• Clientes
    • Empresas
    • Cases
  • Plataforma Essenciz
    • Como Funciona
    • Captura & Operação
    • Gestão Operacional & Estratégica (TRP)
    • Inteligência de Mercado
    • Projetos Especiais
    • Mais Dados
  • Blog
    • Conteúdos
  • A IBIZ
    • Sobre
    • Universo
    • Iniciativas
  • Fale conosco
  • Português
Fale conosco
Bolinhas BlogSol Blog SOL
Horizons Logo
  • Visionz
    • Lumina
    • Farol by Fenili
    • Sinapsiz
  • Gente que Brilha
  • Trilhas de Conhecimento
    • Minuto Ibiz
    • Você Sabia?
  • Re-conheça
  • Acervo
    • Gente que Brilha – série 1
    • Inteligência de Crise
    • Licita
    • Radar News
Horizons Logo
  • BlogSol
  • Acervo
  • Solariz - série 1
  • Ser uma empresa verde é bom para os negócios?
28/09/2020

Ser uma empresa verde é bom para os negócios?

Ser uma empresa verde é bom para os negócios?

Em tempos de grandes queimadas e devastação, a questão Ambiental volta a ser o centro das atenções. Muitas empresas se questionam se vale ou não a pena ter o conceito de sustentabilidade atrelada à sua imagem e marca ? Essa é uma questão que precisa ser refletida criteriosamente pelos gestores de um negócio.

Um ponto que as organizações precisam entender é que sustentabilidade no âmbito ambiental é muito maior do que um selo de empresa verde. O conceito precisa fazer parte dos processos e dos valores da organização.
Isso porque se o princípio não for algo real e consistente, não será valorizado e nem aceito pelo mercado, funcionários e, principalmente, pelos clientes.

Portanto, ser uma empresa sustentável não é envolver-se simplesmente com a divulgação de uma bandeira, mas assimilar o conceito nos processos, atividades e na realidade do dia a dia da organização.
Mas para quê fazer todo esse esforço? De que maneira a sustentabilidade ambiental pode tornar minha empresa mais rentável?Essas são as principais questões que devem ser pensadas e planejadas para que a busca do selo verde não seja uma mera tendência sem finalidade e relevância para o empreendimento.

Vale a pena ser empresa verde sustentável?

Uma estratégia que tem sido muito utilizada no mercado é a adoção do Marketing Verde. O Marketing Verde, também conhecido como e-comarketing, trata-se de uma proposta de promoção do negócio a partir da divulgação das ações da empresa, seja em relação aos produtos, serviços ou processos, de forma ambientalmente correta ou seja, em paz com o meio ambiente.
A principal finalidade é mostrar que a organização possui uma consciência ecológica e trabalha por isso. Essa prática tem se espalhado pelas corporações, uma vez que a preservação do meio ambiente é uma questão aflorada em diversos âmbitos da sociedade. Não apenas entre os consumidores, como também pela imprensa e pelos órgãos fiscais.

Empresas que se posicionam como sustentáveis.

Neste sentido, muitas organizações tem feito uso do marketing verde como inclusive uma forma de proposta da empresa. Podemos citar diversos exemplos, mas uma empresa brasileira que se destaca neste quesito é a Natura.

A ideia do ecologicamente correto está presente nas embalagens, na criação dos produtos, nos processos internos e nos valores difundidos pela organização. A estratégia tem feito a Natura lucrar milhões e apresentar um crescimento considerável nos últimos anos.Outra organização que utiliza uma imagem sustentável é a empresa de supermercados Pão de Açúcar. A rede de hipermercados lançou, já fazum bom tempo, o projeto Caras do Brasil, iniciativa do próprio Pão de Açúcar que consiste em colocar produtos de pequenos agricultores à disposição dos consumidores. Embora a empresa não seja tão incisiva quanto a Natura, o grupo Pão de Açúcar já traça algumas estratégias voltadas para o marketing verde.

Há várias ações pontuais também de algumas organizações como a Adidas e a Melissa que lançaram recentemente produtos com materiais sustentáveis.
Enquanto a Adidas conseguiu elaborar o primeiro par feito com Biosteel, a Melissa produziu produtos a partir de matéria prima vegana. Por que ações como essas influem positivamente para os negócios? Vejamos abaixo alguns benefícios de ter uma empresa conceito verde.

Pontos favoráveis de ser uma empresa sustentável

Imagem positiva da marca

Associar a sua marca a práticas sustentáveis valorizam a imagem diante do mercado já que tanto as organizações quanto a sociedade consideram favorável e positiva o cuidado e a preservação do meio ambiente.

Cumprimento das leis ambientais

Seguir as exigências legais, não é uma escolha, mas uma obrigação de qualquer empresa que deseja operar longe de sanções ambientais ou multas por descumprimento da lei.
Os regulamentos têm se tornado cada vez mais rigorosos devido as mudanças nos acordos mundiais, como tratados de responsabilidades dos países na redução da poluição e emissão de gases na atmosfera. O que influi diretamente nas indústrias.
Portanto ser uma empresa sustentável, em muitos casos, pode ser uma ação de sobrevivência do negócio.

Aceitação do mercado

Outro ponto importante em ser uma empresa sustentável é que grandes organizações muitas vezes não firmam acordos comerciais com empresas que apresentam problemas ou escândalos envolvendo acidentes ambientais.
Portanto para evitar estar atrelada a uma marca com a imagem danificada, muitas companhias solicitam comprovações de que a empresa possui práticas ambientais como certificações no sistema de gestão ambiental.
Um selo que é muito exigido tanto para licitações quanto para parcerias no setor privado é a ISO 14001.

Melhoria dos resultados

Como citado acima, marcas que aderem a esse tipo de marketing têm obtido aumento nas vendas por diversas razões, como:
• Maior abertura comercial entre empresas e possibilidades de aceitação em licitações;
• Valorização da imagem e consequentemente aumento das vendas;
• Redução de gastos devido a práticas de reciclagem ou reutilização dos resíduos.


Como se tornar uma empresa sustentável?

Agora que você já sabe que ser sustentável não é apenas relevante, mas necessário, vejamos algumas dicas simples para iniciar o processo rumo a conquista do selo verde.

Envolva sua equipe

Como informado no início deste artigo é importante que a sustentabilidade ambiental esteja presente nos valores da sua organização. Portanto, a diretoria deve envolver-se, já que é a parte fundamental para o todo da empresa. Quanto aos colaboradores, existem algumas ações simples que podem auxiliar no envolvimento da equipe e na divulgação da nova visão da empresa.

Abaixo citamos algumas ideias.
• Promova reuniões e palestras de conscientização dos colaboradores;
• Afixe materiais educativos pela empresa;
• Utilize ações internas de preservação do meio ambiente, como lixeiras seletivas, uso de materiais recicláveis, como por exemplo para impressões ou cópias;
• Evite uso de copos descartáveis, entre outras ações;

Promova a destinação correta dos resíduos

É essencial que a sustentabilidade faça parte das ações da sua empresa. Portanto os resíduos que são gerados precisam ser destinados de forma correta ou até mesmo reutilizados.

Seja parceira de empresas sustentáveis

Procure parceiros e prestadores de serviços que possuem responsabilidade ambiental, já que sua marca pode estar atrelada a imagem dela.

Desenvolva um planejamento estratégico verde

A sustentabilidade deve permear toda a empresa e o planejamento estratégico de uma empresa deve refletir, desde a sua concepção até implementação todos os aspectos da sustentabilidade. É preciso que a estratégia competitiva de um negócio esteja atrelada diretamente aos objetivos de sustentabilidade propostos, inclusive no processo de elaboração do próprio planejamento, que deve ser repensado para torná-lo mais alinhado com os princípios verdes.

Fonte: VG Resíduos

Compartilhar

Posts Mais Lidos

Mulher de terno branco usando um tablet
08/09/2022

Dispensa e inexigibilidade: o que são e como funcionam?

Como funciona a licitação de medicamentos no setor público?
23/12/2024

Como funciona a licitação de medicamentos no setor público?

3 pessoas em uma reunião de trabalho
29/09/2022

O que é e como funciona o mercado non retail?

06/06/2024

Credenciamento em licitação: o que é e como funciona

Categorias

  • Acervo
    • Arte, cultura e lazer
    • Cases
    • Gente que Brilha - série 1
    • Inteligência de crise
    • Inteligência de mercado
    • Licita
    • Radar news
    • Sabores & sensações
    • Solariz - série 1
  • Gente que Brilha
  • Jornada do Crescimento
  • Re-conheça
  • Trilhas de Conhecimento
    • Minuto Ibiz
    • Você Sabia?
  • Visionz
    • Farol by Fenili
    • Lumina
    • Sinapsiz

Veja outras matérias

O Que São Licitações Públicas: O Guia Completo Para Empresas
Re-conheça

O Que São Licitações Públicas: O Guia Completo Para Empresas

Entender tudo sobre as licitações públicas é fundamental para participar de processos licitatórios com êxito. Leia o artigo e entenda o assunto!

Ler mais
Como Usar a Tecnologia Para Processos de Compras Públicas?
Re-conheça

Como Usar a Tecnologia Para Processos de Compras Públicas?

Estamos em 2025 e a tecnologia para processos de compras públicas não pode ser deixada de lado. Leia o artigo e entenda os principais impactos da modernização nesse tipo de atividade.

Ler mais
Entenda o Papel das Licitações Públicas no Incentivo à Energia Sustentável no Brasil
Você Sabia?

Entenda o Papel das Licitações Públicas no Incentivo à Energia Sustentável no Brasil

A demanda por energia limpa no mundo é crescente e o papel das licitações públicas na disseminação de energia sustentável no Brasil é inegável. Leia o artigo para entender porque.

Ler mais

Fique por dentro das novidades

#inscreva-se

Clique aqui e conheça as nossas iniciativas!

  • A Plataforma
  • Clientes
  • Cases
  • Blog
  • Sobre nós
  • Captura & Operação
  • Gestão Operacional
    e Estratégica (TRP)
  • Inteligência de Mercado
  • Projetos Especiais
  • Mais Dados
  • Política de privacidade
  • Fale conosco

+55 (11) 5904-7140

IBIZ Tecnologia Ltda
Rua Domingos de Morais, nº 2.187 Torre Xangai | 4º Andar | Conjuntos 406 a 410 | Vila Mariana | São Paulo – SP | CEP 04035-000

© 2024 IBIZ Tecnologia. Todos os direitos reservados. Criado por Agência Carbon

Linkedin Instagram Facebook Youtube