Silvia Sfeir é Gente Que Brilha
Confira a entrevista com Silvia Sfeir, Mestre em Administração de Empresas que há 20 anos é professora e atualmente ocupa o cargo de Diretora Executiva de Vendas & Acesso na Bayer, gigante da...
Você sabia que Inteligência de Mercado e licitações são mais próximas do que imaginamos? Em um cenário cada vez mais competitivo, para sair na frente da concorrência é preciso estabelecer estratégias concretas na hora da tomada de decisões. Isso significa lançar mão de práticas que permitam o acompanhamento e a análise de oportunidades que possam surgir.
A Inteligência de Mercado, ou Business Intelligence (BI), aliada ao Big Data e outras tecnologias, permite acompanhar essas possibilidades de perto. Para ajudar você a entender melhor como funciona essa estratégia para a licitação, abordamos o tema neste artigo.
Continue a leitura e saiba:
A administração pública não tem autonomia para comprar, alugar ou contratar obras, serviços ou produtos e, para suprir suas necessidades, ela necessita realizar licitação. Ou seja, toda vez que o governo precisa de suprimentos ou serviços, um edital é aberto e, a partir dele, as empresas concorrem para fornecer o que foi requisitado.
Diferentemente das empresas privadas, os órgãos públicos demandam muito mais, principalmente se considerarmos que diversas instituições desempenham processos licitatórios e realizam compras por este método.
Esse é o caso dos governos federal, estadual, municipal e órgãos relacionados, como secretarias, unidades, câmaras, fundações, entre outros. Isso significa que fornecer para eles é muito vantajoso e rentável.
Implementar a cultura de dados nas empresas também é um passo importante neste cenário. No entanto, para que a informação possa, de fato, mudar a realidade dos negócios e gerar oportunidades, ela precisa ser vista como uma ferramenta estratégica, funcional e assertiva.
Desse modo, estruturar e simplificar os processos é imprescindível. Afinal, a tecnologia pode ser sua maior aliada, auxiliando a estruturar, simplificar e tornar os processos mais inteligentes.
Líderes empresariais reconhecem a importância de traçar um planejamento estratégico baseado em dados e informações confiáveis. No entanto, apesar de ser um conhecimento necessário, nem todos os gestores sabem exatamente o que é Inteligência de Mercado e como ela pode deixar seu empreendimento um passo à frente da concorrência.
Também chamada de Business Intelligence, ela é uma estratégia que consiste na coleta de dados e informações para análise e, a partir disso, chegar a ideias e insights para aperfeiçoar o próprio negócio.
Em outras palavras, a Inteligência de Mercado contribui para a tomada de decisão de líderes e gestores, garantindo uma vantagem competitiva às empresas.
Leia também: Avanços da tecnologia de dados na licitação pública: estratégias de monitoramento de desempenho
Agora que você conhece a técnica, deve ter uma noção de como Inteligência de Mercado e licitações se relacionam. Na hora de fazer o planejamento estratégico da empresa e tomar decisões, os gestores sabem que o ideal é se basear em informações e dados confiáveis.
Para isso, é essencial ter um processo estruturado para coletar e processar informações. Afinal, atuar sem estratégia pode demandar um grande esforço de equipe e processos, desperdiçando tempo e energia.
Quem participa de licitações e compras governamentais no Brasil sabe que, apesar de ser atrativo e apresentar um grande potencial, esse mercado é bastante especializado e orientado por um conjunto complexo de normas e exigências legais. Ao mesmo tempo, ele é movido por diversos fatores e diferenciais locais e regionais.
Por isso, os licitantes que almejam ter sucesso nas vendas para o governo e segurança nas contratações precisam de informação, conhecimento e estratégia. Isso porque, do mesmo modo que esse segmento é gigantesco — trazendo oportunidades significativas para empresas dos mais variados segmentos, perfis e portes — ele também é muito heterogêneo e complexo.
Se considerarmos o grande volume de editais e licitações divulgados diariamente, é possível perceber que o uso de tecnologias que automatizam e aplicam inteligência aos processos de trabalho auxilia na identificação de oportunidades qualificadas. Isso significa que, à medida que uma empresa aumenta o controle e conhecimento dos dados, maiores são as chances de ela tomar uma decisão acurada.
Com um banco de dados bem organizado e otimizado, essa estratégia, aliada à inteligência artificial (IA), ao Big Data e até mesmo ao Portal da Transparência e Portal de Compras Públicas, descomplica a busca por editais e processos licitatórios.
Da mesma maneira, o processo de análise documental também é facilitado, possibilitando o desenvolvimento de uma estratégia eficaz de Inteligência de Mercado. Quanto mais completa, abrangente e atualizada for essa base, melhores serão os resultados das análises, gerando de fato um diferencial competitivo.
A essência do negócio está na informação e em como ela é tratada e transformada em uma análise inteligente, sem achismos. Conseguir as respostas para suas perguntas a partir de dados gera insights eficazes, identificação de oportunidades de crescimento e investimento, além de rastrear jornadas de clientes e apontar tendências.
A Inteligência de Mercado oferece uma vantagem competitiva ao fornecer acesso ao mapeamento estratégico e operacional das compras de bens e serviços. Isso inclui detalhes por estado, tipo de bem, análise da concorrência, precificação e outros indicadores fundamentais para gestão de negócios públicos e otimização de resultados.
Inovadora, orgânica, completa, profunda, abrangente e, ao mesmo tempo, intuitiva e acessível, a solução IBIZ Inteligência de Mercado surgiu com o objetivo de elevar os resultados das empresas e transformar a gestão de processos licitatórios públicos.
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Não se esqueça: se você ainda está conhecendo esse universo, acompanhe os próximos artigos da IBIZ com as bases dos processos que envolvem a gestão de licitações e compras públicas. Se já está nessa jornada, aproveite para relembrar os fundamentos e nos acompanhar até os próximos conteúdos, onde abordaremos temas mais técnicos e robustos.
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