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  • O que são e para que servem os catálogos CATMAT e CATSER?
22/09/2022

O que são e para que servem os catálogos CATMAT e CATSER?

O que são e para que servem os catálogos CATMAT e CATSER?

Quem participa de processos licitatórios, como os gestores de grandes corporações, está ambientado com o processo de compras governamentais e sabe que esses procedimentos são obrigatórios à administração pública para a aquisição de bens e serviços, sendo regulados por editais e compostos por um conjunto de metodologias administrativas. 

E, para organizar e catalogar as informações que facilitam a busca por itens, o Sistema Integrado de Administração e Serviços Gerais (SIASG) disponibiliza dois catálogos que reúnem os produtos e serviços que podem ser comprados pelo governo: o CATMAT (Catálogo de Materiais) e o CATSER (Catálogo de Serviços).

Se você é novo nesse universo, continue a leitura, entenda melhor sobre o assunto e como funcionam todos os elementos desse processo, sem achismos. Aproveite também para conferir nossos textos anteriores. Boa leitura!

 

O que são o CATMAT e o CATSER?

Segundo a definição do próprio Governo Federal, CATMAT e CATSER são as bases de dados que identificam todos os materiais e serviços licitados, adquiridos e contratados pela Administração Pública Federal. Disponibilizados pelo SIASG e Compras Governamentais, os catálogos possibilitam a definição dos objetos das respectivas licitações e contratações.

Servindo como base de consulta para os órgãos, é por meio do CATMAT e do CATSER que são obtidas as informações e descrições dos produtos ou serviços que necessitam ser adquiridos pelo governo. Em resumo, eles servem para, de fato, catalogar informações que facilitam a busca por itens. 

 

Como consultar o CATMAT e o CATSER?

O Ministério da Economia oferece, desde 2019, uma nova ferramenta de busca para os catálogos de materiais e serviços. Ela é desenvolvida para organizar, padronizar e facilitar a pesquisa por itens do catálogo, trazendo mais qualidade dos dados e possibilitando o cruzamento de informações sobre os gastos públicos.

Essa ferramenta é importante não apenas para o agente público que fará a pesquisa para elaboração de um edital, mas também para as empresas que desejam vender seus produtos ou serviços.

Para realizar a consulta dos materiais e serviços cadastrados no CATMAT e CATSER é necessário que os usuários estejam habilitados e cadastrados no SIASG. Caso o interessado ainda não possua senha de acesso ao sistema, é preciso solicitar o seu credenciamento junto ao órgão cadastrador.

Feito isto, é necessário acessar o Portal de Compras do Governo Federal; consultas; compras governamentais; gestão de Ata de Registro de Preço/SRP; pesquisar fornecimento; tipo do fornecedor: pessoa jurídica; tipo do item: material/serviço; na aba “descrição do item”: digitar o material/serviço desejado e clicar na lupa para pesquisar.

Quanto mais precisa for a descrição do material, mais fácil será encontrar o código.

 

O que muda no CATMAT e CATSER com a Nova Lei da Licitações?

A Nova Lei de Licitações trouxe diversas mudanças para os processos licitatórios. Entre elas, a unificação das descrições para todos os produtos e serviços, organizando os itens dos catálogos (CATMAT e CATSER). 

Antes da lei 14.133, cada órgão podia fazer a inserção que quisesse nos catálogos, ou seja, poderiam existir inúmeras definições diferentes para o mesmo produto, dificultando a busca dos fornecedores pelo item.

Segundo o Secretário de Gestão do Ministério da Economia, Renato Fenili, o CATMAT está sendo revisto de modo que unifique e organize todas as informações. Além disso, a Nova Lei de Licitações, traz uma importante exigência: a criação de um novo catálogo, desta vez, de obras.

O secretário anunciou também que o CATMAT está passando por um tratamento para sanear sua base. “Para evitar a inserção replicada de itens, o cadastramento de novos itens foi barrado e, agora, estão sendo feitos tratamentos e análises avançadas para tentar sanear e segmentar essa base de informações. Com isso, até o final deste ano [2022], o objetivo é organizar a base dos catálogos”.

 

Como a IBIZ pode ajudar a sua empresa?

Para você trilhar uma jornada de sucesso com seu empreendimento e participar de licitações públicas, nós, da IBIZ Tecnologia, empresa pioneira e referência nacional na captura, tratamento, análise e gestão da informação, estamos, desde 1997, auxiliando cadeias de negócios a se conectar e tomar as melhores ações baseadas em dados e referências. Oferecemos uma visão sistêmica da informação sobre os mercados públicos e non retail privado para os nossos clientes.  

Com o pioneirismo e inovação incorporados ao nosso DNA, possuímos a base de dados públicos comprovadamente mais completa e abrangente de todo o mercado, além do atendimento consultivo, personalizado, proativo e capacitado, para auxiliar a sua organização na tomada de decisões. Entre em contato com nossa equipe e saiba mais!

Não se esqueça: se você ainda é novo(a) nesse universo, acompanhe os artigos com as bases dos processos que envolvem a gestão de licitação e Compras Públicas. E você que já está nessa jornada, aproveite para relembrar os fundamentos e nos acompanhar até os conteúdos com temas mais técnicos e robustos.

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