• Clientes
    • Empresas
    • Cases
  • Plataforma Essenciz
    • Como Funciona
    • Captura & Operação
    • Gestão Operacional & Estratégica (TRP)
    • Inteligência de Mercado
    • Projetos Especiais
    • Mais Dados
  • Blog Sol
    • Conteúdo
  • A IBIZ
    • Sobre
    • Universo
    • Iniciativas
  • Fale conosco
  • Português
Fale conosco
Bolinhas BlogSol Blog SOL
Horizons Logo
  • Visionz
    • Lumina
    • Farol by Fenili
  • Gente que Brilha
  • Trilhas de Conhecimento
    • Inteligência IBIZ
    • Minuto IBIZ
    • Você Sabia?
  • Re-conheça
  • Acervo
    • Gente que Brilha – série 1
    • Inteligência de Crise
    • Licita
    • Radar News
    • Sinapsiz
Horizons Logo
  • BlogSol
  • Acervo
  • Radar news
  • Na pandemia, o orçamento virou live
03/08/2020

Na pandemia, o orçamento virou live

Na pandemia, o orçamento virou live

Como reagir a uma crise sem precedentes? Para a cervejaria Ambev e para um grupo crescente de empresas, a resposta foi repensar seus dogmas. A dona de marcas como Skol e Colorado é uma das maiores entusiastas do orçamento base zero, em que todos os custos são repensados do zero a cada ano fiscal. É um dos métodos mais espartanos e mais ágeis de repensar prioridades — mas não serviu de nada na pandemia.

Do dia para a noite, a companhia se viu obrigada a repensar como economizar e como se comunicar com consumidores em crise existencial. Uma das saídas foi criar uma fábrica de lives, um custo que não estava previsto. “Não havia planejado fazer nenhuma live. Zero. Mas a crise estourou e falei: o orçamento agora é meu”, diz Ricardo Dias, vice-presidente de marketing da Ambev. De lá para cá, a companhia produziu centenas de lives. “A live é a oportunidade perfeita. Você pode contar a história do novo produto e o cliente já compra pelo QR Code”, diz Dias.

A produção de conteúdo nas lives é a concretização de uma mudança na forma como as marcas se comunicam. Com a televisão, segundo Dias, a lógica era: o anunciante paga a conta de seu conteúdo, e para isso você topa ser interrompido de tempos em tempos. O streaming começou a mostrar que havia outro caminho, sem interrupção. E uma geração inteira de novos consumidores não aceita que as marcas os interrompam, então as próprias marcas precisam entreter seus consumidores. Outro pioneiro das lives que misturam conteúdo e marketing no Brasil é o publicitário Rapha Avellar. Ele produziu a live da cantora Marília Mendonça para a empresa de pagamentos Stone — é, até hoje, a live mais assistida do mundo, com 3,2 milhões de visualizações.

“Até o smartphone, quem produzia conteúdo eram os anunciantes e as empresas de mídia. Agora o mundo tem 7 bilhões de criadores, e os anunciantes concorrem com os gatinhos fofos. Se o conteúdo não for interessante, as pessoas deslizam a tela, simples assim”, diz Avellar. A tendência, acelerada pela pandemia, é que as marcas deixem de ser um produto e passem a ser plataformas de estilo de vida.

A forma como a pandemia virou 2020 de cabeça para baixo, na visão de Dias, é uma mostra de que a flexibilidade veio para ficar no orçamento das grandes empresas. “Minha ambição é começar o ano com 50% de recursos livres, em vez dos 5% atuais”, diz. “As melhores oportunidades estarão cada vez mais em surfar os micromomentos sociais”, afirma Avellar.

Fonte: Exame

 

Compartilhar

Posts Mais Lidos

Dispensa e Inexigibilidade de Licitação: Entenda Tudo Sobre o Assunto
10/10/2025

Dispensa e Inexigibilidade de Licitação: Entenda Tudo Sobre o Assunto

18/07/2024

Mudança na ordem das fases da licitação: o que você precisa saber?

Como funciona a licitação de medicamentos no setor público?
23/12/2024

Como funciona a licitação de medicamentos no setor público?

20/05/2025

O que é licitação? Veja como funciona, modalidades e muito mais

06/06/2024

Credenciamento em licitação: o que é e como funciona

Categorias

  • Acervo
    • Arte, cultura e lazer
    • Cases
    • Gente que Brilha - série 1
    • Inteligência de crise
    • Inteligência de mercado
    • Licita
    • Radar news
    • Sabores & sensações
    • Sinapsiz
    • Solariz - série 1
  • Gente que Brilha
  • Jornada do Crescimento
  • Re-conheça
  • Trilhas de Conhecimento
    • Inteligência IBIZ
    • Minuto IBIZ
    • Você Sabia?
  • Visionz
    • Farol by Fenili
    • Lumina

Veja outras matérias

Conheça As Modalidades de Licitação e Suas Características
Re-conheça

Conheça As Modalidades de Licitação e Suas Características

A Nova Lei de Licitações redefiniu as modalidades usadas pelo governo e extinguiu formatos antigos. Este artigo explica como cada modalidade funciona e por que esse entendimento ajuda empresas a...

Ler mais
Tabagismo no Brasil: tendências, riscos emergentes e o que isso revela sobre políticas públicas
Inteligência IBIZ

Tabagismo no Brasil: tendências, riscos emergentes e o que isso revela sobre políticas públicas

O tabagismo é um indicador estruturante da saúde pública. As tendências do Vigitel mostram mudanças nos hábitos da população e revelam impactos diretos sobre políticas públicas, vigilância...

Ler mais
Ideias Inovadoras: Você Sabia que As Compras do Governo Fomentam Transformação Tecnológica?
Você Sabia?

Ideias Inovadoras: Você Sabia que As Compras do Governo Fomentam Transformação Tecnológica?

As compras públicas vão muito além da aquisição de produtos e serviços, elas também são um motor de inovação e transformação tecnológica. Neste artigo, você vai entender como o governo...

Ler mais

Fique por dentro das novidades

#inscreva-se

Clique aqui e conheça as nossas iniciativas!

  • A Plataforma
  • Clientes
  • Cases
  • Blog
  • Sobre nós
  • Captura & Operação
  • Gestão Operacional
    e Estratégica (TRP)
  • Inteligência de Mercado
  • Projetos Especiais
  • Mais Dados
  • Política de privacidade
  • Fale conosco

+55 (11) 5904-7140

IBIZ Tecnologia Ltda
Rua Domingos de Morais, nº 2.187 Torre Xangai | 4º Andar | Conjuntos 406 a 410 | Vila Mariana | São Paulo – SP | CEP 04035-000

© IBIZ Tecnologia. Todos os direitos reservados. Criado por Agência Carbon

Linkedin Instagram Facebook Youtube