O famoso muralista paulistano, Eduardo Kobra, cujas obras tem um traço muito diferenciado e estão espalhadas em vários pontos da cidade de São Paulo, como painéis, empenas de prédio e muros usou toda a sua criatividade para alertar o Brasil e o mundo sobre as dificuldades que o Estado do Amazonas enfrentou (e ainda enfrenta) durante esta nova fase da pandemia.
A arte fala por si só, através dela é possível inspirar, alertar e transformar. Com a criação de “Respirar”, sua obra mais recente e impactante, Kobra se superou em criatividade e solidariedade.
O artista, que lançou recentemente o Instituto Kobra, acredita que a arte é um instrumento de transformação. E foi exatamente o que ele fez: transformou um cilindro de oxigênio em desuso em uma obra de arte única, que por si só dá o recado e nos convida a refletir sobre os problemas de saúde pública e sociais pelos quais passa o Brasil e o Amazonas.
A mensagem central da obra é a vida, a valorização do ser humano que precisa de ar para viver e respirar. “Que o sopro da minha arte ajude a levar um pouco de oxigênio para os hospitais mais necessitados e, ao mesmo tempo, provoque a reflexão sobre a importância de usar máscaras, lavar as mãos constantemente, manter o isolamento social e, claro, de preservar a natureza, que é um patrimônio de toda a humanidade”, diz o artista.
Exemplar único
A extensa obra de Kobra é reconhecida por seu realismo, detalhamento e losangos fragmentados coloridos, elementos gráficos que ele também levou para o cilindro pintado, que é o suporte artístico da “Respirar”. O realismo da obra é inacreditável: ele pintou o cilindro como se fosse um recipiente transparente, com uma árvore plantada dentro.
Inicialmente, a criação seria leiloada e o artista doaria 100% do valor a instituições que sofrem com a falta de oxigênio. No entanto, o movimento UniãoBR ficou sabendo da iniciativa e comprou a peça por R$ 700 mil, antes mesmo que o evento acontecesse.
Gabriela Conti, diretora de operações da UniãoBR, disse que o grupo se comoveu com a atitude do artista. “Ficamos sensibilizados com a delicadeza do Kobra em desenvolver uma obra especialmente para essa situação tão terrível pela qual estamos passando. Ele é um artista por quem temos carinho e está sempre conectado às causas sociais e ambientais” acrescenta.
O valor da venda será usado para uma causa admirável. “Vamos construir duas usinas de produção de oxigênio hospitalar, o equivalente a 1,4 mil cilindros por mês — sopros de vida e esperança a pacientes de Covid-19″. A instalação das usinas já começou em duas cidades do Amazonas, Alvarães e Itacoatiara.
O cilindro ficou exposto no Shopping Iguatemi, em São Paulo, entre os dias 14 e 28 de fevereiro. Além de ver de perto a obra, os visitantes puderam ajudar na conscientização contra a Covid-19 e doar, através de um QR code, para a construção de mais usinas na região Norte. Respirar é uma obra itinerante, que vai seguir em exposição por São Paulo, levando sua mensagem de valorização da vida, estimulando doações solidárias e encantando a todos com a força de sua imagem.
Que a vida e a arte possam juntas transformar nossa sociedade e que as atitudes solidárias se espalhem cada vez mais, como as tintas coloridas numa paleta, carregadas de esperança e novas possibilidades.