Na 10ª edição do Gente que Brilha, vamos acompanhar a trajetória de Lueti Dias de Melo, administradora de formação que, atualmente, coordena o time de Ofertas Públicas na Siemens Healthineers.
Com vocês, Lueti Dias de Melo, em entrevista exclusiva para o SOL.
1Biografia – descreva em algumas palavras, quem é a Lueti; sua formação profissional e empresas pelas quais passou e, que julga serem importantes na sua trajetória. Se quiser, compartilhe alguma informação sobre a sua vida pessoal que você julga relevante na sua biografia, pois reforça quem você é, traduz a sua essência.
Como uma boa profissional de licitações, já vou começar a primeira resposta com texto de procuração (rsrs). Meu nome é Lueti, tenho 36 anos, sou brasileira, casada há 8 anos com Felippe, mamãe do Leonardo que está quase chegando e da Perola, minha filha pet/dog. Trabalho desde os 15 anos e já passei por muitas áreas de atuação até chegar à vida de licitante. Como costumo brincar, ainda não conheci uma criança que sonhou em trabalhar com licitações, porque só quem é “picado pelo bichinho” do trabalho com cliente público encara o desafio. Quem sabe agora o Léo, depois de ver a mamãe na maior adrenalina nos pregões, tenha esse sonho? (rsrs).
Falando um pouquinho sobre minha formação, cursei Administração de Empresas, e sou Pós-graduada em Marketing Estratégico pela ESPM. Atualmente sou Coordenadora do time de Ofertas Públicas na Siemens Healthineers, empresa onde trabalho há 11 anos.
Como comentei antes, comecei minha vida profissional muito cedo e, por isso, passei por muitas áreas de atuação. Sou uma pessoa motivada por desafios e acredito que, com isso, me permiti vivenciar mercados diferentes até chegar ao mundo dos profissionais de licitações. Quando jovem, fiz magistério (não sei se todos saberão o que é, mas entregará a idade dos que souberem rsrs), por isso, dei aulas de alfabetização para crianças e para o público 60+, trabalhei com eventos corporativos, com marketing, na área financeira em um banco e, já na Siemens, trabalhei em contas a receber, além de passar pela área de contratos e de ofertas públicas.
2Highlights da carreira – quais foram os pontos altos de sua carreira? Que fatos relevantes e resultados alcançados você gostaria de destacar? Aqui seria bom, você dar uma ideia seus principais feitos profissionais e impacto deles nas empresas por onde passou.
Quando se fala em marcos de carreira, a começar pelo meu nome não muito comum, procuro deixar uma marca bem positiva por onde passo e assim mantenho as portas abertas, quando sigo para novas jornadas.
Vejo em mim um espírito forte de liderança e empreendedorismo, por isso, sempre participei de projetos dentro e fora das áreas de atuação que estava e creio que isso me trouxe uma boa bagagem para vencer os desafios.
Dificilmente conseguiria especificar um projeto, pois cada um tem seus desafios, mas resumindo algumas atuações, já participei diretamente de muitas implementações de sistemas, mudanças de escopo de áreas e padronização de processos e, com isso e com alguns cursos que fiz paralelamente, fui me especializando em mudanças de processos com mapeamento das cadeias de valor de cada área. Dentro do que pontuei, acredito que os mais impactantes foram dois em específico que, por rediscutirmos processos de maneira estruturada e conceitos que estavam sendo feitos por muito tempo da mesma forma, conseguimos atuar comercialmente de maneira mais assertiva, trazendo um aumento de hit rate e de caixa muito significativo.
3Desafios – a vida profissional e a pessoal é feita de desafios, aqueles que nos tornam melhores, mais fortes e mais capazes. Quais foram os desafios marcantes de sua vida profissional e/ou pessoal que você gostaria de compartilhar conosco?
Quando reflito sobre minha carreira, vejo que um dos feitos que me impulsionaram e me trouxeram onde estou foi, quando tão jovem, ter conseguido alfabetizar minha primeira turma 60+ e perceber a importância do que para mim era tão simples, mas para eles era tão valioso, mesmo na altura da vida que estavam. Isso me fez perceber desde o começo da minha trajetória que nunca é tarde para aprender mais ou quem sabe para mudar caminhos ou ainda se motivar a ter novos desafios.
4 Inspiração – o que te inspira, o que te motiva a cada dia, no exercício de suas atividades profissionais?
Apesar das regras muito bem definidas, trabalhar com projetos públicos traz muitas possibilidades de resultados diferentes. Minha inspiração é saber que mesmo depois de anos nesse mercado, vivo cada dia algo diferente que me traz aprendizado e me motiva a aprender mais no dia seguinte.
5Projetos atuais – atualmente qual é o projeto ao qual você tem se dedicado mais? Quais são os desafios mais relevantes deste projeto para você como gestor? Acredita que ele trará mudanças estratégicas significativas para a sua área, sua equipe e para a empresa, como um todo?
Felizmente consegui concluir planos profissionais importantes na minha função atual e, estando no oitavo mês de gestação, meu principal projeto hoje é passar pelo primeiro encontro com meu filhote, cuidar dele e viver esse hiato em minha carreira me dedicando a um momento bem diferente de tudo o que já vivi. Nunca fiquei ausente do mercado de trabalho como ficarei agora, mas com toda certeza essa experiência me transformará pessoal e profissionalmente em uma pessoa melhor e eu voltarei com mais vontade de vencer e com uma motivação ainda maior!
6Nova Lei de Licitações – na sua opinião quais os impactos que a nova Lei de Licitações trará para o mercado de Compras Públicas?
Lei é lei e temos que conhecê-la e cumpri-la, por isso, acredito que o maior impacto para o mercado de Compras Públicas são as discussões que estamos vivendo hoje, depois de tantos anos fazendo os processos da mesma maneira. No início do período de utilização obrigatória sabemos que vamos passar por interpretações diferentes, pontos de vistas diversos e, só por essa movimentação, fornecedores e entes públicos voltarão a aprender uns com os outros, até que tudo realmente se consolide. Isso é muito rico!
7 Uma frase, um pensamento especial – para finalizar, compartilhe com a gente uma frase, um pensamento ou algo do gênero que faz você vibrar e tem um significado especial para você.
Em qualquer fase da vida, desculpas matam nossos sonhos, se não sabe como fazer se permita aprender e viver!
O Dia Internacional da Cerveja, comemorado na primeira sexta-feira de agosto, é uma data especial para brindarmos a uma das bebidas mais populares do mundo. Mas, além da celebração, este é um...
Participar de licitações públicas envolve riscos que podem ser gerenciados com um planejamento adequado. Leia o artigo e confira orientações para otimizar a gestão de licitações. Saiba,...
O pregão é uma modalidade de licitação pública que possui diferentes fases e que são fundamentais para que os fornecedores de diferentes regiões possam participar e ter a oportunidade de dar o...