Ainda estamos em plena temporada de sopas. Estas noites mais frias pedem uma sopinha, mas não uma sopinha qualquer. Que tal sair do lugar comum e provar uma sopa exótica, cujo sabor desperta nossas papilas gustativas? Essa combinação de sabores inusitados vai fazer sucesso nesta temporada. E o mais bacana, é uma sopa “sustentável” que reaproveita cascas e cabeças de camarão.
INGREDIENTES
1 kg de cascas e cabeças de camarão
1cebola
2dentes de alho
2pimentas dedo-de-moça
⅔de xícara (chá) de capim cidreira (cerca de 12 folhas)
½colher (sopa) de gengibre ralado
1,5 litro de água
1filé de peito de frango (cerca de 300 g)
½xícara (chá) de cogumelos-de-paris frescos
1xícara (chá) de leite de coco caseiro
raspas e caldo de 1 limão
2colheres (sopa) de azeite
sal a gosto
cebola roxa fatiada fino a gosto para servir
pimenta dedo-de-moça fatiada fino a gosto para servir
folhas de coentro a gosto para servir
gomos de limão a gosto para servir
INSTRUÇÕES
Coloque as cascas e cabeças de camarão numa peneira e lave bem sob a água corrente. Reserve.
Com a lateral da lâmina da faca, amasse e descasque os dentes de alho. Descasque e corte a cebola em meias-luas finas. Com a tesoura, corte as folhas de capim cidreira em 4 partes. Lave e corte as pimentas dedo-de-moça ao meio, no sentido do comprimento.
Leve uma panela média ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite e coloque as cascas e cabeças do camarão. Refogue por cerca de 10 minutos para liberar os sabores, até as cascas ganharem um tom alaranjado. Junte o alho, a cebola, o gengibre e as pimentas dedo-de-moça e mexa por mais 2 minutos até murchar.
Regue com a água aos poucos, raspando os queimadinhos do fundo da panela com a espátula – eles dão sabor ao caldo. Junte o capim cidreira, tempere com 2 colheres (chá) de sal, misture e deixe em fogo médio até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 40 minutos até o caldo reduzir a ⅔ do volume inicial. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
Limpe os cogumelos com um pano úmido (ou papel toalha) e corte cada um em fatias finas. Corte o filé de frango em tirinhas de 6cm x 1cm, reserve.
Sobre uma tigela, passe o caldo por uma peneira grande, pressionando com as costas de uma colher para extrair todo o líquido. Volte o caldo para panela e leve ao fogo médio. Quando ferver, junte as tiras de frango, os cogumelos e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
Desligue o fogo, misture o leite de coco caseiro, as raspas e caldo de limão. Prove e ajuste o sal. Sirva a seguir com folhas de coentro, gomos de limão, cebola roxa e pimenta fatiadas.
A administração pública, diferentemente das empresas privadas, não tem autonomia para comprar, alugar ou contratar obras, serviços ou produtos, fazendo-se necessária a realização de...
Saiba tudo sobre o Atestado de Capacidade Técnica na Nova Lei de Licitações. Entenda sua importância, requisitos e como pode impactar a participação de empresas em processos licitatórios....
Descubra como a cachaça se entrelaça com as compras públicas no Brasil. Explore os desafios e oportunidades dessa conexão, e entenda o impacto da regulamentação na valorização da produção...