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  • 5 insights aprendidos com a pandemia que podem conduzir as empresas para o futuro
03/11/2020

5 insights aprendidos com a pandemia que podem conduzir as empresas para o futuro

5 insights aprendidos com a pandemia que podem conduzir as empresas para o futuro

De março até hoje, quanta coisa nova você aprendeu ou descobriu? Nunca a velocidade de aprendizado e reconhecimento de que é preciso mudar foi tão grande, quanto nestes meses de pandemia. Gestores, mais do que nunca, estão focados em descobrir novas possibilidades e insights que sejam úteis para o futuro que está por vir. Embora as incertezas façam parte de nossa rotina corporativa, apreendemos jeitos novos e mais produtivos de fazer a gestão estratégica e operacional de nossos negócios. E como quase todo mundo, nós aqui no Solariz, estamos focados em 2021.

Estes 5 insights apontados aqui pela consultoria McKinsey podem ser subsídios úteis para esta nova fase que está por vir.

Para manter a continuidade dos negócios, a pandemia do coronavírus exigiu das organizações adaptações rápidas. Para além de evoluir em questões-chave como novos formatos de trabalho (home office, mas não só), as empresas precisaram rever sua estrutura organizacional (menos hierárquica, mais ágil), velocidade de automação e de digitalização, entre outros desafios da era digital.

Nos últimos meses, a maioria das organizações têm trabalhado em modo de sobrevivência mínima, com foco no essencial. Mas, não poderão continuar assim por tempo indeterminado, alerta a consultoria Mckinsey. Passada a fase mais crítica da pandemia, retornar à realidade anterior (legado) simplesmente não é opção.

Björn Hagemann, sócio sênior e Fernanda Mayol, sócia da Mckinsey Company, destacam alguns dos principais aprendizados ocorridos nos últimos meses e, com base neles e em resultados de pesquisas realizadas recentemente, cinco insights para as empresas evoluírem do modo minimum survival para o chamado “ótimo estratégico”, construindo assim a organização do futuro.

 

Redefinir estrutura e footprint

Desde março, quando o novo coronavírus chegou com força ao país, empresas brasileiras de diversos setores tiveram que se adaptar muito rapidamente.

Este é o momento de construir a partir do desempenho no modo crise e de aproveitar os aprendizados desse período – trabalho remoto, significado do escritório e reavaliação de funções críticas, entre outras – para evoluir rumo ao novo normal nos negócios.
Ao mesmo tempo que adota um modelo organizacional mais horizontal e flexível, a empresa precisa reduzir desperdícios, otimizar os recursos disponíveis e aumentar sua eficiência e resiliência frente a crises, pois ainda há muitas incertezas no horizonte.

 

A organização do futuro será menos piramidal e mais circular.

Adotar e escalar agilidade

Desde março, quando o novo coronavírus chegou com força

Em tempos de crise, importa menos quem é quem na hierarquia organizacional e mais a capacidade de agir rápido e corretamente num cenário incerto, transmitindo ao mesmo tempo uma sensação de calma e objetividade ao restante da equipe. Identificar quem ou quais times se colocam na linha de frente, solucionando problemas urgentes, e reforçar esse atitude e essa mentalidade são desafios que já existiam, mas se tornaram ainda mais prementes e centrais durante e após a pandemia.

A metodologia Agile, em que um pequeno time multifuncional (normalmente chamado de tribo ou squad) trabalha unido com objetivos, prazos e entregas bem definidos, ajudou bastante nas respostas à crise. E, diferentemente do que se pensava anteriormente, não é essencial que o time agile trabalhe no mesmo espaço físico. Mais importante é definir bem o ritual de trabalho, com check in e check out diário, entregas claras e papeis bem definidos ainda que os membros da tribo trabalhem remotamente.

 

Disruptar através do digital, dados e tecnologia

Com o grande aumento – e o sucesso – do home office durante a pandemia, até a forma de gerir a produtividade da força de trabalho passou a ser diferente e deve mudar ainda mais.

Algumas empresas criaram uma espécie de war room (sala de comando) para centralizar o acompanhamento da produtividade e efetividade da força de trabalho.

Utilizando softwares específicos de gestão, essa sala monitora a produtividade da equipe a distância e, com a tendência de manutenção do home office ao menos parcialmente, deverá assumir um papel cada vez mais central de agora em diante.

 

Revolucionar a gestão de talentos

Se houve um aprendizado positivo da pandemia foi o de que o trabalho remoto pode funcionar e ser eficiente. A remotização do trabalho vai provocar uma revolução na atração e acesso aos talentos, pois os talentos técnicos e/ou digitais, que são os mais difíceis de recrutar, poderão agora ser buscados em qualquer parte do mundo. Até mesmo a “proposta de valor” oferecida a potenciais colaboradores com o objetivo de atraí-los para a empresa vai mudar, pois a flexibilidade veio para ficar e será cada vez mais valorizada por profissionais de todo o mundo.

Para emergir mais forte, a empresa também deve investir já na requalificação de seus profissionais, seja em reskilling ou upskilling.

 

Transformar cultura em ativo

Em meio a uma pandemia, todo mundo está refletindo sobre o que vai acontecer com a humanidade e o planeta e reavaliando sua vida pessoal, familiar e, claro, profissional. A empresa não pode ficar de fora, pelo contrário deve participar ativamente desse profundo processo de reavaliação, reforçando seus propósitos e sua cultura interna. Quanto mais o propósito individual de cada colaborador estiver conectado ao propósito da empresa, melhor para ambos.

Reforçar o compromisso de todos com a empresa é o caminho para que a organização saia mais forte e unida, provando sua resiliência em um momento difícil e desafiador.

 

Fonte: CIO e McKinsey/Björn Hagemann

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