Nesta quinta edição do Gente Que Brilha, vamos acompanhar a trajetória de Bruno Pavani, um gestor com background acadêmico incomum e uma carreira rica e diversificada na gestão de negócios públicos.
Com vocês, Bruno Pavani, em entrevista exclusiva para o SOL.
Quem é o Bruno? Conte um pouco sobre você…
Sou o Bruno Pavani, hoje exerço o cargo de Gerente de Vendas de Sistemas Farmacêuticos na Becton Dickson (BD); sou médico veterinário de formação e pós-graduado em marketing e administração. Estou há 16 anos na BD, sempre focado na área de vendas e produtos, com destaque para a divisão de Diabetes Care, onde exerci várias funções relevantes por 14 anos, um marco na minha carreira em termos de aprendizado e evolução.
Em minha passagem pela divisão de Diabetes Care, enquanto Coordenador de Vendas e Gerente de Produtos, estive em contato direto com o mercado público, cuja complexidade e possibilidades de transformação são pontos que me instigaram profissionalmente.
1Na sua opinião, quais são os highlights de sua carreira?
Um dos highlights da minha carreira foi o desenvolvimento de um novo olhar para o mercado público, uma visão mais estratégica, mais “market oriented”; essa implantação pioneira na empresa de uma solução de BI (Business Intelligence ), nos proporcionou criar uma cultura da informação sobre o mercado público, dentro da unidade de negócios de Diabetes Care. Passamos a fazer um tracking da concorrência e de preços, entre outros indicadores, e, ao analisar a evolução do Market Share, pudemos definir objetivos anuais para o aumento da participação de mercado nos segmentos-alvo.
Outro turning point da minha carreira foi não seguir a carreira padrão de um médico veterinário e entrar na indústria farmacêutica, onde descortinei um universo de novas possibilidades de crescimento profissional.
2Desafios – a vida profissional e a pessoal é feita de desafios, aqueles que nos tornam melhores, mais fortes e mais capazes. Quais foram os desafios marcantes de sua vida profissional ou pessoal que você gostaria de compartilhar conosco?
Ser pai, um marco definitivo e que aconteceu em junho de 2018. Aí mudou minha vida, foi um momento de desafios, de desenvolvimento pessoal: aprender coisas novas e se adaptar à nova realidade, em que o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal tem que ser recalibrado, sem “deixar a peteca cair”, isto é, continuar sendo um profissional dedicado, focado na minha carreira, e ao mesmo tempo balancear com minha nova vida pessoal.
3O que te inspira, o que te motiva a cada dia que você dedica ao mercado de Licitações Públicas?
O que me motiva e me inspira é ser um agente, ainda que indireto, de mudanças e melhorias na vida de um paciente crônico, como é o caso do portador de diabetes. O diabetes é uma patologia crônica e que vai influenciar a vida de um paciente para sempre, ele vai ter que aprender a conviver com ela da melhor forma possível.
Para o Mercado Público, é muito relevante e implica em questões de saúde pública importantes, daí termos leis e regulamentações específicas para suportar o paciente diabético dentro da rede pública. E ter participado ativamente de um programa educacional voltado para aprimorar os protocolos municipais, estaduais e até federal sobre o controle glicêmico, técnica de preparo e aplicação de insulinas, inclusive as canetas, foi muito marcante do ponto de vista profissional, foi um programa que fez a diferença e motivou toda a equipe envolvida no seu desenvolvimento e implantação.
O Mercado Público é sempre dinâmico e desafiador, aqui você não trabalha com argumentos de venda padrão, os stakeholders são diferentes e o grande desafio está em criar um novo mindset junto aos gestores públicos que compram produtos e serviços, através de licitações. A ideia que me motiva muito é tirar o foco da questão onipresente do preço e trabalhar outros aspectos como a qualidade, novas tecnologias e inovações que podem mudar, para muito melhor, a vida de um paciente crônico, como o diabético.
4Quais são os projetos profissionais que te “mobilizam” atualmente e estão canalizando sua atenção?
Pharmaceutical Systems lida direto com o mercado farmacêutico B2B, em indústrias com perfis variados, que demandam soluções e produtos diferenciados. Estou canalizando minha atenção e skills para compreender a dinâmica desse mercado, suas necessidades e as novas possibilidades de negócios que ele pode trazer para a minha empresa.
6Compartilhe aqui conosco uma frase, um pensamento especial que te faz vibrar e tem um significado especial para você.
“O sucesso de hoje é formado por coisas que antes eram consideradas impossíveis”
Uma frase bastante simples, mas que mostra o quão importante é estar em constante desenvolvimento. Fica minha sugestão para que nunca desistamos dos nossos objetivos, sejam eles os mais distantes possíveis. Manter o foco, se reinventar, reavaliar suas atitudes e seus caminhos com certeza te farão chegar lá!
A administração pública, diferentemente das empresas privadas, não tem autonomia para comprar, alugar ou contratar obras, serviços ou produtos, fazendo-se necessária a realização de...
Saiba tudo sobre o Atestado de Capacidade Técnica na Nova Lei de Licitações. Entenda sua importância, requisitos e como pode impactar a participação de empresas em processos licitatórios....
Descubra como a cachaça se entrelaça com as compras públicas no Brasil. Explore os desafios e oportunidades dessa conexão, e entenda o impacto da regulamentação na valorização da produção...