitude pró ativa e solidária pode sim, salvar muitas vidas. Depende só da gente.
A administração pública, diferentemente das empresas privadas, não tem autonomia para comprar, alugar ou contratar obras, serviços ou produtos, fazendo-se necessária a realização de...
Saiba tudo sobre o Atestado de Capacidade Técnica na Nova Lei de Licitações. Entenda sua importância, requisitos e como pode impactar a participação de empresas em processos licitatórios....
Descubra como a cachaça se entrelaça com as compras públicas no Brasil. Explore os desafios e oportunidades dessa conexão, e entenda o impacto da regulamentação na valorização da produção...