Como evitar que sua empresa seja desclassificada por Preço Inexequível
Aprenda estratégias para evitar desclassificação por preço inexequível em licitações. Garanta propostas competitivas e aumente suas chances de sucesso!
O Microempreendedor Individual (MEI) se consolidou como um importante ator no cenário econômico brasileiro. Sua praticidade e benefícios fiscais atraem cada vez mais profissionais autônomos e pequenos negócios. Mas você sabia que, além de atuar diretamente com o público, o MEI também pode ampliar seus horizontes e participar de licitações públicas?
Pois é! As compras governamentais representam uma oportunidade valiosa para impulsionar esses modelos de negócios, diversificar a carteira de clientes e alcançar novos mercados. E o melhor: o processo para participar de licitações como MEI é mais simples do que se pode imaginar.
E, para esclarecer esse assunto, neste artigo, vamos abordar como os MEIs podem buscar, nas licitações governamentais, excelentes oportunidades de expandir seus negócios e contribuir para a economia. Confira!
Refrescando a memória, o MEI é a sigla para Microempreendedor Individual, uma figura jurídica destinada a empreendedores de pequeno porte no Brasil, criado para que os trabalhadores informais conseguissem se inserir dentro da formalidade. Para se tornar um MEI, é necessário fazer um cadastro no Portal do Empreendedor e cumprir com obrigações fiscais simplificadas, como a Declaração Anual (DASN-SIMEI) e o pagamento mensal do DAS.
Para se tornar um empresário individual, é preciso atender às seguintes condições:
O processo de formalização para abrir uma microempresa individual acontece de maneira facilitada e concede ao profissional o CNPJ, assim como a possibilidade de emissão de nota fiscal, dentre outras coisas. Sendo possível realizar todo o processo de formalização online, diretamente no Portal do Microempreendedor do Governo Federal.
Os MEIs têm direito a licitações públicas sob a Nova Lei de Licitações (NLL) 14.133/2021, que garantem igualdade e transparência no processo. Para participar, é importante ter em mente que o microempreendedor deve cumprir com as exigências do edital e estar em dia com suas obrigações fiscais e trabalhistas.
Uma vez que existe uma gama de serviços que podem ser oferecidos pelos MEIs, é possível encontrar diversas licitações abertas para fornecer produtos e serviços que são consumidos diariamente pela Administração Pública, tais como:
Mas é crucial ficar atento à preparação e ao entendimento das normas e requisitos para obter sucesso nesses processos.
Para participar de um processo licitatório o MEI precisa se cadastrar no portal de compras do governo da sua região, onde encontrará diversas oportunidades e poderá pesquisar por licitações que estejam consoantes ao ramo de atuação da microempresa e com o seu porte.
Para participar de licitações como MEI, é necessário atender a alguns requisitos básicos, como:
O MEI precisa estar quite com todas as suas obrigações fiscais e ter o Certificado de Regularidade de Situação (Certifique-se) atualizado.
Cada licitação possui um edital específico que define os requisitos para participação, como ramo de atuação, experiência e capacidade técnica. Leia atentamente o edital antes de se candidatar.
Cada edital de licitação traz suas normas para participação, mas, no geral, os documentos necessários para se credenciar são:
Nos casos de MEIs com um funcionário registrado, além dos documentos citados acima, é preciso oferecer, também, os seguintes documentos:
– Certidão Negativa do FGTS;
– Certidão Negativa do INSS.
Esses registros devem ser realizados junto ao SICAF (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores), sistema que constitui o registro cadastral do Poder Executivo Federal e é mantido pelos órgãos e entidades que compõem o Sistema de Serviços Gerais (SISG).
Todas as empresas que possuem o interesse de fornecer para o Governo Federal devem ser cadastradas no SICAF. Ele pode ser realizado sem custo em qualquer Unidade Cadastradora (UASG) e existem diversas localizadas em todo o território nacional.
Já para licitações que sejam para órgãos públicos que não pertençam ao Executivo Federal, como licitações municipais, por exemplo, podem existir outros requisitos e outros tipos de cadastramento. Por isso, é preciso ficar atento, pois cada órgão poderá realizar suas licitações em portais diferentes.
Para as licitações do governo federal, o cadastro pode ser realizado no portal compras.gov.br. No sistema de compras do governo federal, é possível encontrar o caminho para se credenciar no SICAF. Já para licitações estaduais e municipais, as informações podem ser encontradas no site ou telefone do órgão público.
Concorrer em licitação e poder vender para a Administração Pública é uma oportunidade de crescimento para os MEIs, afinal, a realização de serviços para o setor público pode ser uma ótima fonte para aumentar a renda, já que muitas compras são recorrentes.
Ao tornar-se um fornecedor do governo, é possível obter diversos benefícios para o negócio, como:
Além disso, Microempreendedores Individuais, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte possuem um tratamento diferenciado nas compras governamentais brasileiras, conforme a Lei Complementar 123/2006, como a contratação exclusiva em licitações de até R$80.000,00.
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