• Clientes
    • Empresas
    • Cases
  • Plataforma Essenciz
    • Como Funciona
    • Captura & Operação
    • Gestão Operacional & Estratégica (TRP)
    • Inteligência de Mercado
    • Projetos Especiais
    • Mais Dados
  • Blog Sol
    • Conteúdos
  • A IBIZ
    • Sobre
    • Universo
    • Iniciativas
  • Fale conosco
  • Português
Fale conosco
Bolinhas BlogSol Blog SOL
Horizons Logo
  • Visionz
    • Lumina
    • Farol by Fenili
    • Sinapsiz
  • Gente que Brilha
  • Trilhas de Conhecimento
    • Inteligência IBIZ
    • Minuto Ibiz
    • Você Sabia?
  • Re-conheça
  • Acervo
    • Gente que Brilha – série 1
    • Inteligência de Crise
    • Licita
    • Radar News
Horizons Logo
  • BlogSol
  • Re-conheça
  • O que são e para que servem os catálogos CATMAT e CATSER?
22/09/2022

O que são e para que servem os catálogos CATMAT e CATSER?

O que são e para que servem os catálogos CATMAT e CATSER?

Quem participa de processos licitatórios, como os gestores de grandes corporações, está ambientado com o processo de compras governamentais e sabe que esses procedimentos são obrigatórios à administração pública para a aquisição de bens e serviços, sendo regulados por editais e compostos por um conjunto de metodologias administrativas. 

E, para organizar e catalogar as informações que facilitam a busca por itens, o Sistema Integrado de Administração e Serviços Gerais (SIASG) disponibiliza dois catálogos que reúnem os produtos e serviços que podem ser comprados pelo governo: o CATMAT (Catálogo de Materiais) e o CATSER (Catálogo de Serviços).

Se você é novo nesse universo, continue a leitura, entenda melhor sobre o assunto e como funcionam todos os elementos desse processo, sem achismos. Aproveite também para conferir nossos textos anteriores. Boa leitura!

 

O que são o CATMAT e o CATSER?

Segundo a definição do próprio Governo Federal, CATMAT e CATSER são as bases de dados que identificam todos os materiais e serviços licitados, adquiridos e contratados pela Administração Pública Federal. Disponibilizados pelo SIASG e Compras Governamentais, os catálogos possibilitam a definição dos objetos das respectivas licitações e contratações.

Servindo como base de consulta para os órgãos, é por meio do CATMAT e do CATSER que são obtidas as informações e descrições dos produtos ou serviços que necessitam ser adquiridos pelo governo. Em resumo, eles servem para, de fato, catalogar informações que facilitam a busca por itens. 

 

Como consultar o CATMAT e o CATSER?

O Ministério da Economia oferece, desde 2019, uma nova ferramenta de busca para os catálogos de materiais e serviços. Ela é desenvolvida para organizar, padronizar e facilitar a pesquisa por itens do catálogo, trazendo mais qualidade dos dados e possibilitando o cruzamento de informações sobre os gastos públicos.

Essa ferramenta é importante não apenas para o agente público que fará a pesquisa para elaboração de um edital, mas também para as empresas que desejam vender seus produtos ou serviços.

Para realizar a consulta dos materiais e serviços cadastrados no CATMAT e CATSER é necessário que os usuários estejam habilitados e cadastrados no SIASG. Caso o interessado ainda não possua senha de acesso ao sistema, é preciso solicitar o seu credenciamento junto ao órgão cadastrador.

Feito isto, é necessário acessar o Portal de Compras do Governo Federal; consultas; compras governamentais; gestão de Ata de Registro de Preço/SRP; pesquisar fornecimento; tipo do fornecedor: pessoa jurídica; tipo do item: material/serviço; na aba “descrição do item”: digitar o material/serviço desejado e clicar na lupa para pesquisar.

Quanto mais precisa for a descrição do material, mais fácil será encontrar o código.

 

O que muda no CATMAT e CATSER com a Nova Lei da Licitações?

A Nova Lei de Licitações trouxe diversas mudanças para os processos licitatórios. Entre elas, a unificação das descrições para todos os produtos e serviços, organizando os itens dos catálogos (CATMAT e CATSER). 

Antes da lei 14.133, cada órgão podia fazer a inserção que quisesse nos catálogos, ou seja, poderiam existir inúmeras definições diferentes para o mesmo produto, dificultando a busca dos fornecedores pelo item.

Segundo o Secretário de Gestão do Ministério da Economia, Renato Fenili, o CATMAT está sendo revisto de modo que unifique e organize todas as informações. Além disso, a Nova Lei de Licitações, traz uma importante exigência: a criação de um novo catálogo, desta vez, de obras.

O secretário anunciou também que o CATMAT está passando por um tratamento para sanear sua base. “Para evitar a inserção replicada de itens, o cadastramento de novos itens foi barrado e, agora, estão sendo feitos tratamentos e análises avançadas para tentar sanear e segmentar essa base de informações. Com isso, até o final deste ano [2022], o objetivo é organizar a base dos catálogos”.

 

Como a IBIZ pode ajudar a sua empresa?

Para você trilhar uma jornada de sucesso com seu empreendimento e participar de licitações públicas, nós, da IBIZ Tecnologia, empresa pioneira e referência nacional na captura, tratamento, análise e gestão da informação, estamos, desde 1997, auxiliando cadeias de negócios a se conectar e tomar as melhores ações baseadas em dados e referências. Oferecemos uma visão sistêmica da informação sobre os mercados públicos e non retail privado para os nossos clientes.  

Com o pioneirismo e inovação incorporados ao nosso DNA, possuímos a base de dados públicos comprovadamente mais completa e abrangente de todo o mercado, além do atendimento consultivo, personalizado, proativo e capacitado, para auxiliar a sua organização na tomada de decisões. Entre em contato com nossa equipe e saiba mais!

Não se esqueça: se você ainda é novo(a) nesse universo, acompanhe os artigos com as bases dos processos que envolvem a gestão de licitação e Compras Públicas. E você que já está nessa jornada, aproveite para relembrar os fundamentos e nos acompanhar até os conteúdos com temas mais técnicos e robustos.

Compartilhar

Posts Mais Lidos

18/07/2024

Mudança na ordem das fases da licitação: o que você precisa saber?

06/06/2024

Credenciamento em licitação: o que é e como funciona

Como funciona a licitação de medicamentos no setor público?
23/12/2024

Como funciona a licitação de medicamentos no setor público?

09/11/2020

True Gen – Como a geração Z impactará as empresas

Categorias

  • Acervo
    • Arte, cultura e lazer
    • Cases
    • Gente que Brilha - série 1
    • Inteligência de crise
    • Inteligência de mercado
    • Licita
    • Radar news
    • Sabores & sensações
    • Solariz - série 1
  • Gente que Brilha
  • Jornada do Crescimento
  • Re-conheça
  • Trilhas de Conhecimento
    • Inteligência IBIZ
    • Minuto Ibiz
    • Você Sabia?
  • Visionz
    • Farol by Fenili
    • Lumina
    • Sinapsiz

Veja outras matérias

Doenças Crônicas que Precisam de Atenção: Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer
Inteligência IBIZ

Doenças Crônicas que Precisam de Atenção: Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer

As doenças crônicas representam hoje um dos maiores desafios de saúde pública no Brasil e no mundo. Entre elas, destacam-se o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), a Fibromialgia e o Alzheimer,...

Ler mais
Minuto IBIZ: Projetos Especiais
Minuto Ibiz

Minuto IBIZ: Projetos Especiais

Nesse artigo do Minuto Ibiz você vai conhecer a fundo o módulo de Projetos Especiais da Essenciz, a vertente mais personalizada da inteligência de mercado oferecida pela plataforma.

Ler mais
Você Sabia: O Que É IBS? Entenda O Impacto da Reforma Tributária
Você Sabia?

Você Sabia: O Que É IBS? Entenda O Impacto da Reforma Tributária

A Reforma Tributária tem sido um dos assuntos mais comentados no ambiente de negócios brasileiro, prometendo uma transformação significativa na maneira como as empresas lidam com seus impostos....

Ler mais

Fique por dentro das novidades

#inscreva-se

Clique aqui e conheça as nossas iniciativas!

  • A Plataforma
  • Clientes
  • Cases
  • Blog
  • Sobre nós
  • Captura & Operação
  • Gestão Operacional
    e Estratégica (TRP)
  • Inteligência de Mercado
  • Projetos Especiais
  • Mais Dados
  • Política de privacidade
  • Fale conosco

+55 (11) 5904-7140

IBIZ Tecnologia Ltda
Rua Domingos de Morais, nº 2.187 Torre Xangai | 4º Andar | Conjuntos 406 a 410 | Vila Mariana | São Paulo – SP | CEP 04035-000

© 2024 IBIZ Tecnologia. Todos os direitos reservados. Criado por Agência Carbon

Linkedin Instagram Facebook Youtube