Vale a pena entrar no mercado de Licitações Públicas?
31/08/2021
Vale a pena entrar no mercado de Licitações Públicas?
Gigante! Este é um termo bem atual que descreve de forma concisa, o que as Licitações Públicas representam de fato. Um mercado gigante, pronto para ser explorado por empresas dos mais variados perfis e segmentos.
Dá para imaginar um mercado potencial primário de 50,5 bilhões de reais? Foram estes os valores movimentados pelo Governo Federal para adquirir produtos e serviços, através de seu programa de Compras Públicas, em 2020. Inserido no que se define como Compras Públicas, está a modalidade de Licitações Públicas, que movimentou mais de 33,8 bilhões de reais no ano passado e representa 67% de tudo o que foi comprado pelo Governo Federal.
De A a Z, sempre existe um produto ou serviço a ser licitado pelo Governo, que visa atender ás demandas específicas de cada órgão público. Do Ministério da Saúde, passando pelos Ministério da Educação, Economia, até os demais ministérios, estamos falando de 18 ministérios, no mínimo. Vale ressaltar que, enquanto você lê este texto, este número já deve ter se expandido, uma vez que estamos em pleno processo de reforma ministerial.
Agora vamos sair da esfera Federal e partir para as demais esferas públicas. Afinal, além do Governo Federal, que como já informamos, licitou 33,8 bilhões de reais em produtos e serviços em 2020, temos os Governos Estaduais e os Municípios. São 26 Estados e 5.568 Municípios em todo o Brasil.
Cada Estado, cada Município, de Norte ao Sul do país, tem sempre uma demanda específica por produtos e serviços, que só podem ser adquiridos em Licitações, cujos editais são publicados diariamente pelos órgãos públicos competentes.
Novamente o termo gigante se encaixa aqui. Estamos falando de um mercado potencial que, através do rito das Licitações Públicas, compra absolutamente tudo, de açúcar a serviços de zeladoria, de bandeiras a vassouras … Se formos seguir a quase infinita lista de produtos e serviços de A a Z, teríamos um texto “gigante” aqui, e um pretexto para usar de novo, o adjetivo mais significativo deste texto.
Imagino que a esta altura você já esteja de calculadora na mão, fazendo projeções, estimativas e considerando as inúmeras possibilidades para o seu negócio. Afinal, através das Licitações Públicas sua empresa pode atingir segmentos até então inexplorados, conquistar uma nova carteira de clientes entre os órgãos licitadores e atingir um novo patamar de faturamento.
Façamos um breve exercício para entender melhor como isto funciona. Vamos usar a Saúde e a Educação, como setores-chave, que consomem uma parte substancial de suas verbas na licitação de produtos e serviços para atender aos cidadãos e contribuintes. Medicamentos, equipamentos médicos, exames de análise laboratoriais e uma série de outros bens e serviços são licitados diariamente pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde. Já para manter as redes de ensino público ativas e funcionando de forma presencial ou on-line, livros didáticos, uniformes, merendas, materiais de limpeza e higiene, serviços de transporte e uma miríade de outros bens e serviços tem seus editais publicados, pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.
Os editais de Licitações Públicas são a porta de entrada para este mercado gigante. Cada produto ou serviço a ser adquirido via licitação precisa ter o seu edital publicado off-line ou on-line, através dos portais ou sites públicos; e cada oportunidade de licitação publicada contempla todos os detalhes definidos pelo comprador (órgão licitador), tais como características e funcionalidades, quantidades, preços, condições de entrega e outras informações pertinentes.
Ter acesso aos inúmeros editais de Licitação Pública que são publicados diariamente não requer grandes esforços ou investimentos por parte de sua empresa. Soluções inteligentes e automatizadas que oferecem Avisos de Oportunidades e Resultados Diários sobre as Licitações Públicas estão disponíveis, através de serviços de assinatura, “empacotados” no formato de licenças. Dependendo do perfil, porte e características de seu negócio, há uma licença “para chamar de sua”, que atende às suas necessidades e cabe no seu orçamento.
A grande diferença entre pesquisar e ler, por exemplo, mais de 300 editais de licitação pública por dia ou acessar somente os editais de seu real interesse, já customizado para atender ao seu negócio específico, está na qualidade da solução contratada.
Ao contratar uma solução que ofereça relatórios diários de Oportunidades de Licitação Pública e os seus respectivos Resultados, fique bem atento para as entregas e diferenciais da solução escolhida e faça o seguinte checklist:
Inovação, credibilidade e robustez tecnológica – empresa é reconhecida por estar sempre oferecendo o que há de melhor e mais inovador em termos de captura, tratamento e análise de grandes bases de dados (Big Data)? Qual é o seu “score” de credibilidade e confiabilidade na entrega diária dos serviços de assinatura contratado? Seus serviços são oferecidos dentro da modalidade SAS (Software as a Service), são de fácil integração com seus sistemas internos?
Tamanho, abrangência e qualidade da base de dados públicos – Qual é o número de portais e sites públicos oferecidos pela empresa, onde são pesquisados os editais de licitações? Aqui vale uma observação importante: além dos portais do Governo, fique atento se a solução tem acesso comprovado aos dados dos portais Estaduais e Municipais disponíveis. Hoje, a solução que é pioneira e referência nacional na captura, tratamento, análise e gestão de informações sobre Licitações Públicas, oferece acesso a 4.500 portais públicos. É reconhecida por possuir a mais completa e abrangente base de dados públicos de todo o Brasil; podemos dizer, para usar o adjetivo da vez, que a sua “base de dados-mãe” é gigante, vem sendo desenvolvida e “alimentada”, desde 2008, ano de lançamento da solução IBIZ Licita.
Filtro inteligente e customizável para palavras-chave – A solução oferece um filtro inteligente para pesquisar nos editais de licitação as palavras-chave de interesse de sua empresa? Por filtro inteligente entenda como sendo aquele que oferece a definição de palavras-chave includentes e excludentes e além disto, pode ser 100% customizado para atender exclusivamente a demanda de sua empresa. A empresa tem uma equipe de especialistas, cujos profissionais vão lhe dar uma consultoria proativa para customizar a palavra-chave? Desconfie se deixarem o processo de definição das palavras-chave somente ao seu critério; essa é uma definição-técnica e nada como um especialista que conhece a fundo o mercado de Licitações Públicas para lhe dar todo o suporte nesta hora. Lembre-se: palavras-chave definidas de forma mais inteligente e precisa são a essência do acesso de sua empresa ao gigantesco mercado de licitações públicas.
Perdão se abusamos do uso da palavra gigante (e de sua paciência por ter que se deparar com ela tantas vezes ao longo deste texto), mas não há nenhuma outra que que descreva melhor o mercado de Compras e Licitações Públicas no Brasil e a sua capacidade de gerar novas possibilidades de negócio, plurais e acessíveis.
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