Na sétima edição do Gente que Brilha, vamos acompanhar a trajetória de Juliana Fosaluza, advogada que há cerca de 15 anos vem trilhando uma trajetória profissional de sucesso com foco em licitações e contratações públicas.
Com vocês, Juliana Fosaluza, em entrevista exclusiva para o SOL.
1Quem é a Juliana? Conte um pouco sobre você…
Sou Juliana Fosaluza. Formei-me em Direito, em agosto de 2008, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. No mesmo ano, obtive minha inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, tendo sido aprovada com nota máxima no exame.
Em 2009, iniciei minha especialização em direito administrativo, com foco em licitações e contratações públicas, tendo concluído o curso em 2012, desta vez pela PUC-SP.
Minha trajetória profissional teve início desde a época da faculdade e, com a aprovação na OAB e a obtenção do título de especialista, trilhei minha carreira inicialmente em escritório de advocacia do tipo boutique (Edgard Leite Advogados), com ênfase no atendimento de clientes que se relacionavam com o governo (de 2008 até 2014). Assim, suportei a participação e vitória dos meus clientes nos mais diversos processos licitatórios públicos (com a definição de estratégia de participação, impugnações e representações), coordenei defesas nos órgãos de controle (tais como Tribunais de Contas e Ministério Público), bem como em ações populares e de improbidade administrativa. Também conduzi ações de cobrança, reajustes e reequilíbrios contratuais. E estive presente em grandes projetos da área de infraestrutura, com o suporte e sustentação de modelagem de PPPs – Parcerias Público-Privadas.
Durante minha trajetória como advogada de campo, fui gestora também de meu próprio escritório, o que me rendeu uma experiência e contato muito maiores com as dores e percalços dos meus clientes, que interagiam e contratavam com a Administração Pública.
Também enveredei pela área da educação e tive a oportunidade de lecionar em cursos de pós-graduação na FMU e cursos técnicos (também de 2015 a 2016).
Casei-me em 2015 com o amor da minha vida, o Caio, com quem já tenho um relacionamento e parceria que duram mais de 20 anos. Fui mãe do Joaquim em outubro de 2016 e gosto de mencionar esse fato porque, realmente, a maternidade foi um grande marco que me impulsionou a repensar e transformar minha carreira de forma que, até então, eu sequer tinha cogitado.
No final de 2017, fui convidada para assumir a cadeira de suporte jurídico ao mercado público na Diagnósticos da América S.A. (Dasa), a maior empresa de medicina diagnóstica do Brasil e América Latina, e a 4ª maior do mundo neste mesmo segmento. Dentre as empresas do grupo, meu maior contato foi com a Científicalab, que se dedicava – e se dedica – totalmente ao atendimento do mercado público e filantrópico do nosso país.
Logo após meu ingresso na empresa, fui cursar um MBA na FGV em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde (CEAHS), tendo concluído o curso em 2019.
Em 2018, tive a oportunidade de estruturar a área de licitações no Grupo Dasa, com foco no atendimento da marca Científicalab. Nesta época, conheci a IBIZ Tecnologia, que nos suportou com muita presteza e profissionalismo durante todo esse processo.
Foram quatro anos à frente do jurídico e de licitações na Dasa até que, no final de 2021, fui convidada para assumir a área comercial e de licitações da Científicalab, em âmbito nacional.
Deixei, assim, o departamento jurídico da empresa e tenho me dedicado às vendas para o Governo e atendimento aos clientes do mercado público e filantrópico que possuímos ao longo do país, na área de medicina diagnóstica. Atualmente, atendemos 9 estados e mais de 30 clientes diferentes, entre municípios, empresas públicas, organizações sociais de saúde, Santas Casas e demais instituições filantrópicas. Realizamos, por mês, em média, 5 milhões de exames para este mercado.
Hoje, sinto-me desafiada e tenho aprendido cada dia mais, com um time incrível que me apoia – dentre executivos de vendas, supervisores e analistas de licitações – e com parceiros maravilhosos nesta vertical que é tão fundamental para o mercado público na área de medicina diagnóstica do nosso país.
Levanto, todos os dias, cheia de energia e movida pelo propósito de promover a transformação do mercado nacional de saúde, em uma empresa cuja cultura é centrada no paciente e nas pessoas que fazem o seu melhor para atender este segmento com tanto respeito, carinho e profissionalismo.
Sou apaixonada pelo que faço e pelo time que lidero e sinto-me muito agradecida por ter contado com excelentes mentores e exemplos dentro da Dasa, que me permitiram trilhar esta carreira e me colocar a serviço do crescimento sustentável do nosso mercado. A área da saúde é, realmente, inspiradora e apaixonante!
2 Na sua opinião, quais são os highlights de sua carreira?
Dentre meus principais highlights, gostaria de destacar os seguintes:
Estruturação da célula de licitações públicas na Dasa – fizemos o planejamento e estruturação completa da célula, desde a formação do time, contratação de ferramentas, definição dos processos, ciclos de melhoria e mapeamento dos riscos, estudo de mercado e projeções de crescimento, aumento do volume de participação e vitória em processos licitatórios. Isso contribuiu significativamente para um turnaround da vertical de mercado público, que passava por uma situação bastante delicada quando assumimos em 2017 e, em 4 anos, já tinha praticamente dobrado de tamanho e com indicadores financeiros extremamente saudáveis, servindo de benchmarking para o mercado.
Mapeamento, classificação de risco e plano de regularização dos contratos públicos na Dasa – com a assunção na cadeira gerencial jurídica de mercado público, promovemos o mapeamento, classificação de riscos e plano de regularização de todos os contratos públicos das empresas do Grupo Dasa. Foi um trabalho extenso e que envolveu diversas áreas dentro e fora da empresa. Algo absolutamente indispensável para quem atua neste mercado e que inovou, em diversos aspectos, os trabalhos que vemos em outras empresas e segmentos. Realizamos dashboards para acompanhamento da vigência legal destes contratos, bem como auditorias sobre o quanto foi contratado versus realizado, dentre outros aspectos.
Suporte à implementação do Programa de Compliance no mercado público da Dasa – sentimos muito orgulho em ter suportado o Programa de Compliance no mercado público da empresa. Apoiamos o risk assessment e os planos de ações que se desdobraram a partir daí, participamos da divulgação do programa de políticas e ministramos diversos treinamentos sobre os riscos e boas práticas da participação em licitações em nosso mercado, bem como relacionamento com entes públicos e concorrentes. Nos honra saber que nossa empresa é signatária do Pacto Global contra a Corrupção da ONU e associada dos institutos Ethos e Ética e Saúde, além de apoiarmos o Instituto Não Aceito Corrupção.
3 Desafios
Dentre meus principais desafios, gostaria de listar os seguintes:
Migração de carreira em escritório de advocacia para empresa: o mundo corporativo apresenta peculiaridades bastante diferentes dos trâmites em escritórios. Quando decidi aceitar a proposta da Dasa e vir para o departamento jurídico, enfrentei um desafio bastante instigante, que me rendeu muito aprendizado e proporcionou muitas superações. Passei a enxergar o mundo com a ótica de dono do negócio e me preocupar com gestão propriamente dita; exercitei a empatia aqui de forma bastante intensa. Aprendi sobre um mercado novo, a área da saúde, com a qual tinha pouco contato em meus trabalhos pretéritos. E descobri que estava na área certa, me sentindo protagonista dentro de um segmento pelo qual sempre fui apaixonada.
Absorção da área de licitações públicas – quando fui agraciada com o convite para estruturar a célula de licitações públicas na Dasa, em 2018, descobri um mundo totalmente diferente do qual estava habituada a atuar. Saí da posição de suporte jurídico e contencioso, para colocar, de fato, a mão na massa. Estudei todas as modalidades de licitação na prática, busquei as melhores estratégias para os pregões presenciais e eletrônicos que conduzíamos e confesso que aprendi demais com todos os erros que cometemos neste percurso. Só erra quem tenta! E, afinal, ou você acerta ou você… Aprende! Entre erros e acertos, conseguimos estruturar uma equipe de excelência e formatar processos para a área, contando com ferramentas que realmente eram úteis e faziam sentido para nosso negócio. Hoje tenho orgulho de dizer que construímos uma equipe de sucesso e uma área que está muito sólida e cujos indicadores apontam para um crescimento sustentável dentro do nosso nicho de atuação.
Migração de carreira, saída do departamento jurídico para a área comercial – quando recebi o convite da diretoria da Científicalab para assumir a gestão comercial e de licitações da vertical, fiquei extremamente feliz e lisonjeada por ter construído uma imagem de advogado parceiro do negócio. Aceitei o convite com bastante felicidade e prontidão e com um frio imenso na barriga! Estou reaprendendo novamente! Passar por essa transição de carreira tem sido desafiador, rico demais e muito gratificante. Espero poder servir ao meu time durante essa jornada e construir uma história que faça sentido e seja muito produtiva e proveitosa para nossa Científicalab.
4 O que te inspira e motiva a cada dia que você se dedica ao mercado de licitações públicas?
Vejo as relações com o Governo de forma muito especial, pois acredito que as empresas que fornecem ao poder público podem contribuir, e muito, para o desenvolvimento deste setor.
Na área da saúde, então, essa relação ganha muito mais propósito e significado. Para mim, participar de licitações e contratar com os entes públicos é o mesmo que levar medicina diagnóstica de altíssima qualidade – a mesma que utilizamos e praticamos para o mercado privado – para o setor que mais necessita desses serviços.
Costumo dizer que quando a Dasa preconiza para todos seus colaboradores e para o mercado que “o paciente é nossa razão de existir” está dizendo que servirá ao mercado público e filantrópico do nosso país com o que há de mais moderno e excelente no setor, pois a maior parte dos pacientes não tem o privilégio de poder contar com um contrato de saúde suplementar.
A maioria dos pacientes está no SUS, de forma direta ou indireta. Quando participamos de uma licitação, ou quando conduzimos uma negociação com uma Santa Casa ou instituição filantrópica, temos a satisfação de levar a maior empresa LATAM do setor e todo seu arcabouço qualitativo para esse paciente lá da ponta.
Quando iniciamos um processo de implantação, então, a emoção e a satisfação crescem ainda mais, pois realizamos toda uma transformação nas instituições hospitalares públicas e instalamos plataformas de ponta para a consecução de exames laboratoriais que serão cruciais para o melhor desfecho dos nossos pacientes.
É isso, em suma, que me inspira, me motiva e me faz entregar o meu melhor todos os dias!
5 Quais são os projetos profissionais que te “mobilizam” atualmente e estão canalizando sua atenção?
Atualmente, estamos nos dedicando à expansão dos nossos serviços ao mercado público. Iniciamos com a oferta de serviços laboratoriais de forma geral, passamos por uma primeira ampliação para o mercado de medicina genômica e, neste ano, estamos ampliando novamente, para ofertar serviços em medicina diagnóstica por imagem. Esse importante projeto tem movimentado diversas áreas da empresa e temos observado que se trata de uma área de gargalo no mercado público e filantrópico. Vislumbramos, assim, grandes perspectivas de negócio e ganhos para ambos os lados.
Além desse projeto, estamos cuidando do acompanhamento, reflexos e oportunidades que virão com a implementação da nova Lei de Licitações. Por ora, ainda não temos observado a utilização do novo regramento em nosso mercado, mas temos participado de seminários, grupos e discussões sobre a nova legislação.
6 Na sua opinião, quais os impactos que a nova Lei de Licitações trará para o mercado de Compras Públicas?
O modelo de licitação e disputa passará a ser cada vez mais focado em disputa de preço, o que pode trazer impactos severos na qualidade dos serviços e produtos comercializados aos entes públicos. Ganharemos em celeridade, mas acabaremos sacrificando a área da qualificação técnica, que ficará em segundo plano, ao menos para os bens e serviços comuns e que constituem a maior parte do nosso mercado.
O meio eletrônico passa a ser cada vez mais a regra, o que traz inúmeros benefícios, tais como celeridade, prestígio à impessoalidade e combate às fraudes que acometem nosso setor.
A importância e prestígio aos programas de integridade vêm crescendo cada dia mais, e esse é, sem dúvida, mais um ponto forte da lei.
A área penal e de crimes contra a licitação também foi revista e tornou-se mais rigorosa, o que deve contribuir para o respeito e diminuição dos ilícitos no setor.
A criação do PNCP (Portal Nacional de Contratações Públicas) merece também destaque e acreditamos que o caminho para a ética e transparência vem sendo construídos de forma bastante palpável pela nova lei e novos negócios que advirão dela.
Ainda vemos uma resistência à utilização e regulamentação da lei, especialmente pelos municípios, mas estamos participando e acompanhando essa grande transformação na área de licitações e contratações públicas, o que, certamente, é algo ímpar e merece toda nossa dedicação e protagonismo.
7 Compartilhe aqui conosco uma frase, um pensamento especial que te faz vibrar e tem um significado especial para você.
Sou uma pessoa plural, tenho muitas frases e lemas que passam uma mensagem relevante e aproveito para compartilhar aqui com vocês :
“Eu nunca perco. Ou eu ganho ou aprendo”, Nelson Mandela.
“Um dia sem risada é um dia perdido”, Charlie Chaplin.
“Faça o que é certo, não o que é fácil”, Roy T. Bennet.
“Mire na Lua, porque mesmo que você erre, acabará entre as estrelas”, Les Brown.
“Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários”, C. S. Lewis.
A administração pública, diferentemente das empresas privadas, não tem autonomia para comprar, alugar ou contratar obras, serviços ou produtos, fazendo-se necessária a realização de...
Saiba tudo sobre o Atestado de Capacidade Técnica na Nova Lei de Licitações. Entenda sua importância, requisitos e como pode impactar a participação de empresas em processos licitatórios....
Descubra como a cachaça se entrelaça com as compras públicas no Brasil. Explore os desafios e oportunidades dessa conexão, e entenda o impacto da regulamentação na valorização da produção...