Você Sabia? – Dia Nacional de Combate à Dengue
O Dia Nacional de Combate à Dengue, celebrado anualmente no Brasil em 11 de novembro, reforça a importância da prevenção e do controle dessa doença que afeta milhões de pessoas no país. Com o...
Sandro Carvalho, 41 anos é carioca, motorista de aplicativo e morador da comunidade da Rocinha. Juntamente com a sua mulher, Tatiana Prado, 39 anos, decidiu levar idosos da Rocinha (RJ) aos postos de vacinação contra o coronavírus, sem cobrar nada.
Conhecendo bem a realidade do entorno onde mora, Sandro e sua esposa se mobilizaram para transportar vizinhos e desconhecidos morro abaixo para tomar vacina. A dificuldade de locomoção é o grande empecilho para muitos idosos que moram na comunidade, na zona sul do Rio de Janeiro, para se vacinarem contra à covid-19.
A ideia deste transporte solidário e altruísta surgiu depois que sua esposa, Tatiana Prado, em um dia de muito calor, comentou com ele sobre a dificuldade dos idosos que precisam utilizar o transporte público na região.
Tatiana enviou uma mensagem em um grupo de moradores no WhatsApp e a iniciativa do casal só recebeu elogios. “Nem todo mundo tem dinheiro para esse deslocamento. Nem todo carro quer subir e descer o morro”, conta. Muita gente vai perder a oportunidade de tomar a vacina porque não consegue chegar lá embaixo. Às vezes não tem a quem pedir ajuda. A pessoa pode entrar em contato com a gente, marca uma hora e a gente busca e leva”, explica.
Ela diz que a inspiração para ajudar o próximo vem da educação que recebeu do pai. Ao casar com Sandro encontrou no companheiro uma pessoa especial, íntegra e dedicada que pensa exatamente como ela e está sempre disposto a ajudar e sabe o valor que solidariedade e empatia têm, ou deveriam ter.
Em tempos de pandemia, para o motorista Sandro, a empatia é inegociável. “Nós precisamos de empatia, precisamos ajudar um ao outro. Infelizmente o mundo inteiro só pensa no dinheiro. As pessoas não pensam na amizade, na família. Não adianta ter todo o dinheiro do mundo quando não tem ninguém do seu lado.”
Em tempos incertos o mix de solidariedade e empatia deve ser incorporado em nossas rotinas, certos de que juntos, conseguiremos construir uma realidade mais justa e feliz.
Clique aqui e conheça as nossas iniciativas!