Nesta quarta edição de Gente Que Brilha vamos acompanhar a trajetória de Andréa de Albuquerque do Amaral, que há mais de 16 anos vem construindo uma carreira de impacto em Licitações Públicas, sendo reconhecida por sua capacidade de liderança e reestruturação estratégica.
Com vocês, Andréa Amaral, em entrevista exclusiva para o SOL.
Quem é a Andréa? Conte um pouco sobre você…
Sou mãe, advogada, amante do conhecimento e amo trabalhar. Comecei minha vida profissional aos 14 anos e desde 2005, atuo na área jurídica, com foco em licitações públicas.
Há 6 anos, sou gerente jurídico da Strattner, empresa brasileira que há mais de 70 anos atua no mercado médico-hospitalar e é reconhecida por suas soluções de vídeo cirurgia e cirurgia robótica. Tenho sob a minha gestão as áreas: jurídica, licitação, contratos, bem como a liderança de 22 colaboradores.
Prezo pelo desenvolvimento de pessoas: busco desenvolver minha equipe e ajudar na formação de profissionais em licitações. Visto a camisa das empresas em que trabalho e procuro sempre inovar na minha área de atuação; acredito que o senso de dono é um dos meus destaques nas empresas em que atuo.
1Quais foram os pontos altos de sua carreira? Que fatos relevantes e resultados alcançados você gostaria de destacar?
Na minha carreira profissional tive muitos desafios, porém, o maior deles foi a reestruturação da área de licitações em uma empresa dinamarquesa, na qual meu gestor era estrangeiro e não entendia de mercado público, além de ter uma equipe dividida entre São Paulo e Rio de Janeiro, num momento em que nem se falava em trabalho remoto. Tinha a missão e o desafio de reestruturar toda organização, introduzindo uma nova cultura.
Em um ano implantei o novo sistema; absorvemos a gestão de todas as licitações em nome da empresa, conseguimos a adesão à nova cultura por parte de todos os colaboradores e apresentamos os resultados almejados, além de dar segurança jurídica aos processos, atendendo as expectativas do quadro diretivo.
Com isso, acabei ganhando expertise em reestruturação de departamento. Na empresa em que atualmente trabalho, reestruturei a área de licitações, contratos e a área jurídica. E hoje o departamento de licitações é visto como uma área estratégica, de extrema importância para os negócios da empresa.
Outro desafio significativo foi a virada de chave da assinatura em contratos, implantei a assinatura eletrônica na empresa em 2017, numa época em que poucos aderiam a este serviço, trazendo uma redução de 80% nas despesas com assinaturas de contratos.
2Desafios – a vida profissional e a pessoal é feita de desafios, aqueles que nos tornam melhores, mais fortes e mais capazes. Quais foram os desafios marcantes de sua vida profissional ou pessoal que você gostaria de compartilhar conosco?
Acredito que no início da carreira, tive o desafio de conciliar faculdade, trabalho e criação dos filhos, pois trabalhava o dia todo, fazia faculdade à noite e tinha duas filhas pequenas.
Mas o maior desafio da minha vida foi em 2017, quando fui diagnosticada com câncer retal e 2 meses depois minha mãe foi diagnosticada com câncer de bexiga. Mesmo fazendo 15 ciclos de quimioterapia e 30 sessões de radioterapia, eu não me afastei das minhas atividades profissionais, pois isso me impulsionava a lutar diariamente, me sentia útil.
Obviamente, eu trabalhava de forma remota e muitas vezes do hospital, tive o apoio da empresa e principalmente, da minha equipe e do meu gestor, que foram maravilhosos e me ajudaram num momento tão delicado da minha vida.
Ao longo de 6 meses de tratamento, a paixão pelo meu trabalho foi um dos remédios para minha cura.Consegui vencer essa batalha!
3O que te inspira, o que te motiva a cada dia que você dedica ao mercado de Licitações Públicas?
Ser uma líder melhor a cada dia, buscar etransmitir conhecimento é uma das minhas grandes paixões. O aprendizado diário é algo inspirador e a união de vários departamentos num único propósito, é muito gratificante.
4Atualmente qual é o projeto na área de Licitações e Compras Públicas ao qual você tem se dedicado mais? Quais são os desafios mais relevantes deste projeto para você como gestora e para a sua empresa?
Estamos numa restruturação de S&OP, a fim de ganharmos mais assertividade no planejamento e atendimento das demandas. O destaque desse projeto é alinhar perspectiva x demanda, pois sabemos que na licitação pública nem sempre há o consumo da ata. Sem dúvida esse projeto trará muitos benefícios para empresa.
5Nova Lei de Licitações – na sua opinião quais os impactos que a nova Lei de Licitações trará para o mercado de Compras Públicas?
Muito embora ainda recente e sem aplicação, acredito que a nova lei dará mais transparência aos processos, além de unificá-los.
6Compartilhe com a gente uma frase, um pensamento ou algo do gênero que faz você vibrar e tem um significado especial para você.
Você é o responsável pela sua vida, não terceirize seus sonhos. Só você pode determinar suas limitações, não desista, mesmo quando tudo parecer estar perdido.
Muitas vezes fui desacreditada, desencorajada, mas quando entendi que meu sucesso só depende do meu esforço e da minha capacidade de lutar, comecei a prosperar. Sou grata a todos que me inspiraram e que me encorajaram, pois me ajudaram na minha trajetória e no meu autoconhecimento.
A administração pública, diferentemente das empresas privadas, não tem autonomia para comprar, alugar ou contratar obras, serviços ou produtos, fazendo-se necessária a realização de...
Saiba tudo sobre o Atestado de Capacidade Técnica na Nova Lei de Licitações. Entenda sua importância, requisitos e como pode impactar a participação de empresas em processos licitatórios....
Descubra como a cachaça se entrelaça com as compras públicas no Brasil. Explore os desafios e oportunidades dessa conexão, e entenda o impacto da regulamentação na valorização da produção...