Inteligência de Mercado, solução essencial para mapeamento e prospecção de novos segmentos
17/05/2021
Inteligência de Mercado, solução essencial para mapeamento e prospecção de novos segmentos
Entrar em um novo mercado, ou iniciar uma nova linha de produtos e serviços são, dentre as decisões de uma empresa, provavelmente aquelas que demandam maior investimento e com isso também geram mais insegurança. Os riscos dessas decisões são menores à medida que são mitigadas as incertezas que envolvem essa mudança. Foi dessa maneira que esta empresa multinacional da área de Medical Devices decidiu seguir adiante com um novo projeto para mercados públicos, usando Inteligência de Mercado.
No início da parceria com a IBIZ, a empresa contava com percepções empíricas do mercado em questão e algumas hipóteses. Premissas como tamanho e localização exata do mercado, modo de contratação e renovações, segmentação de produtos e serviços agregados eram incógnitas que foram sendo desvendadas ao longo do processo. Ao passo que a solução de Inteligência de Mercado foi sendo customizada para responder às perguntas da equipe da empresa, novas perguntas surgiram e cada vez mais a ferramenta foi sendo lapidada até chegar à melhor segmentação de dados e usabilidade para os gestores em questão.
A solução da IBIZ foi fundamental para a tomada de decisão da empresa de iniciar as atividades em uma nova área de atuação. Neste caso, a solução de Inteligência de Mercado da IBIZ corroborou com a informação que tínhamos, nos fornecendo uma base de dados mais ampla e concreta, o que é fundamental para aprovação de projetos que envolvam grandes investimentos”, afirma o gerente de atendimento ao cliente em serviços e soluções da empresa.
Respeitando a estratégia da empresa, suas questões de confidencialidade e compliance, esse case mantém sigilo sobre detalhes do mercado em questão, mas destaca o processo do uso de Inteligência de Mercado e seu impacto na decisão do cliente, de modo a compartilhar como essa solução pode ser decisiva para o sucesso de um projeto.
Solução customizada, dados personalizados
Ao estudar a área buscada pela empresa, dentro do mercado de licitações públicas, foi identificada a necessidade de sub segmentação nos produtos, especialmente para gerar mais clareza ao cliente a respeito da dinâmica do mercado.
“Em alguns casos o cliente vem com números em mente que nem sempre se concretizam com a realidade encontrada. No caso desta grande empresa global de Medical Devices, para garantir que se sentissem seguros e confortáveis, trabalhamos a entrega do projeto em fases e várias etapas de validação. Dessa forma, mantivemos o cliente informado dos dados localizados, afinando sempre a régua para conseguir as respostas que estavam sendo buscadas”, explica Priscila Magalhães, Coordenadora de Inteligência de Mercado, na IBIZ.
Contar com uma solução de Inteligência de Mercado eficiente significa extrair da matéria-prima, que são os bancos de dados do mercado público, as informações com o melhor tratamento. Ou seja, entender as especificidades daqueles dados de acordo com o momento, a região, o comportamento de cada órgão licitador em cada etapa, e assim garantir uma análise sem distorções significativas. Este foi um dos pontos de destaque da equipe de especialistas da IBIZ para atendimento à necessidade de seu cliente.
“Em certo momento, ao analisar os dados, ficou evidente que determinado estado não tinha muitas licitações, ou órgãos licitadores. Pela experiência da IBIZ nesse segmento conseguimos rapidamente confirmar que em alguns casos (e este era um deles) temos concentração de compras em alguns órgãos que licitam e distribuem, o que diminui o número de licitações, mas aumenta a amplitude de atendimento”, destaca Priscila.
A variedade de combinações, cruzamentos e análises possíveis, reunidos em uma solução modular e intuitiva, que equaliza cobertura e profundidade de dados, possibilitou a empresa uma verdadeira lente de aumento sobre o mercado desejado, sendo fundamental para a tomada de decisão pelos gestores. “O grande diferencial da solução de Inteligência de Mercado IBIZ, para nós, foi o mapeamento de mercado. Ter a informação exata a respeito do tamanho e localização do mercado desejado, nos dá muito mais segurança para a tomada de decisão. Eu diria que aumentou em pelo menos 50% a assertividade do projeto”, mensura o gestor de serviços e soluções de Medical Devices.
Montando cenários no mercado público
A flexibilidade de análises dentro da solução, aliadas à experiência da IBIZ em mercados públicos permitiu que muitos novos questionamentos e cenários fossem avaliados.
“Durante todo o projeto aprendi muito com a equipe da IBIZ. Tivemos uma enxurrada de questionamentos que apareceram ao analisarmos os dados gerados e eles foram muito didáticos e seguros para explicar o comportamento desse mercado. Nos ajudaram a calibrar o olhar para colhermos as melhores informações”, afirma o profissional responsável pela contratação da IBIZ.
O resultado foi a segurança de decidir entrar em um novo mercado, muito mais preparados e seguros. Saber onde entrar, quando, com quais produtos e preços deixam de ser um risco e passam a ser uma oportunidade concreta.
IBIZ para sua empresa
Se sua empresa está em busca de novas oportunidades em mercados públicos, mas as incertezas são um empecilho para a tomada de decisão, conte com a IBIZ para um mapeamento confiável, amplo e profundo, que permita a seu time de gestores terem mais respostas do que perguntas. Acesse: ibiz
O Dia Internacional da Cerveja, comemorado na primeira sexta-feira de agosto, é uma data especial para brindarmos a uma das bebidas mais populares do mundo. Mas, além da celebração, este é um...
Participar de licitações públicas envolve riscos que podem ser gerenciados com um planejamento adequado. Leia o artigo e confira orientações para otimizar a gestão de licitações. Saiba,...
O pregão é uma modalidade de licitação pública que possui diferentes fases e que são fundamentais para que os fornecedores de diferentes regiões possam participar e ter a oportunidade de dar o...