Como as fintechs podem ajudar a proteger o futuro da indústria global
05/01/2021
Como as fintechs podem ajudar a proteger o futuro da indústria global
A pandemia teve ramificações para muitas empresas, criando um futuro incerto para as empresas que, ao mesmo tempo, trabalham para inovar e se adaptar ao “novo normal”. A Covid-19 apenas acelerou a confiança na adoção de tecnologia, deixando companhias geridas por sistemas antigos para trás. As que melhoraram a conectividade prosperaram, mas é preocupante que o cenário atual tenha sido desanimador para novos participantes.
Enquanto os governos em todo o mundo estão divulgando pacotes de apoio sem precedentes, o risco de impostos punitivos sobre os empresários representa uma ameaça adicional.
Como empreendedores, temos o dever de influenciar os formuladores de políticas e ajudar a desenvolver um pool global de talentos. Com nosso mundo agora mais conectado do que nunca, podemos trabalhar juntos para desenvolver ideias e implementar práticas que irão encorajar o compartilhamento global do espírito empreendedor, garantindo que os novos participantes não sejam desencorajados pelo cenário sombrio que estamos vendo hoje.
Embora tenha havido vencedores e perdedores claros durante este período, sinto que o setor de fintech será a força vital de nossa recuperação. Durante cada crise, há mais oportunidades. Algumas das melhores invenções foram criadas nos tempos mais sombrios.
Pressões Externas Sobre o Setor
Os governosem todo o mundo estão buscando ideias sobre como retomar a economia durante estes tempos sem precedentes, anunciando pacotes econômicos e fiscais na esperança de manter as empresas e as pessoas ativas. No entanto, algumas dessas ações tiveram um impacto prejudicial na indústria de fintechs.
Para começar, muitas startups que estavam nos estágios iniciais quando a pandemia chegou agora estão passando por dificuldades ou, pior, fechando as portas, e obter novos fundos é uma solução. Além disso, há uma defasagem no número de novos participantes e as empresas permanecem privadas por mais tempo. A atividade no setor de fusões e aquisições pode diminuir. As despesas com pesquisa e desenvolvimento foram reduzidas à medida que as fintechs tentam fortalecer seus balanços.
Colhendo os benefícios da pandemia
Apesar da perspectiva sombria, há lampejos de esperança. Essas circunstâncias imprevistas causaram incerteza em algumas áreas, mas fizeram outras crescerem. O ambiente atual acelerou a necessidade de serviços financeiros prestados remotamente, pois a quarentena obrigou as pessoas a realizar atividades críticas de forma online. Esta é uma oportunidade imensa para os provedores inspirarem mais confiança em sua resiliência. A volatilidade do mercado que observamos também estimulou as negociações, e vimos um aumento nas transações eletrônicas em todo o mundo.
Antes, havia desconfiança nos avanços, mas a crise mostrou a força da boa tecnologia. Embora o cenário atual pareça desolador, os empreendedores devem começar seus negócios agora. Esta área está pronta para oportunidades. Por exemplo, agora que muitas empresas tiraram suas operações do offline, o pool de talentos é global. Vivemos em um mundo mais conectado do que nunca, e todos devemos aproveitar isso.
Muitos fatores externos estiveram fora de nosso controle durante esse período, mas uma coisa permanece clara: a resiliência do setor de fintech. A questão permanece: como os empreendedores aproveitam essa influência externa para ajudar a impulsionar uma recuperação global e incentivar o aumento da inovação em todo o mundo?
Pensando no futuro
As fintechs terão um papel importante na recuperação da pandemia global. No entanto, a crise de Covid-19 já está prejudicando o setor. Os empreendedores do segmento precisam convocar a comunidade fintech para trabalhar em conjunto e criar ideias práticas e pragmáticas para revitalizar o setor e manter o fluxo de inovação.
O Dia Internacional da Cerveja, comemorado na primeira sexta-feira de agosto, é uma data especial para brindarmos a uma das bebidas mais populares do mundo. Mas, além da celebração, este é um...
Participar de licitações públicas envolve riscos que podem ser gerenciados com um planejamento adequado. Leia o artigo e confira orientações para otimizar a gestão de licitações. Saiba,...
O pregão é uma modalidade de licitação pública que possui diferentes fases e que são fundamentais para que os fornecedores de diferentes regiões possam participar e ter a oportunidade de dar o...