
Maria José Valadares é Gente Que Brilha
Maria José Valadares é especialista em processos públicos, compliance e acesso. Confira sua entrevista exclusiva para o blog SOL, contando sobre sua trajetória e principais valores.
Nesta 23ª edição do Gente Que Brilha, vamos acompanhar a trajetória pessoal e profissional de Maria José Valadares, formada em Administração com ênfase em Marketing.
Com vocês, a especialista em processos públicos, compliance e acesso em entrevista exclusiva para o Blog SOL!
1Quem é Maria José Valadares? Conte um pouco sobre você…
Sou Maria José Valadares Nunes, formada em Administração com ênfase em Marketing. Atuei por muitos anos no setor de Distribuição, com passagem por empresas como Expressa e Mafra.
Sou mãe da Tainá, uma jovem incrível, e casada com o Jorge, meu grande parceiro de vida. Desde os 14 anos, tenho paixão por trabalhos sociais e sigo dedicada a causas que promovem o bem coletivo.
Acredito no poder da solidariedade e levo comigo a frase que me inspira todos os dias: “fazer o bem sem olhar a quem”. Essa é a essência do meu propósito de vida.
2Highlights da carreira – quais foram os pontos altos de sua carreira? Que fatos relevantes e resultados alcançados você gostaria de destacar?
Trabalhei por 30 anos na Expressa, onde iniciei minha trajetória como representante comercial e cheguei à diretoria superintendente. Lideramos a criação de novas unidades de negócios, como Hospitalar, Oncologia e Mercado Público, além da abertura de filiais em vários estados.
Com isso, a empresa conquistou a liderança no setor de distribuição de medicamentos, superando R$1 bilhão em receita. Na Mafra, ajudei a estruturar a unidade de Oncologia Clínica e fortalecer o mercado público, quadruplicando o valor do projeto.
Esses marcos só foram possíveis com o trabalho conjunto de profissionais comprometidos que caminharam comigo ao longo dessa trajetória.
3Desafios – a vida profissional e a vida pessoal são feitas de desafios, aqueles que nos tornam melhores, mais fortes e mais capazes. Quais foram os mais marcantes da sua trajetória e que você gostaria de compartilhar conosco?
Viver é enfrentar desafios diários que impulsionam nosso crescimento. Um dos mais marcantes da minha trajetória foi no início da carreira, ao assumir o cargo de representante comercial em um ambiente majoritariamente masculino.
Enfrentei muitas barreiras para conquistar respeito e reconhecimento, mas esses obstáculos fortaleceram ainda mais minha determinação. Busquei me destacar com ética, transparência e dedicação, ganhando a confiança de clientes e até dos concorrentes.
Essa experiência foi decisiva para moldar a profissional que sou hoje, mostrando que é possível superar preconceitos com atitude, competência e compromisso com o que se faz.
4Inspiração – o que te inspira, o que te motiva a cada dia, no exercício de suas atividades profissionais?
Sou profundamente inspirada por duas coisas: pessoas e novos projetos. Conviver com perfis diversos me permite contribuir para o crescimento de outros profissionais e, ao mesmo tempo, aprender com suas vivências.
Já o desenvolvimento de projetos me motiva por completo: gosto de planejar, estruturar processos, definir metas e acompanhar cada etapa da construção. Ver os resultados tomando forma, após superar os desafios, é uma das experiências mais gratificantes da minha trajetória.
Esses dois elementos, juntos, tornam meu trabalho mais significativo e me impulsionam a seguir evoluindo e contribuindo de forma positiva por onde passo.
5Projetos atuais – atualmente qual é o projeto ao qual você tem se dedicado mais? Quais são os desafios mais relevantes deste projeto para você como gestor? Acredita que ele trará mudanças estratégicas significativas para a sua área, sua equipe e para a empresa, como um todo?
Meu projeto mais recente e desafiador foi iniciar a implementação da área Institucional na Natulab, um universo novo para mim, mas repleto de aprendizados.
Começamos pela construção dos processos fundamentais e ampliamos a visão estratégica para a segmentação das vendas públicas, nos canais direto e indireto. O objetivo era garantir melhores margens e fortalecer a presença da marca no mercado.
Paralelamente, trabalhei para inspirar o time a desenvolver um verdadeiro sentimento de pertencimento, o que elevou o nível de comprometimento e motivação de todos, contribuindo diretamente para os resultados que estamos conquistando juntos.
Iniciei agora em abril um novo projeto como Consultora de Planejamento estratégico na Intrails, empresa com mais de 26 anos no mercado de pesquisa clínica.
6Nova Lei de Licitações – Quais são as principais mudanças trazidas pela nova lei, e, na sua opinião, quais delas são as mais impactantes? Por que você considera essas mudanças tão significativas?
A Nova Lei de Licitações traz avanços importantes, como mais transparência e qualidade nas contratações públicas, além de incentivar as empresas a investirem em compliance e programas de integridade.
No entanto, o grande desafio está na adaptação das instituições públicas, que precisam desenvolver um planejamento mais eficiente e garantir a capacitação técnica dos servidores para lidar com as novas regras e exigências.
A aplicação efetiva da lei depende diretamente desse preparo, para que os benefícios previstos se concretizem na prática e o processo de contratação se torne mais eficiente e confiável.
7Impacto positivo — Como você enxerga que o seu trabalho na área de gestão de negócios impacta positivamente a vida das pessoas?
Acredito que meu trabalho na gestão de negócios impacta positivamente as pessoas ao atender a diferentes necessidades. Enquanto alguns enfrentam carências básicas e emocionais, outros buscam crescimento profissional.
A capacidade de ouvir e compreender essas diversas realidades permite que eu desenvolva soluções sensíveis e eficazes, lidando com desafios de forma mais assertiva.
Essa abordagem contribui para melhorar a vida das pessoas, seja no aspecto material, emocional ou profissional, e fortalece a missão de transformar positivamente as realidades ao nosso redor.
8Impacto na sociedade — Como você enxerga o impacto das compras públicas no ganho de qualidade de vida para a população em geral?
As compras públicas visam garantir que os pacientes recebam o atendimento necessário para atender suas necessidades de tratamento.
Quando o ente público compreende que sua missão vai além de adquirir medicamentos a baixo custo, mas também oferece alívio à dor e um tratamento adequado, contribui para a chance de cura ou uma melhor qualidade de vida para o paciente.
Esse trabalho assegura dignidade e acolhimento ao indivíduo em sua jornada, fortalecendo o cuidado integral e promovendo um impacto positivo no bem-estar dos pacientes, além de valorizar a importância do atendimento humano e de qualidade.
9Uma frase, um pensamento especial – para finalizar, compartilhe com a gente uma frase, um pensamento ou algo do gênero que faz você vibrar e tem um significado especial para você
“Nenhuma atividade no bem é insignificante… As mais altas árvores são oriundas de minúsculas sementes.” – Chico Xavier.
Clique aqui e conheça as nossas iniciativas!