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Credenciamento em licitação: o que é e como funciona

Credenciamento em licitação: o que é e como funciona

O credenciamento em licitações é um procedimento administrativo previsto na Lei nº 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações) que permite à Administração Pública formar um cadastro de fornecedores idôneos e aptos a participarem de futuras contratações.

Funciona como um cadastro prévio:

  • Empresas se inscrevem e apresentam documentação para comprovar sua capacidade técnica, financeira e jurídica.
  • Se aprovadas, ficam credenciadas para serem convidadas a participar de licitações para os objetos que se cadastraram.

Neste guia, confira informações importantes sobre o credenciamento, como as características, as vantagens e os procedimentos para participar.

Quais empresas são credenciadas?

 

As empresas credenciadas são aquelas que atendem aos critérios estabelecidos pela Administração Pública e que, após um processo de seleção, são habilitadas para fornecer bens ou serviços ao governo. 

Instituições financeiras, por exemplo, podem se credenciar junto à Central de Compras do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para participar do AntecipaGov, uma ferramenta que fomenta a realização de operações de crédito.

 

Setores de aplicação do credenciamento

 

O credenciamento é uma solução eficiente, que pode ser aplicada em diversas áreas. Veja alguns exemplos a seguir.

 

Saúde

 

Clínicas, laboratórios ou mesmo profissionais da Saúde podem se credenciar para prestar serviços médicos à população.

 

Educação

 

O credenciamento é uma opção também para as instituições de ensino, que, por meio dele, podem oferecer cursos e capacitações.

 

Assistência Social

 

A solução pode ser útil também para a área de Assistência Social. Entidades e ONGs podem se credenciar junto à administração pública para a prestação de seus serviços sociais.

Veja que o credenciamento funciona como uma ferramenta eficaz e flexível para a Administração, já que possibilita contratar fornecedores qualificados, entregando à população serviços de qualidade e de forma mais ágil.

Falando nos benefícios do credenciamento, enumeramos alguns deles a seguir. Confira!

 

Vantagens do credenciamento

 

Podemos destacar algumas utilidades que se destacam no credenciamento, como:

 

Flexibilidade e mais oportunidades 

 

No modelo, vários fornecedores podem ser contratados simultaneamente, abrindo diversas oportunidades que a administração pública adequa a partir de suas demandas.

 

Agilidade

 

Eventuais burocracias atrapalham as contratações públicas e a prestação dos serviços à população. O credenciamento soluciona essa questão, tornando o processo mais ágil e dentro das necessidades de todos os envolvidos.

 

Transparência e igualdade 

 

A modalidade permite, também, que todos os fornecedores que atendam aos requisitos da Administração possam participar, garantindo a igualdade de oportunidades para os participantes.

 

Etapas do credenciamento

 

Agora, vamos conhecer quais são as etapas do credenciamento.

 

1) Cadastro no SICAF

 

É necessário que a empresa esteja cadastrada no Sistema de Cadastro de Fornecedores (SICAF), plataforma eletrônica do Governo Federal que reúne informações sobre empresas e fornecedores.

 

2) Divulgação do edital

 

O órgão ou entidade publicadora divulga um edital contendo as normas e requisitos para o credenciamento, como os objetos licitáveis, a documentação necessária e o prazo para inscrição.

 

3) Solicitação 

 

A empresa interessada deve solicitar o credenciamento dentro do prazo estabelecido no edital, mediante a apresentação da documentação exigida.

 

4) Análise da documentação

 

O órgão ou entidade publicadora analisa a documentação da empresa para verificar se atende aos requisitos do edital.

 

5) Habilitação ou inabilitação

 

A empresa é habilitada ou inabilitada para o credenciamento, com a publicação da lista de credenciados no site do órgão ou entidade.

 

6) Participação em licitações

 

As empresas credenciadas podem participar das licitações para os objetos que se credenciaram, desde que atendam aos requisitos específicos de cada licitação.

 

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O credenciamento em licitações tem uma grande importância para a Administração Pública e exige atenção aos detalhes e conformidade com a legislação para garantir uma participação bem-sucedida e ética.

A IBIZ Tecnologia está desde 1997 no segmento de gestão de cadeia de negócios, prestando todo o suporte e fornecendo ferramentas de ponta para empresas que desejam entrar no mercado público, como a nossa Inteligência de Mercado. Fale conosco para começar a montar esse caminho próspero para a sua organização! 

Não se esqueça: se você ainda é novo(a) nesse universo, acompanhe os próximos artigos com as bases dos processos que envolvem a gestão de licitação e compras públicas. E você, que já está nessa jornada, aproveite para relembrar os fundamentos.

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