• Clientes
    • Empresas
    • Cases
  • Plataforma Essenciz
    • Como Funciona
    • Captura & Operação
    • Gestão Operacional & Estratégica (TRP)
    • Inteligência de Mercado
    • Projetos Especiais
    • Mais Dados
  • Blog Sol
    • Conteúdo
  • A IBIZ
    • Sobre
    • Universo
    • Iniciativas
  • Fale conosco
  • Português
Fale conosco
Bolinhas BlogSol Blog SOL
Horizons Logo
  • Visionz
    • Lumina
    • Farol by Fenili
  • Gente que Brilha
  • Trilhas de Conhecimento
    • Inteligência IBIZ
    • Minuto Ibiz
    • Você Sabia?
  • Re-conheça
  • Acervo
    • Gente que Brilha – série 1
    • Inteligência de Crise
    • Licita
    • Radar News
    • Sinapsiz
Horizons Logo
  • BlogSol
  • Acervo
  • Solariz - série 1
  • Disrupção, um senhor diferencial competitivo
26/02/2021

Disrupção, um senhor diferencial competitivo

Disrupção, um senhor diferencial competitivo

As empresas que prosperam e são disruptivas estão sempre atentas ao seu PAC – Propósito+ Agilidade+ Cultura.

O propósito de uma organização pode ser uma “Estrela do Norte”, alimentando a paixão da força de trabalho, incutindo propriedade e fortalecendo o modelo de negócios. Estruturas flexíveis e organizações mais inteligentes fornecem às empresas a base sobre a qual inovar no negócio principal e além.

 

A disrupção é o novo normal

As empresas que prosperam são aquelas que vão mais longe na condução da transformação, investindo com propósito, adotando princípios operacionais ágeis e capacitando pessoas em todos os níveis da organização. E essas mudanças estão valendo a pena: o crescimento do EBITDA a longo prazo para organizações verdadeiramente ágeis é de 16%, em comparação com apenas 6% em média para organizações não-ágeis.

As empresas têm lutado contra a crise, captando economias para reinvestir no crescimento. Muitas equipes de gerenciamento aplicaram uma mentalidade baseada em zero para desbloquear até – e em alguns casos até mais do que – 1.000 pontos básicos de seu P&L para criar uma fonte crítica de capacidade de investimento em agilidade operacional.

Mas isso é apenas metade da batalha. Embora esses fundos possam impulsionar os resultados financeiros, o dinheiro está indo para os lugares certos para impulsionar o crescimento? Os líderes devem considerar por que, como, onde e por quem o trabalho é feito para executar os desafios estratégicos; caso contrário seus esforços para ganhar agilidade e transformar seus negócios podem não ser bem sucedidos.

 

Invista com propósito

Os consumidores e funcionários estão cada vez mais procurando marcas que representem algo maior do que eles. Como resultado, as empresas que investem com propósito não estão apenas atraindo clientes e talentos, mas também construindo confiança e conexões sustentáveis ​​que levam ao aumento da lucratividade e da competitividade.

 

Estabeleça a base ágil para o crescimento

Estruturas ágeis que giram em torno de um propósito inspiram os funcionários e permitem que as equipes trabalhem de forma mais eficaz, colaborem mais intensamente e se envolvam de forma mais ampla em todo o ecossistema para gerar melhores resultados para os negócios. Isso cria a velocidade e a flexibilidade necessárias para sentir e responder à volátil economia da indústria, mudando as expectativas dos clientes e modelos de negócios emergentes.

Romper silos internos é fundamental como ponto de partida. A criação de equipes multifuncionais que operam em estruturas semelhantes a pods com foco em imperativos específicos pode descobrir e resolver problemas de maneiras que eles simplesmente não conseguiriam em estruturas tradicionais mais restritivas. Esses movimentos podem desencadear a inovação, habilitá-los a executar em sprints e colaborar para melhores resultados.

 

Aposte em grandes pensadores

Um modelo operacional é tão bom quanto as pessoas que o colocam em prática. Ainda assim, a C-suite de hoje está saturada de líderes que trazem para a mesa habilidades do “cérebro esquerdo” (científicas) que se baseiam na análise de dados e no raciocínio crítico. Na verdade, impressionantes 89% dos C-suite possuem diplomas voltados para a esquerda. Isso deixa uma lacuna quando se trata de empatia, abraçar a mudança e ter uma visão clara – atributos que fornecem coragem, autonomia e resiliência para criar um posicionamento diferenciado no mercado.

Desbloquear o meio congelado – normalmente dois a três níveis abaixo do C-suite – é crítico. Esse grupo geralmente tem o que a liderança mais sênior geralmente não tem – “pensamento do cérebro inteiro” que libera a capacidade de inovação e libera a criatividade necessária para resolver os problemas de negócios mais complexos, explorar possibilidades e obter resultados.

 

Ser disruptivo é…

1. Preparar-se para a decolagem

  • Priorize a remoção de sistemas e estruturas enraizadas que impedem a capacidade de escalar e inovar rapidamente.

 

  2. Investir com propósito

  • Fornece um mecanismo para se tornar um disruptor com a ajuda de um propósito galvanizador, amplitude de inovação expandida e parcerias de ecossistema para acessar tecnologias e talentos.

 

3. Promover uma mentalidade construtiva

  • Redefina as normas culturais em toda a organização para abraçar o pensamento criativo e a inovação implacável. Equilibre pensadores do cérebro esquerdo legados com mentes corajosas do cérebro direito dispostas a ultrapassar novos limites.

 

4. Recompensar a inovação

  • Implementar novas ou ajustar as estruturas de incentivos existentes para comportamentos e resultados relacionados aos modelos de negócios novos ou evoluídos. Meça e reconheça implacavelmente os comportamentos certos.

 

Fonte: Accenture

 

 

 

Compartilhar

Posts Mais Lidos

20/05/2025

O que é licitação? Veja como funciona, modalidades e muito mais

O que muda com a nova lei de licitações?
20/12/2024

Resumo nova lei de licitações: o que muda?

Decreto 10024 — veja o que mudou no pregão eletrônico
24/10/2024

Decreto 10024 — Veja o Que Mudou No Pregão Eletrônico

06/07/2023

Licitação Menor Preço: saiba tudo sobre esse tipo de licitação

Uma pessoa trabalhando em um notebook
22/09/2022

O que são e para que servem os catálogos CATMAT e CATSER?

Categorias

  • Acervo
    • Arte, cultura e lazer
    • Cases
    • Gente que Brilha - série 1
    • Inteligência de crise
    • Inteligência de mercado
    • Licita
    • Radar news
    • Sabores & sensações
    • Sinapsiz
    • Solariz - série 1
  • Gente que Brilha
  • Jornada do Crescimento
  • Re-conheça
  • Trilhas de Conhecimento
    • Inteligência IBIZ
    • Minuto Ibiz
    • Você Sabia?
  • Visionz
    • Farol by Fenili
    • Lumina

Veja outras matérias

Análise de Mercado: o que é, como fazer e por que ela é essencial para seu negócio
Re-conheça

Análise de Mercado: o que é, como fazer e por que ela é essencial para seu negócio

A análise de mercado é uma ferramenta fundamental para compreender concorrência, público-alvo e tendências do setor. Neste artigo, você vai aprender o que é, como realizar esse estudo de forma...

Ler mais
Jose Luiz Fernandes é Gente Que Brilha
Gente que Brilha

Jose Luiz Fernandes é Gente Que Brilha

Jose Luiz Fernandes é gerente de suprimentos na Furp e tem uma carreira sólida nas áreas de compras, licitações e contratos. Confira sua entrevista exclusiva para o blog SOL.

Ler mais
Minuto IBIZ: Gestão de Compliance em Licitações Públicas
Minuto Ibiz

Minuto IBIZ: Gestão de Compliance em Licitações Públicas

Neste artigo do Minuto Ibiz você vai entender como a plataforma Essenciz contribui diretamente com a gestão de compliance em licitações, evitando riscos de problemas fiscais.

Ler mais

Fique por dentro das novidades

#inscreva-se

Clique aqui e conheça as nossas iniciativas!

  • A Plataforma
  • Clientes
  • Cases
  • Blog
  • Sobre nós
  • Captura & Operação
  • Gestão Operacional
    e Estratégica (TRP)
  • Inteligência de Mercado
  • Projetos Especiais
  • Mais Dados
  • Política de privacidade
  • Fale conosco

+55 (11) 5904-7140

IBIZ Tecnologia Ltda
Rua Domingos de Morais, nº 2.187 Torre Xangai | 4º Andar | Conjuntos 406 a 410 | Vila Mariana | São Paulo – SP | CEP 04035-000

© 2024 IBIZ Tecnologia. Todos os direitos reservados. Criado por Agência Carbon

Linkedin Instagram Facebook Youtube