Você Sabia? – Dia Nacional de Combate à Dengue
O Dia Nacional de Combate à Dengue, celebrado anualmente no Brasil em 11 de novembro, reforça a importância da prevenção e do controle dessa doença que afeta milhões de pessoas no país. Com o...
Nesse Gente Que Brilha vamos acompanhar a jornada de Victor Mastrorosa Netto, que há 15 anos vem atuando na área de Saúde, em empresas do segmento Farmacêutico e de Diagnósticos e Dispositivos Médicos. Conheça sua trajetória rica e diversificada e descubra porque ele é o “brilhante” desta edição.
Com vocês, Victor Mastrorosa, em entrevista exclusiva para o SOL.
Quem é o Victor? Conte um pouco sobre você…
Paulistano, venho de uma família tipicamente italiana e gosto muito de aproveitar todos os momentos da vida, da melhor maneira possível.
Sou farmacêutico formado pela USP,graduação que sempre me ajudou muito a trabalhar focado em empresas do segmento da Saúde, e tenho um MBA em Marketing pela ESPM, que colaborou para fundamentar a paixão por todos os conceitos e atividades nessa área de negócio.
Criativo no trabalho, gosto bastante de interagir com as pessoas e estou sempre “antenado” com as novidades (sejam ferramentas ou processos) que possam facilitar e otimizar nossas rotinas.
O primeiro foi quando ingressei no mundo do marketing farmacêutico. Iniciei minha carreira em áreas mais técnicas (como controle de qualidade químico na indústria, depois assuntos regulatórios). Um dia, estava ainda na faculdade, e discutindo com um colega veterano quais outras oportunidades de trabalho um farmacêutico poderia ter, ele me sugeriu que eu tentasse a área de marketing, uma área que eu ainda não tinha me dado conta que um farmacêutico poderia atuar.
Consegui então, um estágio em marketing na indústria farmacêutica e descobri o quão apaixonante é ser responsável por uma linha de produtos, entender o cliente e conseguir lutar contra a concorrência.
O segundo highlight foi ter recebido a recomendação de meu gestor na época de migrar por um período para a área de vendas. Lembro dele me dizendo: “se você quer ter uma carreira de sucesso em marketing, precisa conhecer o campo”, que era a forma como nos referíamos à rotina de estar nos clientes diariamente. Fui “Rep” por 3 anos, e senti na pele as dificuldades e os desafios da rotina de vendas. Foi uma experiência excelente e deixou claro para mim, o quanto o time comercial precisa do apoio e estratégias bem definidas de marketing para ter sucesso.
Outro desafio foi deixar o mercado farmacêutico para ingressar no mercado de Diagnósticos e Dispositivos Médicos. Senti algumas diferenças no ciclo de vendas, necessidades dos clientes e planejamento estratégico. Confesso que gostei muito mais, e pretendo seguir ainda por um bom tempo nesse mercado.
E por fim e mais atual, entrar na BD: uma empresa com reputação centenária, de origem americana e presença global, que produz e comercializa suprimentos médicos, anticorpos, reagentes, equipamentos e dispositivos para laboratórios e hospitais.
É importante ver os desafios não como atividades impossíveis, mas como rotinas intensas que nos pedem um esforço a mais, uma criatividade maior e que sejam ótimos aprendizados em nossas carreiras.
Logo no início da minha carreira em marketing, fui responsável por diferentes programas de educação continuada para clientes. Era uma rotina intensa a de planejar, divulgar, organizar, preparar e participar de vários eventos, Brasil afora. A responsabilidade e preocupação de fazer com que cada evento fosse um sucesso eram recompensadas ao ler as fichas de feedback dos participantes, onde clientes se mostravam felizes e satisfeitos pela ótima qualidade do evento, em termos de conteúdo e organização. Era uma felicidade ter essa conexão com os clientes e poder colaborar levando conhecimento. Perdi as contas de quantos eventos acabei fazendo ao longo de uns 3 anos.
Em outro momento de minha carreira, fui responsável pela área de Novos Negócios. E tive uma ótima oportunidade ao visitar a Feira MEDICA Düsseldorf, na Alemanha: maior evento europeu de empresas da área da Saúde. Para otimizar a ida ao evento, trabalhei por semanas antes da viagem, identificando previamente as empresas que estariam presentes e analisando os produtos que poderiam completar nosso portfólio. Viajei acompanhado de meu CEO e conseguimos, em 5 dias de evento, realizar quase 100 reuniões e contatos, o que resultou em alguns acordos comerciais de sucesso.
Um novo projeto que iniciamos é a exploração dos dados de mercado privado. Ainda é um segmento em que, encontrar informações disponíveis em portais de transparência ou portais de cotação nessa área da Saúde é um desafio e tanto. Mesmo assim, já estamos desenvolvendo alguns relatórios e análises em cima do que estamos conseguindo.
Além de BI (Business Intelligence), um outro projeto sob minha responsabilidade, no qual eu realmente gosto muito de trabalhar, é Marketing Digital. São rotinas mais voltadas para minhas responsabilidades de Marketing Estratégico.
O tema em alta é a comunicação Omnichannel, em ter mensagens claras sobre nossas soluções e serviços de uma maneira uniformizada e comunicada nos diferentes canais. Começar com as definições das personas, passando pelo desenvolvimento das peças e ciclos promocionais, webinars e treinamentos, e terminando nas análises de resultados de campanhas, é um ritual criativo que desperta muito a minha vontade de colaborar e estar em diferentes ações.
Levar conteúdo relevante para nossos clientes e agregar valor cria vínculos e apreço pela nossa marca, e é nisso que temos focado nossos esforços atualmente.
Sou uma pessoa muito feliz com a vida e tenho 3 grandes paixões:
Primeiro minha esposa: Que me encoraja e me apoia em muito de meus sonhos. E com quem adoro viajar e poder conhecer o mundo. Uma excelente companhia para todos os momentos
Segundo a música: desde garoto sempre estudei música e aprendi a tocar alguns instrumentos (como guitarra, piano e meu preferido, o contrabaixo). Já tive 5 bandas tocando diferentes estilos de rock e blues, mas sempre pela diversão de me reunir no estúdio com os amigos, nunca com o sonho de ser famoso…rsrs
Último motos: Ganhei minha primeira moto com 14 anos (apenas para dirigir em áreas fechadas) e desde então, nunca deixei de ter uma. Foram diversos modelos e estilos de pilotagem; em cima da moto é o momento de me desligar dos problemas do mundo e curtir o vento no rosto. Já são milhares de km rodados nas estradas, muitos deles acompanhado de minha esposa que, também adora os passeios.
É uma frase de Albert Einstein que me estimula muito; é uma fonte de inspiração seja trabalhando, seja estudando música – “a criatividade é a inteligência se divertindo”.
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