• Clientes
    • Empresas
    • Cases
  • Plataforma Essenciz
    • Como Funciona
    • Captura & Operação
    • Gestão Operacional & Estratégica (TRP)
    • Inteligência de Mercado
    • Projetos Especiais
    • Mais Dados
  • Blog Sol
    • Conteúdos
  • A IBIZ
    • Sobre
    • Universo
    • Iniciativas
  • Fale conosco
  • Português
Fale conosco
Bolinhas BlogSol Blog SOL
Horizons Logo
  • Visionz
    • Lumina
    • Farol by Fenili
    • Sinapsiz
  • Gente que Brilha
  • Trilhas de Conhecimento
    • Inteligência IBIZ
    • Minuto Ibiz
    • Você Sabia?
  • Re-conheça
  • Acervo
    • Gente que Brilha – série 1
    • Inteligência de Crise
    • Licita
    • Radar News
Horizons Logo
  • BlogSol
  • Acervo
  • Radar news
  • Na pandemia, o orçamento virou live
03/08/2020

Na pandemia, o orçamento virou live

Na pandemia, o orçamento virou live

Como reagir a uma crise sem precedentes? Para a cervejaria Ambev e para um grupo crescente de empresas, a resposta foi repensar seus dogmas. A dona de marcas como Skol e Colorado é uma das maiores entusiastas do orçamento base zero, em que todos os custos são repensados do zero a cada ano fiscal. É um dos métodos mais espartanos e mais ágeis de repensar prioridades — mas não serviu de nada na pandemia.

Do dia para a noite, a companhia se viu obrigada a repensar como economizar e como se comunicar com consumidores em crise existencial. Uma das saídas foi criar uma fábrica de lives, um custo que não estava previsto. “Não havia planejado fazer nenhuma live. Zero. Mas a crise estourou e falei: o orçamento agora é meu”, diz Ricardo Dias, vice-presidente de marketing da Ambev. De lá para cá, a companhia produziu centenas de lives. “A live é a oportunidade perfeita. Você pode contar a história do novo produto e o cliente já compra pelo QR Code”, diz Dias.

A produção de conteúdo nas lives é a concretização de uma mudança na forma como as marcas se comunicam. Com a televisão, segundo Dias, a lógica era: o anunciante paga a conta de seu conteúdo, e para isso você topa ser interrompido de tempos em tempos. O streaming começou a mostrar que havia outro caminho, sem interrupção. E uma geração inteira de novos consumidores não aceita que as marcas os interrompam, então as próprias marcas precisam entreter seus consumidores. Outro pioneiro das lives que misturam conteúdo e marketing no Brasil é o publicitário Rapha Avellar. Ele produziu a live da cantora Marília Mendonça para a empresa de pagamentos Stone — é, até hoje, a live mais assistida do mundo, com 3,2 milhões de visualizações.

“Até o smartphone, quem produzia conteúdo eram os anunciantes e as empresas de mídia. Agora o mundo tem 7 bilhões de criadores, e os anunciantes concorrem com os gatinhos fofos. Se o conteúdo não for interessante, as pessoas deslizam a tela, simples assim”, diz Avellar. A tendência, acelerada pela pandemia, é que as marcas deixem de ser um produto e passem a ser plataformas de estilo de vida.

A forma como a pandemia virou 2020 de cabeça para baixo, na visão de Dias, é uma mostra de que a flexibilidade veio para ficar no orçamento das grandes empresas. “Minha ambição é começar o ano com 50% de recursos livres, em vez dos 5% atuais”, diz. “As melhores oportunidades estarão cada vez mais em surfar os micromomentos sociais”, afirma Avellar.

Fonte: Exame

 

Compartilhar

Posts Mais Lidos

20/05/2025

Licitações públicas: o que são, modalidades e como funcionam

O que muda com a nova lei de licitações?
20/12/2024

Resumo nova lei de licitações: o que muda?

Decreto 10024 — veja o que mudou no pregão eletrônico
24/10/2024

Decreto 10024 — Veja o Que Mudou No Pregão Eletrônico

06/07/2023

Licitação Menor Preço: saiba tudo sobre esse tipo de licitação

Uma pessoa trabalhando em um notebook
22/09/2022

O que são e para que servem os catálogos CATMAT e CATSER?

Categorias

  • Acervo
    • Arte, cultura e lazer
    • Cases
    • Gente que Brilha - série 1
    • Inteligência de crise
    • Inteligência de mercado
    • Licita
    • Radar news
    • Sabores & sensações
    • Solariz - série 1
  • Gente que Brilha
  • Jornada do Crescimento
  • Re-conheça
  • Trilhas de Conhecimento
    • Inteligência IBIZ
    • Minuto Ibiz
    • Você Sabia?
  • Visionz
    • Farol by Fenili
    • Lumina
    • Sinapsiz

Veja outras matérias

Minuto IBIZ: Gestão de Compliance em Licitações Públicas
Minuto Ibiz

Minuto IBIZ: Gestão de Compliance em Licitações Públicas

Neste artigo do Minuto Ibiz você vai entender como a plataforma Essenciz contribui diretamente com a gestão de compliance em licitações, evitando riscos de problemas fiscais.

Ler mais
Doenças Raras no Brasil: Desafios e Avanços no SUS
Inteligência IBIZ

Doenças Raras no Brasil: Desafios e Avanços no SUS

As doenças raras afetam milhões de brasileiros e exigem soluções que unam inovação, regulação e sustentabilidade. Este artigo analisa os avanços do SUS, o impacto da judicialização e as...

Ler mais
Você Sabia: Licitações de Obras Públicas E a Transformação das Cidades
Você Sabia?

Você Sabia: Licitações de Obras Públicas E a Transformação das Cidades

As licitações de obras públicas são instrumentos essenciais para a transformação urbana. Neste artigo, você vai entender como projetos de arquitetura e engenharia financiados pelo setor...

Ler mais

Fique por dentro das novidades

#inscreva-se

Clique aqui e conheça as nossas iniciativas!

  • A Plataforma
  • Clientes
  • Cases
  • Blog
  • Sobre nós
  • Captura & Operação
  • Gestão Operacional
    e Estratégica (TRP)
  • Inteligência de Mercado
  • Projetos Especiais
  • Mais Dados
  • Política de privacidade
  • Fale conosco

+55 (11) 5904-7140

IBIZ Tecnologia Ltda
Rua Domingos de Morais, nº 2.187 Torre Xangai | 4º Andar | Conjuntos 406 a 410 | Vila Mariana | São Paulo – SP | CEP 04035-000

© 2024 IBIZ Tecnologia. Todos os direitos reservados. Criado por Agência Carbon

Linkedin Instagram Facebook Youtube