• Clientes
    • Empresas
    • Cases
  • Plataforma Essenciz
    • Como Funciona
    • Captura & Operação
    • Gestão Operacional & Estratégica (TRP)
    • Inteligência de Mercado
    • Projetos Especiais
    • Mais Dados
  • Blog Sol
    • Conteúdos
  • A IBIZ
    • Sobre
    • Universo
    • Iniciativas
  • Fale conosco
  • Português
Fale conosco
Bolinhas BlogSol Blog SOL
Horizons Logo
  • Visionz
    • Lumina
    • Farol by Fenili
    • Sinapsiz
  • Gente que Brilha
  • Trilhas de Conhecimento
    • Inteligência IBIZ
    • Minuto Ibiz
    • Você Sabia?
  • Re-conheça
  • Acervo
    • Gente que Brilha – série 1
    • Inteligência de Crise
    • Licita
    • Radar News
Horizons Logo
  • BlogSol
  • Acervo
  • Solariz - série 1
  • A Cadeia de Supply Chain Inteligente
16/04/2021

A Cadeia de Supply Chain Inteligente

A Cadeia de Supply Chain Inteligente

A interrupção massiva está afetando as cadeias de suprimentos, e nenhum setor está imune. Concorrentes ágeis como Tesla, Birchbox, DollarShave Club e Amazon estão operando cadeias de suprimentos de próxima geração agora, com o objetivo constante de surpreender e encantar os clientes atendendo às suas demandas e oferecendo a conveniência que eles esperam. Alcançar uma cadeia de suprimentos de próxima geração não aconteceu da noite para o dia para esses concorrentes. As empresas tradicionais podem evoluir para uma cadeia de suprimentos inteligente, centrada no cliente e inteligente, ágil, voltada para o aprendizado e os serviços.

Hoje, as empresas devem adotar uma mentalidade que incentive e abrace a inovação contínua. É a única maneira de se mover com mais velocidade e construir vantagem competitiva – atendendo às necessidades do cliente em constante mudança e, ao mesmo tempo, obtendo lucro. Fornecemos um roteiro inteligente da cadeia de suprimentos para chegar lá.

Muitas empresas estão percebendo que a inovação da cadeia de suprimentos não é sua competência principal, especialmente porque o pensamento legado, a infraestrutura, os modelos operacionais e as capacidades restritas da cadeia de suprimentos as mantêm reféns. As empresas querem e precisam fazer muito mais do que volume de massa a baixo custo.

A evolução de suas operações com uma cadeia de suprimentos inteligente permitirá que sua empresa alinhe prioridades estratégicas internamente para atender de forma mais eficaz às necessidades do cliente e competir com empresas mais novas e ágeis.

 

O QUE ESTÁ EM SEU CAMINHO?

Os blocos de construção para arquitetar uma cadeia de suprimentos inteligente são dinâmicos e flexíveis para orientar sua jornada de transformação – e as inovações em todas as funções da cadeia de suprimentos entregarão valor e lucratividade incremental.

 

 

01. Segmentação Viva  

Aumento do número de segmentos de clientes de menor porte para satisfazer diversos requisitos e modificando e refinando-os dinamicamente em uma base “viva”

 

02. Soluções Asset-Light 

Rede física composta de cadeias de abastecimento múltiplas, flexíveis e sustentáveis ​​que aproveitam parceiros externos para compartilhar a propriedade dos ativos físicos da rede com base nas necessidades de design de cada segmento

 

03. Parcerias e plataformas colaborativas 

Engajamento dinâmico de parceiros externos para fornecer ativos e serviços aos clientes, habilitado por plataformas digitais que conectam ativos, pessoas, processos e coisas para aumentar a colaboração

 

04. Visibilidade de ponta a ponta em tempo real 

Em tempo real, visibilidade de informações de desempenho, operações, ativos e serviços em todo o ecossistema de ponta a ponta

 

05. Modelo Operacional Orientado a Serviços  

Mentalidade “como serviço” da cadeia de suprimentos focada em permitir o crescimento por meio de um modelo operacional que projeta soluções para encantar o cliente, se conecta ao ecossistema e executa operações “inteligentes”

 

06. Força de trabalho baseada em dados

Uso de tecnologia autônoma e flexível, talento sob demanda que opera com uma abordagem baseada em fatos e baseada em dados para realizar execução em tempo real de ponta a ponta

 

07. Inteligência Aplicada e Gestão de Desempenho 

Uso de análises, modelagem de cenários hipotéticos, monitoramento contínuo de métricas e planejamento de melhoria de desempenho para aprimorar as operações e entregar valor agregado ao cliente

08. Inovação Contínua 

Uma abordagem de “experimento em movimento” para impulsionar a inovação e aumentar o valor do cliente para cada cadeia de abastecimento com foco em práticas sustentáveis.

 

 

O QUE HÁ NA INCERTEZA?  

Compartilhamos as polaridades que identificamos na incerteza de como fica a logística e o supply chain nesse contexto de pandemia e também na pós-pandemia. Vamos lá! 

POLARIDADE A 

  • Como garantir a higienização, saúde e a não contaminação dos bens em termos de envio de logística?
  • Voltar para o modelo globalizado chinês – o mais barato até agora – que nos levou a uma série de problemas -, excesso de poluição, cidades supersaturadas, ineficiência no descarte de lixo, exploração de recursos -, é um futuro sustentável?  Vale ressaltar que, antes mesmo da COVID-19, já era habitual encontrar pessoas usando máscaras nas ruas chinesas, a cidade já estava irrespirável. 

POLARIDADE B 

  • A sociedade ficar com medo desse modelo de produção centralizado na China e buscar formas de trazer as indústrias para mais perto de casa, ou mesmo a busca por novos fornecedores locais de suprimentos e recursos. 

O custo de trazer a produção para a casa será elevado, pois a infraestrutura ainda não está pronta e a sociedade está preocupada de passar por essa paralisação novamente. Porém, mesmo sendo caro, possibilitará a criação de novos empregos, ajudando a aquecer a economia no pós pandemia. 

  • Para complementar a escolha do futuro que você quer construir, vamos trazer algumas tendências bem relevantes quando a tarefa é repensar e ressignificar a forma mais sustentável para as operações de logística e supply chain.

 

PONTOS DE ATENÇÃO

 

Economia Circular 

Antes de começar a falar sobre essa economia mais consciente, vamos deixar algo bem claro: a economia circular não é contra o capitalismo nem advoga contra o lucro.  Muito pelo contrário, há uma infinidade de oportunidades de negócio invisibilidades pela lógica linear, que pensa apenas em core business – essa que nos trouxe até aqui. 

A força motriz dessa estrutura está na capacidade de gerar impacto positivona sociedade e no meio ambiente, enquanto negócios se desenvolvem e lucram. Bem resumidamente, a economia circular vai olhar para a forma que produzimos, consumimos e descartamos. Mas não pense que é somente isso, o que nós temos aqui é um mindset, uma nova Revolução Industrial. 

 

Meio ambiente  

Em média, os bens físicos que são consumidos têm apenas 5% da matéria prima utilizada para que eles fossem produzidos. Sim, é necessário 20 vezes mais insumo para que produtos estejam prontos para as prateleiras. É bem óbvio o que vamos falar aqui, mas é necessário: os recursos são finitos, e a sociedade está sentindo isso na pele.

Para escoar a produção do mundo, os sistemas de transportes aéreos, marítimos e terrestres são sobrecarregados, gerando cada vez mais poluentes.

Sem contar na luta para uma sociedade livre da escravidão do plástico – mais da metade das embalagens de todos os produtos do mundo são feitas do material. Estima-se que até 2050, haverá mais plástico do que peixes nos oceanos. 

Novos modelos de negócio  

A nova economia já está aí! Entender essa mudança é prioridade. Alguns spoilers do que deve ser repensado: 

  • A tecnologia é o epicentro. É ela que pode promover as disrupções necessárias para negócios assumirem a dianteira do seu mercado e até mesmos criarem novos mercados para liderarem. 
  • Caminhamos para o fim das concorrências feudais. Grande parte disso graças ao GAFA (Google, Amazon, Facebook e Apple), os 4 gigantes que ditam as regras do mercado quando o assunto é tecnologia de ponta e mimam seus usuários com experiências encantadoras. 

Não há como escapar da migração para essa nova lógica:

  • Mais ecossistema e menos empresa
  • Mais abundância e menos escassez
  • Mais horizontal e menos vertical

A cultura ganha bastante protagonismo também. É ela que faz a transformação acontecer. Afinal, ela carrega o jeito da empresa fazer, quando ninguém está na sala olhando. Sim, isso é DNA; cultura só no papel não muda nada. 

Vale pensar em uma régua de transformação que nós leva da economia clássica à pós-digital.

  • Economia Clássica: modelo piramidal. Ampla alta cúpula. Gestão mais centralizada – top down.  Mais linear e industrial. Muitas já são digitalizadas, o que não quer dizer que rodam no mindset digital. 
  • Economia Digital: pequenas, enxutas, leves e inovadoras. Como são menores, contam com lideranças mais descentralizadas, o que proporciona muita eficiência. Automação e inteligência artificial alicerçam a gestão. A era das startups mudou bastante a cara das empresas e esse tipo de modelo de negócio não é nenhuma novidade. 
  • Economia Pós-digital: esse é o ponto de chegada da jornada de transformação de modelos de negócios, por enquanto. Aqui, temos empresas virtuais. Sim, elas existem se tem gente trabalhando; mas se não tem, não existem. Seu ciclo de vida também é diferente do que conhecemos: a alta cúpula investe durante um tempo e depois deixa o legado para a sociedade. Não há gestão, tudo é feito a partir de  tecnologias emergentes, como blockchain.

 

INDÚSTRIA 4.0 

A Quarta Revolução Industrial é o fenômeno da adoção de ferramentas, recursos e serviços tecnológicos inovadores para otimizar a gestão dos mais variados aspectos industriais. 

Isso inclui desde o design até a automação de processos de manufatura, passando pela cadeia de fornecimento, entre outros aspectos do cotidiano operacional e administrativo.

Especialistas apontam quatro grandes forças que impulsionam o movimento:

  • Crescimento surpreendente do volume de dados (Big Data)
  • Surgimento de ferramentas, recursos e métodos para análise de dados
  • As inovadoras possibilidades de interação homem-máquina
  • Aprimoramentos da transferência de instruções digitais para o mundo físico

Perceba que não se trata simplesmente de implementar ferramentas para automatizar os processos de negócios. É algo muito mais profundo e superior à simples automatização. 

 

PROPÓSITO 

A era da experiência do usuário ganha mais relevância ainda em tempos de transição. O cliente B2B ou B2C segue mais consciente do que nunca.

A busca por vínculos cada vez mais alinhados com valores mais sensíveis abre precedentes para questionamentos, como “o que as empresas fazem de relevante para o mundo?”.

Surge a necessidade de ultrapassar as barreiras da própria organização e se comprometer com uma missão que impacte o mundo de forma positiva. 

 

NOVO CONSUMIDOR 

Há um tempo, os consumidores exigem mais das marcas em troca do seu coração (e do seu dinheiro, claro!). Produtos e serviços sozinhos não são suficientes para desenvolver um negócio lucrativo e sustentável durante muito tempo.

Cada vez mais, os clientes tendem a rejeitar o genérico, os produtos massificados, têm consciência do impacto negativo que o consumo exacerbado causa no mundo e já buscam consumir dos pequenos produtores que estão no seu entorno. 

O motivo disso já falamos aqui. Ele mora exatamente em quatro letras: GAFA. O modelo nada mais é do que o efeito causado na sociedade pelo grupo Google, Amazon, Facebook e Apple. Os quatro gigantes da tecnologia acostumaram seus usuários a terem qualquer coisa na palma da mão: com apenas um clique na tela de um smartphone. 

Os novos tempos estão aí, sua empresa e seu modelo de Supply Chain devem estar sendo remodelados agora, enquanto você lê este texto, para que a gestão como um todo alcance um novo patamar de inteligência estratégica e resultados. Para crescer é preciso mudar, hoje e sempre.

 

Fonte: Accenture e MJV Innovation 

Compartilhar

Posts Mais Lidos

18/07/2024

Mudança na ordem das fases da licitação: o que você precisa saber?

06/06/2024

Credenciamento em licitação: o que é e como funciona

Como funciona a licitação de medicamentos no setor público?
23/12/2024

Como funciona a licitação de medicamentos no setor público?

09/11/2020

True Gen – Como a geração Z impactará as empresas

Categorias

  • Acervo
    • Arte, cultura e lazer
    • Cases
    • Gente que Brilha - série 1
    • Inteligência de crise
    • Inteligência de mercado
    • Licita
    • Radar news
    • Sabores & sensações
    • Solariz - série 1
  • Gente que Brilha
  • Jornada do Crescimento
  • Re-conheça
  • Trilhas de Conhecimento
    • Inteligência IBIZ
    • Minuto Ibiz
    • Você Sabia?
  • Visionz
    • Farol by Fenili
    • Lumina
    • Sinapsiz

Veja outras matérias

Doenças Crônicas que Precisam de Atenção: Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer
Inteligência IBIZ

Doenças Crônicas que Precisam de Atenção: Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer

As doenças crônicas representam hoje um dos maiores desafios de saúde pública no Brasil e no mundo. Entre elas, destacam-se o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), a Fibromialgia e o Alzheimer,...

Ler mais
Minuto IBIZ: Projetos Especiais
Minuto Ibiz

Minuto IBIZ: Projetos Especiais

Nesse artigo do Minuto Ibiz você vai conhecer a fundo o módulo de Projetos Especiais da Essenciz, a vertente mais personalizada da inteligência de mercado oferecida pela plataforma.

Ler mais
Você Sabia: O Que É IBS? Entenda O Impacto da Reforma Tributária
Você Sabia?

Você Sabia: O Que É IBS? Entenda O Impacto da Reforma Tributária

A Reforma Tributária tem sido um dos assuntos mais comentados no ambiente de negócios brasileiro, prometendo uma transformação significativa na maneira como as empresas lidam com seus impostos....

Ler mais

Fique por dentro das novidades

#inscreva-se

Clique aqui e conheça as nossas iniciativas!

  • A Plataforma
  • Clientes
  • Cases
  • Blog
  • Sobre nós
  • Captura & Operação
  • Gestão Operacional
    e Estratégica (TRP)
  • Inteligência de Mercado
  • Projetos Especiais
  • Mais Dados
  • Política de privacidade
  • Fale conosco

+55 (11) 5904-7140

IBIZ Tecnologia Ltda
Rua Domingos de Morais, nº 2.187 Torre Xangai | 4º Andar | Conjuntos 406 a 410 | Vila Mariana | São Paulo – SP | CEP 04035-000

© 2024 IBIZ Tecnologia. Todos os direitos reservados. Criado por Agência Carbon

Linkedin Instagram Facebook Youtube