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12/09/2024

Modalidade de licitação concorrência: o que é e como participar?

Modalidade de licitação concorrência: o que é e como participar?

A participação de uma empresa em processos licitatórios pode se dar por meio de diversas modalidades. E claro, conhecer como elas funcionam, suas particularidades e processos é imprescindível para o seu sucesso. E hoje, vamos tratar da modalidade de licitação concorrência.

Essa modalidade é considerada a segunda mais popular quando se trata de licitação pública, atrás apenas do pregão – com quem compartilha algumas similaridades, que você vai compreender no decorrer deste conteúdo.

Para te ajudar a entender melhor como funciona a modalidade de concorrência em processo licitatório, preparamos um artigo, seguindo nossa série de materiais didáticos sobre o universo da licitação e compras públicas, se aprofundando um pouco mais no tema. Acompanhe e boa leitura!

 

O que é a modalidade de licitação de concorrência?

 

A administração pública precisa realizar uma licitação concorrência antes de comprar, alugar ou contratar obras, serviços ou produtos, pois utiliza recursos públicos.

Neste processo, um edital é aberto e as empresas concorrem para fornecer o que foi requisitado.

A licitação é composta por um conjunto de metodologias administrativas, critérios de competição, modalidades e tipos de licitação, que têm como objetivo garantir a transparência e a isonomia entre os participantes.

Ela pode ser realizada por vários órgãos, como o governo federal, estadual ou municipal, prefeituras, secretarias e câmaras.

As modalidades de licitação pública são, segundo o artigo 28 da Nova Lei de Licitações (NLL) 14.133/2021:

I – concorrência;

II – concurso

III – leilão;

IV – pregão;

V – diálogo competitivo.

As modalidades de tomada de preço e convite, descritas no artigo 22 da Lei 8.666/93, serão extintas a partir de 1º de abril deste ano. Já o pregão, foi instituído pela Lei 10.520 em 2002, podendo ser presencial ou eletrônico.

Neste contexto, a concorrência é a modalidade de licitação para contratação de bens e serviços especiais e de obras e serviços comuns e especiais de engenharia, é preciso ser observado os seguintes aspectos:

  • custo x benefício e menor preço;
  • melhor técnica ou conteúdo artístico;
  • técnica e preço;
  • maior retorno econômico;
  • maior desconto.

 

Concorrência pública: como funciona?

 

Afinal, como funcionam as licitações? Embora algumas licitações possam ser mais rápidas devido a certas contingências, geralmente esses processos seguem um padrão rigoroso.

Os participantes devem aderir estritamente às regras publicadas nos editais, sem espaço para desvios ou “jeitinhos”. Para entender melhor como funciona, confira a seguir as principais etapas do processo de licitação.

 

Proposta e julgamento

 

O processo começa internamente, onde se define o tipo de aquisição necessária e se elabora o edital de abertura.

O edital é então publicado, permitindo que a sociedade e as empresas interessadas tomem conhecimento das intenções do órgão público.

Ele estabelece as datas para apresentação das propostas e os termos em que devem ser formatadas e apresentadas. As propostas são analisadas com base no edital e nas necessidades do órgão.

 

Análise de documentos

 

Na maioria das licitações, vence a empresa que oferece o menor preço com a melhor qualidade. Para isso, o fornecedor potencial deve atender a todas as exigências do edital.

Não há margem para improviso; as ofertas devem seguir estritamente as determinações do órgão público, garantindo a melhor relação custo-benefício e comprovando a idoneidade da empresa.

 

Habilitação

 

Após o cumprimento de todos os trâmites, o governo formaliza a parceria, geralmente com uma empresa privada, mas também pode ser com outra empresa pública.

A empresa assina um contrato com validade preestabelecida, que pode ser renovado. A parceria é então oficializada e publicada no Diário Oficial.

A renovação do contrato requer uma nova licitação, que pode confirmar a parceria existente ou iniciar uma nova. A continuidade da parceria depende da eficiência da empresa em fornecer os bens ou serviços contratados.

 

Quando a modalidade de licitação concorrência é utilizada?

 

Conforme define a Nova Lei de Licitações (NLL), a modalidade licitação concorrência deve ser utilizada na contratação de bens e serviços especiais e de obras e serviços comuns e especiais de engenharia, sem especificação de valores, de acordo com o artigo 6º, inciso XXXVIII.

 

O que diz a Nova Lei de Licitações (NLL)

 

A modalidade de licitação concorrência sofreu alterações significativas com a Nova Lei de Licitações, especialmente no Art. 29, que estabelece que o processo de concorrência seguirá o mesmo procedimento do pregão eletrônico. Isso significa que a Concorrência agora possui uma inversão de fases, onde a habilitação é realizada após o julgamento, tornando o processo mais simplificado e acelerado.

No entanto, os licitantes devem tomar cuidado ao apresentar a documentação necessária durante a fase de habilitação para evitar a perda da licitação vencida. Além disso, a fase de recursos também sofreu alterações, sendo agora restrita a uma única fase ao longo do processo completo.

As fases do processo de concorrência incluem: julgamento, habilitação e recurso. É importante compreender cada uma dessas etapas para se preparar adequadamente para a participação em uma licitação na modalidade de concorrência.

Vale citar, ainda, que a NLL altera as modalidades de licitação existentes, a partir da revogação da legislação anterior, segundo consta na Lei 14.133:

  • Concorrência;
  • Concurso;
  • Leilão;
  • Pregão;
  • Diálogo competitivo.

 

Como participar de uma concorrência pública?

 

Antes de realizar a licitação na modalidade de concorrência pública e saber como funciona, é importante seguir alguns passos.

Antes de tudo, você deve conhecer o edital da licitação e entender todos os requisitos e exigências necessários para participar. Verifique se sua empresa possui toda a documentação exigida e atualizada, como certidões, alvarás e licenças.

A proposta técnica deve conter todas as informações sobre a sua empresa e o produto ou serviço que você pretende fornecer. Deve também seguir as especificações e critérios estabelecidos no edital. Já a proposta financeira precisa conter o valor que você está oferecendo pelo produto ou serviço, considerando todos os custos e margens de lucro.

Preencha todos os formulários e documentos solicitados no edital e envie-os dentro do prazo estabelecido. Em seguida, não deixe de acompanhar o processo de licitação para saber o resultado da sua participação e seguir as instruções, caso seja necessário.

Para ter sucesso na licitação, é importante seguir rigorosamente todas as instruções do edital e apresentar uma proposta completa e atrativa. Além disso, contar com o auxílio de uma solução tecnológica como a Inteligência de Mercado também vai influenciar positivamente em sua busca pelos melhores resultados.

 

Utilizando a inteligência de mercado e ganhando competitividade

 

A Inteligência de Mercado é fundamental na hora de tomar decisões e planejar a estratégia da empresa. É essencial ter um processo estruturado para coletar e processar informações confiáveis, para que a equipe não desperdice tempo e energia.

Para empresas que participam de licitações e compras governamentais no Brasil, é importante ter informação, conhecimento e estratégia, já que esse mercado é bastante especializado e regrado por normas complexas e exigências legais. Ao mesmo tempo, ele é heterogêneo e movido por diversos fatores regionais e locais.

A tecnologia, como inteligência artificial, big data e portais de transparência e compras públicas, automatiza os processos de trabalho e ajuda a identificar oportunidades qualificadas. Quanto maior for o controle e conhecimento dos dados, maiores são as chances de tomar uma decisão acurada.

A Inteligência de Mercado garante uma vantagem competitiva às empresas, pois permite ter acesso ao mapeamento estratégico e operacional das compras de bens e serviços, inclusive com detalhamento por estado, tipo de bem adquirido, análise da concorrência, precificação e outros indicadores essenciais para gestão de negócios públicos e otimização de resultados.

Inovadora, orgânica, completa, profunda, abrangente e, ao mesmo tempo, intuitiva e acessível, a solução IBIZ Inteligência de Mercado surgiu, a fim de elevar os resultados das empresas que atuam no mercado público e processos de licitação. Indo muito além da inteligência, ela se torna uma transformação na gestão de processos de licitação.

Indicada para as empresas que buscam uma nova visão sobre os seus mercados reais ou potenciais, a solução oferece visão estratégica e transformadora para conduzir os negócios a um novo patamar de gestão de processos de licitação e resultados nos mercados públicos e non-retail privado.

Eliminando suposições e tornando a tomada de decisão mais assertiva, ampliando as vantagens competitivas de sua empresa e elevando seus resultados, a IBIZ Inteligência de Mercado transforma a gestão de processos de licitação no mercado público.

Se você ainda é novo(a) nesse universo, confira nosso artigo sobre Guia de Boas Práticas da Licitação Pública — Orientações para Empresas

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