Nós, aqui do Solariz, temos um compromisso de trazer para você os temas mais quentes e inovadores sobre gestão . E ao focarmos em Inteligência de Decisão (Intelligence Decision – DI) estamos abordando um conceito muito, mas muito novo mesmo.
Inteligência de Decisão é uma nova disciplina, um “novo conceito novo” que integra o melhor da ciência de dados aplicada, da matemática, da estatística, das ciências sociais e comportamentais e dos princípios de gestão estratégica, unificados nesta metodologia nascente. A ideia por trás da Inteligência de Decisão é usar os dados de forma integrada e orgânica para melhorar nossas vidas e nossos negócios.
É uma ciência essencial que se alimenta da Inteligência Artificial para existir.Contém em seu core osatributos da Inteligência Artificial, Machine Learning e o uso intensificado de algoritmos combinados com outras metodologias estruturais.
Como se fosse uma receita complexa, a Inteligência de Decisão, incorpora a Inteligência de Mercado, da qual absorve todo o seu potencial de captura, tratamento e análise ágil e assertiva de grandes bases de dados, que imputam as informações para posterior tomada de decisão.
A Inteligência de decisão também se apropria das metodologias de Design Thinking, propondo um novo olhar mais empático e dinâmico para endereçar problemas complexos, que visem soluções que otimizem recursos e resultados.
Da Teoria dos Jogos, vem um ingrediente importante, que cria modelos matemáticos e preditivos, estuda as escolhas, quando há em campo itens e fatores variáveis, que dependem sobretudo, da escolha individual ou de um determinado grupo com comportamento homogêneo.
A Experiência do Usuário (UX) é fundamental neste mix que compõe a Inteligência de Decisão (DI), afinal toda e qualquer decisão tomada no âmbito corporativo ou pessoal afeta clientes e indivíduos de forma diferenciada. Ao incorporar a Experiência do Usuário (UX) a solução se torna mais amigável e intuitiva, tornado o processo de decisão mais eficiente tanto do ponto de vista do gestor, como do usuário final .
Psicologia, Economia comportamental , Ecologia e Filosofia também foram agregadas a Inteligência de Decisão, uma vez que os processos de decisão complexos tem que considerar dilemas e problemas éticos e étnicos, comportamentos coletivos , impactos sócio-econômicos, impactos ambientais e uma série de outros aspectos; a opção por uma decisão A ou B pode, gerar grandes oportunidades e benefícios ou grandes problemas e de difícil solução.
Complexo? Sim. Mas ao pensarmos que todos os dias, durante nossa vida, somos instados a tomar decisões de baixa, média ou intensa complexidade que podem inclusive, mudar o nosso rumo pessoal e nos transformá-lo completamente, o mesmo se dá no ambiente empresarial. A tomada de decisão é o que oxigena o mundo corporativo , sustenta e dá brilho aos negócios.
A Inteligência de Decisão ainda é uma solução nascente, grande parte dos gestores ainda desconhece seus princípios básicos, mas em um mundo cada vez mais multifacetado, como o que estamos vivendo, a Inteligência de Decisão será a estrela do novo normal.
O Dia Internacional da Cerveja, comemorado na primeira sexta-feira de agosto, é uma data especial para brindarmos a uma das bebidas mais populares do mundo. Mas, além da celebração, este é um...
Participar de licitações públicas envolve riscos que podem ser gerenciados com um planejamento adequado. Leia o artigo e confira orientações para otimizar a gestão de licitações. Saiba,...
O pregão é uma modalidade de licitação pública que possui diferentes fases e que são fundamentais para que os fornecedores de diferentes regiões possam participar e ter a oportunidade de dar o...