• Clientes
    • Empresas
    • Cases
  • Plataforma Essenciz
    • Como Funciona
    • Captura & Operação
    • Gestão Operacional & Estratégica (TRP)
    • Inteligência de Mercado
    • Projetos Especiais
    • Mais Dados
  • Blog Sol
    • Conteúdos
  • A IBIZ
    • Sobre
    • Universo
    • Iniciativas
  • Fale conosco
  • Português
Fale conosco
Bolinhas BlogSol Blog SOL
Horizons Logo
  • Visionz
    • Lumina
    • Farol by Fenili
    • Sinapsiz
  • Gente que Brilha
  • Trilhas de Conhecimento
    • Inteligência IBIZ
    • Minuto Ibiz
    • Você Sabia?
  • Re-conheça
  • Acervo
    • Gente que Brilha – série 1
    • Inteligência de Crise
    • Licita
    • Radar News
Horizons Logo
  • BlogSol
  • Acervo
  • Gente que Brilha - série 1
  • Bibliotecário faz leitura de afeto e inclusão
30/11/2020

Bibliotecário faz leitura de afeto e inclusão

Bibliotecário faz leitura de afeto e inclusão

Em Soto del Real, cidade a cerca de 48 quilômetros de Madrid, os idosos representam 20% da população e há uma preocupação constante em manter a população longe dos riscos da Covid-19.

Desde 2015, a biblioteca local tem um programa muito bem-sucedido e apreciado pela população idosa da cidade. A equipe de bibliotecários leva clássicos da literatura espanhola, mundial e obras contemporâneas até as casas de repouso da cidade.

Com a pandemia o programa de leitura domiciliar foi modificado, pela iniciativa do bibliotecário, Juan Sobrino, 48 anos.

“O que fazer para manter os idosos de Soto del Real entretidos nas casas de repouso, se não era mais possível ter contato físico com eles por conta das restrições?” A partir desta indagação básica, Juan teve a iniciativa de criar o projeto “Cuentos por Teléfono”.

“Pensei nos idosos, que são os mais vulneráveis ​​à Covid-19 e que não podem sair de casa com frequência, e também naqueles que estão em lares de cuidado especial e não podem receber visitas de familiares ou amigos”, contou Juan em entrevista à prefeitura de Soto del Real.

Agora com o projeto adaptado ao “novo normal”, os idosos podem ouvir mais histórias, já que a leitura por telefone, (mais fácil de ser viabilizada) passou a ser semanal.  Antes, a visita presencial dos bibliotecários para leitura nas casas de repouso, ocorria apenas 1 vez ao mês.

E como forma de tornar a leitura ainda mais calorosa e acolhedora, é feito um esforço por parte da equipe coordenada por Juan Sobrino, de que cada “leitor-voluntário” fale sempre com a mesma pessoa. Assim, estabelecem-se vínculos afetivos importantes para os idosos, e cada voluntário, passa a conhecer melhor o perfil e as preferências literárias de cada participante, acertando em cheio nas sugestões de leituras.

As sessões de leitura duram 20 minutos no mínimo e podem se estender para o tempo que for, caso aquele que lê perceba que do outro lado da linha, o ouvinte está animado. O número de voluntários precisou aumentar, inclusive, devido a demanda. Hoje são atendidos idosos de duas das três casas de repouso de Soto del Real.

Se a leitura por si só já é uma atividade prazerosa, que estimula o nosso melhor, o que dizer quando o ato de ler extrapola barreiras e vem carregado de afeto e solidariedade?

A atitude do bibliotecário Juan serve para nos mostrar, que a pandemia nos trouxe novas possibilidades, nos tornou mais flexíveis e abertos. Que em cada biblioteca, cada lar, surja um novo Juan, solidário e cidadão, como todos devemos ser.

Compartilhar

Posts Mais Lidos

18/07/2024

Mudança na ordem das fases da licitação: o que você precisa saber?

06/06/2024

Credenciamento em licitação: o que é e como funciona

Como funciona a licitação de medicamentos no setor público?
23/12/2024

Como funciona a licitação de medicamentos no setor público?

09/11/2020

True Gen – Como a geração Z impactará as empresas

Categorias

  • Acervo
    • Arte, cultura e lazer
    • Cases
    • Gente que Brilha - série 1
    • Inteligência de crise
    • Inteligência de mercado
    • Licita
    • Radar news
    • Sabores & sensações
    • Solariz - série 1
  • Gente que Brilha
  • Jornada do Crescimento
  • Re-conheça
  • Trilhas de Conhecimento
    • Inteligência IBIZ
    • Minuto Ibiz
    • Você Sabia?
  • Visionz
    • Farol by Fenili
    • Lumina
    • Sinapsiz

Veja outras matérias

Plano Anual de Contratações (PAC): O Que É e Qual o Seu Objetivo?
Re-conheça

Plano Anual de Contratações (PAC): O Que É e Qual o Seu Objetivo?

O Plano Anual de Contratações (PAC) é uma ferramenta extremamente útil para empresas que querem vender para o governo, por permitir a organização e a antecipação, além da transparência....

Ler mais
Doenças Crônicas que Precisam de Atenção: Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer
Inteligência IBIZ

Doenças Crônicas que Precisam de Atenção: Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer

As doenças crônicas representam hoje um dos maiores desafios de saúde pública no Brasil e no mundo. Entre elas, destacam-se o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), a Fibromialgia e o Alzheimer,...

Ler mais
Minuto IBIZ: Projetos Especiais
Minuto Ibiz

Minuto IBIZ: Projetos Especiais

Nesse artigo do Minuto Ibiz você vai conhecer a fundo o módulo de Projetos Especiais da Essenciz, a vertente mais personalizada da inteligência de mercado oferecida pela plataforma.

Ler mais

Fique por dentro das novidades

#inscreva-se

Clique aqui e conheça as nossas iniciativas!

  • A Plataforma
  • Clientes
  • Cases
  • Blog
  • Sobre nós
  • Captura & Operação
  • Gestão Operacional
    e Estratégica (TRP)
  • Inteligência de Mercado
  • Projetos Especiais
  • Mais Dados
  • Política de privacidade
  • Fale conosco

+55 (11) 5904-7140

IBIZ Tecnologia Ltda
Rua Domingos de Morais, nº 2.187 Torre Xangai | 4º Andar | Conjuntos 406 a 410 | Vila Mariana | São Paulo – SP | CEP 04035-000

© 2024 IBIZ Tecnologia. Todos os direitos reservados. Criado por Agência Carbon

Linkedin Instagram Facebook Youtube