Você Sabia? – Dia Nacional de Combate à Dengue
O Dia Nacional de Combate à Dengue, celebrado anualmente no Brasil em 11 de novembro, reforça a importância da prevenção e do controle dessa doença que afeta milhões de pessoas no país. Com o...
A essência dos negócios está na informação e em como ela é tratada e transformada em uma análise inteligente, sem achismos, ainda mais quando sua empresa participa de licitação pública. E conseguir as respostas para suas perguntas gera insights eficazes, identificação de oportunidades de crescimento e investimento, além de aumentar o faturamento nas vendas para o governo.
Com o crescimento da população e aumento da expectativa de vida, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem sido cada vez mais utilizado e, com isso, a demanda por produtos e tecnologias para seu funcionamento tem aumentado, fazendo com que cresça o número de processos licitatórios realizados na área da Saúde. Portanto, fornecer para os órgãos públicos deste segmento é muito vantajoso e rentável.
Mas, em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental ter estratégias e ferramentas para que a informação possa, de fato, mudar a realidade dos negócios, gerar oportunidades e, consequentemente, o faturamento das vendas.
Para sair na frente da concorrência é preciso estabelecer estratégias concretas na hora da tomada de decisões e a Inteligência de Mercado (IM) pode contribuir neste sentido, inclusive, ajudando a sua empresa a faturar nas vendas para o governo. Por isso, abordamos o tema em nosso artigo de hoje. Boa leitura!
Com o crescimento e o aumento da expectativa de vida da população brasileira, que subiu para 77 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a procura dos usuários pelo atendimento dentro dos serviços de saúde em geral vem aumentando. E o Serviço Único de Saúde (SUS) possibilita o acesso igualitário a esses serviços.
Assim como o setor privado, a saúde pública também busca se beneficiar dos avanços tecnológicos nas pesquisas de equipamentos, insumos e medicamentos, além da necessidade de aquisição de produtos para o abastecimento dos hospitais públicos. E, para suprir essas demandas, é necessária a realização de licitação.
Mas, é fundamental entender como funcionam esses serviços de saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, o hospital tem como função básica proporcionar à população uma assistência médica integral, curativa e preventiva, que possui demandas de diferentes tipos de complexidade, bem como o volume de custos recorrentes.
Como a administração desses recursos torna-se, muitas vezes, limitada devido ao alto custo de insumos, orçamentos restritos e a burocracia para aquisição de materiais é necessária, assim como nos demais setores da administração pública, a compra de produtos e contratação de serviços por meio de licitações.
Dessa forma, o governo garante a proposta mais vantajosa para a aquisição e, respectivamente, oferece aos fornecedores oportunidades justas e transparentes de concorrência.
Os tipos de licitação variam de acordo com as necessidades e disponibilidades do governo, sendo, em alguns casos, a escolha feita pelo menor preço e, em outros, são levadas em conta a técnica ou até mesmo a experiência do licitante. Mas as principais diferenças são:
Um dos tipos mais simples de licitação. Nele o fornecedor apresenta a documentação necessária, além de uma proposta com o menor preço, ou maior desconto. Caso haja empate em propostas de mesmo valor, a escolha pode ser feita por meio de sorteio.
Essa modalidade é predominantemente presente na contratação de serviços de intelecto, elaboração de projetos e estudos técnicos preliminares. Nesses casos, a administração considera primordial a capacidade técnica e qualidade do método proposto pelos participantes.
A principal diferença entre ele e o menor preço é a forma de classificação dos fornecedores, uma vez que é feita com base no preço e na técnica.
Resumidamente, este é o processo licitatório usado para alienação de bens ou concessão de direito real de uso.
Líderes empresariais reconhecem a importância de traçar um planejamento estratégico baseado em dados e informações confiáveis. E, embora seja um conhecimento necessário, nem todos os gestores sabem exatamente o que é Inteligência de Mercado e como ela pode deixar seu empreendimento um passo à frente da concorrência.
Diariamente são geradas inúmeras informações no setor público, com muito potencial. Esses dados são registrados, analisados e, em muitos casos, combinados para que os serviços funcionem de forma eficaz e atenda melhor às necessidades da população. Mas para aproveitar todos os benefícios, é essencial examinar a otimização do acesso e uso dentro e entre organizações de maneira estratégica.
Como o compartilhamento e a combinação de dados vêm se mostrando um verdadeiro suporte nas estratégias preditivas, principalmente na área da Saúde, a capacidade de prever situações críticas amplia o preparo das organizações para lidar com emergências, permitindo desde a antecipação da necessidade de recursos hospitalares, como leitos extras, até a alocação de recursos necessários de forma mais eficaz, além de prevenir desperdício de investimento em recursos desnecessários.
Na hora de fazer o planejamento estratégico da empresa e tomar decisões, os gestores sabem que o ideal é se basear em informações e dados confiáveis e, para isso, é essencial ter um processo estruturado para coletar e processar informações, sendo esta a função da Inteligência de Mercado (IM).
Também chamada de Business Intelligence, ela é uma estratégia que consiste na coleta de dados e informações para obter insights, de modo a analisá-los e, a partir disso, chegar às ideias para aperfeiçoar o próprio negócio, contribuindo para a tomada de decisão. Além disso, as empresas que se dedicam regularmente à IM contam com uma importante vantagem competitiva, permitindo um maior faturamento nas vendas para o governo.
Quem participa de licitações e compras governamentais no Brasil sabe que, apesar de atrativo e com grande potencial, esse mercado é bastante especializado, ainda mais no setor da Saúde, regrado por um conjunto complexo de normas e exigências legais e, ao mesmo tempo, movido por diversos fatores e diferenciais locais e regionais.
Por isso, os licitantes que almejam ter sucesso nas vendas para o governo, principalmente no área da Saúde e non retail, precisam conhecer e analisar de forma objetiva este universo de oportunidades que o mercado público pode proporcionar.
Com o auxílio da Inteligência de Mercado, além, é claro, de um banco de dados bem organizado e otimizado, é possível descomplicar a busca por editais e processos licitatórios de interesse da companhia. Quanto mais completa, abrangente e atualizada for essa base, melhores serão os resultados das análises, gerando de fato um diferencial competitivo.
Indicada para as empresas que buscam uma nova visão sobre os seus mercados reais ou potenciais, a IBIZ Inteligência de Mercado oferece visão estratégica e transformadora, eliminando suposições e tornando a tomada de decisão mais assertiva, ampliando as vantagens competitivas de sua empresa e elevando o faturamento nas vendas para o governo.
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Não se esqueça: se você ainda é novo(a) nesse universo, acompanhe os próximos artigos com as bases dos processos que envolvem a gestão de licitação e compras públicas. E, quem já está nessa jornada, aproveite para relembrar os fundamentos e nos acompanhar até os próximos conteúdos, em que abordaremos temas mais técnicos e robustos.
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