A administração pública não possui autonomia para comprar, alugar ou contratar obras, serviços ou produtos e, para suprir suas necessidades, ela necessita realizar licitação. Ou seja, toda vez que o Governo precisa de suprimentos ou serviços, um edital é aberto e, a partir dele, as empresas concorrem para fornecer o que foi requisitado.
Diferentemente das empresas privadas, os órgãos públicos demandam muito mais, principalmente se considerarmos que diversas instituições desempenham processos licitatórios e realizam compras por licitação, como governos federal, estadual, municipal e órgãos relacionados, como prefeituras, secretarias, unidades, câmaras, fundações, entre outros. Isso significa que fornecer para eles é muito vantajoso e rentável.
Mas, em um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental aprender a implementar a cultura de dados. Pois, para que a informação possa, de fato, mudar a realidade dos negócios e gerar oportunidades, ela precisa ser vista como uma ferramenta estratégica, funcional e assertiva.
Para sair na frente da concorrência é preciso estabelecer estratégias concretas na hora da tomada de decisões e a Inteligência de Mercado pode contribuir neste sentido. Com isso, é imprescindível estruturar e simplificar os processos. Afinal, a tecnologia pode ser sua maior aliada, auxiliando a estruturar, simplificar e tornar os processos mais inteligentes. O Business Intelligence (BI), aliado ao Big Data e outras tecnologias, permite o acompanhamento e análise das oportunidades.
E, para ajudar você a entender melhor como funciona a Inteligência de Mercado para a licitação, abordamos o tema em nosso artigo de hoje.
Lembrando que nossa série de conteúdos didáticos tem o propósito de explorar as bases dos processos que envolvem a gestão de licitação e compras públicas. Portanto, se você está entrando agora no universo da licitação, te convidamos a ler os artigos anteriores, que explanam sobre as bases do processo licitatório. Mas se você já está familiarizado(a), sugerimos que continue nos acompanhando e relembrando pontos primordiais, seguindo até os próximos conteúdos, mais técnicos e robustos. Boa leitura!
Líderes empresariais reconhecem a importância de traçar um planejamento estratégico baseado em dados e informações confiáveis. E, embora seja um conhecimento necessário, nem todos os gestores sabem exatamente o que é Inteligência de Mercado e como ela pode deixar seu empreendimento um passo à frente da concorrência.
Também chamada de Business Intelligence, ela é uma estratégia que consiste na coleta de dados e informações para obter insights, de modo a analisá-los e, a partir disso, chegar às ideias para aperfeiçoar o próprio negócio, contribuindo para a tomada de decisão. Além disso, as empresas que se dedicam regularmente à Inteligência de Mercado contam com uma importante vantagem competitiva.
Na hora de fazer o planejamento estratégico da empresa e tomar decisões, os gestores sabem que o ideal é se basear em informações e dados confiáveis e, para isso, é essencial ter um processo estruturado para coletar e processar informações, sendo esta a função da Inteligência de Mercado. Afinal, atuar sem estratégia pode demandar um grande esforço de equipe e processos, desperdiçando tempo e energia.
Quem participa de licitações e compras governamentais no Brasil sabe que, apesar de atrativo e com grande potencial, esse mercado é bastante especializado, regrado por um conjunto complexo de normas e exigências legais e, ao mesmo tempo, movido por diversos fatores e diferenciais locais e regionais.
Por isso, os licitantes que almejam ter sucesso nas vendas para o governo e segurança nas contratações precisam de informação, conhecimento e estratégia, conhecendo e analisando de forma objetiva este universo de oportunidades que o mercado público pode proporcionar. Pois, do mesmo modo que esse segmento é gigantesco, trazendo oportunidades significativas para empresas dos mais variados segmentos, perfis e portes, ele também é muito heterogêneo e complexo.
Considerando o grande volume de editais e licitações divulgados diariamente, o uso de tecnologias que automatizam e aplicam inteligência aos processos de trabalho, auxilia na identificação de oportunidades qualificadas. E, à medida que uma empresa aumenta o controle e conhecimento dos dados, maiores são as chances de ela tomar uma decisão acurada.
Com o auxílio da Inteligência de Mercado, Inteligência Artificial (IA), Big Data e, até mesmo do Portal da Transparência e Portal de Compras Públicas, além, é claro, de um banco de dados bem organizado e otimizado, é possível descomplicar a busca por editais e processos licitatórios de interesse da companhia, bem como o processo de análise documental, desenvolvendo, assim, uma estratégia eficaz de Inteligência de Mercado. Quanto mais completa, abrangente e atualizada for essa base, melhores serão os resultados das análises, gerando de fato um diferencial competitivo.
A essência do negócio está na informação e em como ela é tratada e transformada em uma análise inteligente, sem achismos. E conseguir as respostas para suas perguntas gera insights eficazes, identificação de oportunidades de crescimento e investimento, além de rastrear jornadas de clientes e apontar tendências.
A Inteligência de Mercado garante uma vantagem competitiva às empresas que contam com essa ferramenta, pois permite ter acesso ao mapeamento estratégico e operacional das compras de bens e serviços, inclusive com detalhamento por estado, tipo de bem adquirido, análise da concorrência, precificação e outros indicadores essenciais para gestão de negócios públicos e otimização de resultados.
Inovadora, orgânica, completa, profunda, abrangente e, ao mesmo tempo, intuitiva e acessível, a solução IBIZ Inteligência de Mercado surgiu, a fim de elevar os resultados das empresas que atuam no mercado público e processos de licitação. Indo muito além da inteligência, ela se torna uma transformação na gestão de processos de licitação.
Indicada para as empresas que buscam uma nova visão sobre os seus mercados reais ou potenciais, a solução oferece visão estratégica e transformadora para conduzir os negócios a um novo patamar de gestão de processos de licitação e resultados nos mercados públicos e non-retail privado.
Eliminando suposições e tornando a tomada de decisão mais assertiva, ampliando as vantagens competitivas de sua empresa e elevando seus resultados, a IBIZ Inteligência de Mercado transforma a gestão de processos de licitação no mercado público.
Se você quer conhecer mais sobre essa solução, ideal para minimizar incertezas, indicar oportunidades, apontar tendências e construir cenários de forma realmente inteligente, entre em contato com nossa equipe e saiba mais!
Não se esqueça: se você ainda é novo(a) nesse universo, acompanhe os próximos artigos com as bases dos processos que envolvem a gestão de licitação e compras públicas. E se já está nessa jornada, aproveite para relembrar os fundamentos e nos acompanhar até os próximos conteúdos, onde abordaremos temas mais técnicos e robustos.