• Clientes
    • Empresas
    • Cases
  • Plataforma Essenciz
    • Como Funciona
    • Captura & Operação
    • Gestão Operacional & Estratégica (TRP)
    • Inteligência de Mercado
    • Projetos Especiais
    • Mais Dados
  • Blog Sol
    • Conteúdos
  • A IBIZ
    • Sobre
    • Universo
    • Iniciativas
  • Fale conosco
  • Português
Fale conosco
Bolinhas BlogSol Blog SOL
Horizons Logo
  • Visionz
    • Lumina
    • Farol by Fenili
    • Sinapsiz
  • Gente que Brilha
  • Trilhas de Conhecimento
    • Inteligência IBIZ
    • Minuto Ibiz
    • Você Sabia?
  • Re-conheça
  • Acervo
    • Gente que Brilha – série 1
    • Inteligência de Crise
    • Licita
    • Radar News
Horizons Logo
  • BlogSol
  • Acervo
  • Radar news
  • Cachorros são treinados para sentir o cheiro da Covid-19 em pessoas assintomáticas
29/06/2020

Cachorros são treinados para sentir o cheiro da Covid-19 em pessoas assintomáticas

Cachorros são treinados para sentir o cheiro da Covid-19 em pessoas assintomáticas

Os cachorros são capazes de sentir cheiros que muitas vezes os seres-humanos não conseguem detectar. E essa habilidade canina pode ser uma aliada no combate ao coronavírus. Estima-se que o animal tem um olfato entre 10.000 e 100.000 vezes melhor que a do ser humano médio.

Um grupo de cientistas do Reino Unido está treinando cachorros para que eles possam reconhecer o cheiro da Covid-19. Há estudos que comprovam que as doenças têm cheiros. Dizem que a febre amarela, por exemplo, cheira a carne crua. A tuberculose, por sua vez, começa com cheiro de cerveja velha, mas depois se torna mais como uma espécie de salmoura.

“Poderíamos detectar uma colher de açúcar em uma xícara de chá, mas um cachorro poderia detectar uma colher de açúcar em duas piscinas olímpicas. É nesse nível”, afirma o professor James Logan, chefe do departamento de controle de doenças da Escola de Higiene de Londres e Medicina Tropical, em entrevista ao jornal britânico “The Guardian”.

Estima-se que os cachorros têm um olfato entre 10 mil e 100 mil vezes melhor que a do ser humano médio.

Os estudos começaram através de Asher, um cachorro da raça cocker spaniel. Asher chegou à organização Medical Detection Dogs (Cães de Detecção Médica, na tradução do inglês) após ter vários donos e não conseguir ficar com nenhum devido a sua hiperatividade.

Co-fundadora da Medical Detection Dogs, a Dra. Claire Guest viu em Asher potencial para um bom “detector de cheiros” e, ao lado do professor James Logan, Guest começou a treinar o cocker spaniel para reconhecer pessoas que tinham contraído a malária.

Logan e Guest estavam planejando lançar o projeto da malária ainda no primeiro semestre de 2020, mas a Covid-19 chegou com força e os planos da dupla foram modificados. Com o novo vírus tomando grandes proporções mundiais, Asher mudou o seu foco e passou a treinar o cheiro do coronavírus.

Asher durante treinamento para detectar a presença da Covid-19 — Foto: Twitter Medical Detection Dogs

O projeto da Covid-19 está atualmente na fase de coleta de amostras. O estudo é feito com meias de náilon que ficam com odores corporais, além de máscaras faciais, enviadas para cerca de 3.200 funcionários do Serviço de Saúde Nacional do Reino Unido que usarão as máscaras por um período e devolverão ao laboratório de James Logan para análise.

“Terminamos com um número muito alto de amostras de pessoas não infectadas e um grupo menor de amostras de pessoas infectadas”, diz Logan. E tudo bem. Porque, na verdade, precisamos de um alto número de amostragem. Precisamos de uma quantidade para os cães ignorarem.

Neste momento, além de Asher, mais cinco cães de bio-detecção das raças cocker spaniel e labrador estão em treinamento sob supervisão de Claire Guest, na cidade de Milton Keynes. Os exercícios para aperfeiçoar a detecção do cheiro é semelhante aos feitos para que os animais identifiquem a presença de drogas e explosivos em aeroportos.

“Se você tem um avião com 500 pessoas saindo, 10% pode ser assintomático ou pré-sintomático”, diz Guest. “O cachorro pode dizer rapidamente: ‘Você, você, você’. É um cheiro de 0,5 segundo. O cachorro não tomará a decisão final. A pessoa fará um teste. Mas, no momento, não há outra maneira de rastrear rapidamente pessoas como essa, especialmente assintomáticas”.

Fonte: G1

Compartilhar

Posts Mais Lidos

20/05/2025

O que é licitação? Veja como funciona, modalidades e muito mais

O que muda com a nova lei de licitações?
20/12/2024

Resumo nova lei de licitações: o que muda?

Decreto 10024 — veja o que mudou no pregão eletrônico
24/10/2024

Decreto 10024 — Veja o Que Mudou No Pregão Eletrônico

06/07/2023

Licitação Menor Preço: saiba tudo sobre esse tipo de licitação

Uma pessoa trabalhando em um notebook
22/09/2022

O que são e para que servem os catálogos CATMAT e CATSER?

Categorias

  • Acervo
    • Arte, cultura e lazer
    • Cases
    • Gente que Brilha - série 1
    • Inteligência de crise
    • Inteligência de mercado
    • Licita
    • Radar news
    • Sabores & sensações
    • Solariz - série 1
  • Gente que Brilha
  • Jornada do Crescimento
  • Re-conheça
  • Trilhas de Conhecimento
    • Inteligência IBIZ
    • Minuto Ibiz
    • Você Sabia?
  • Visionz
    • Farol by Fenili
    • Lumina
    • Sinapsiz

Veja outras matérias

Minuto IBIZ: Gestão de Compliance em Licitações Públicas
Minuto Ibiz

Minuto IBIZ: Gestão de Compliance em Licitações Públicas

Neste artigo do Minuto Ibiz você vai entender como a plataforma Essenciz contribui diretamente com a gestão de compliance em licitações, evitando riscos de problemas fiscais.

Ler mais
Doenças Raras no Brasil: Desafios e Avanços no SUS
Inteligência IBIZ

Doenças Raras no Brasil: Desafios e Avanços no SUS

As doenças raras afetam milhões de brasileiros e exigem soluções que unam inovação, regulação e sustentabilidade. Este artigo analisa os avanços do SUS, o impacto da judicialização e as...

Ler mais
Você Sabia: Licitações de Obras Públicas E a Transformação das Cidades
Você Sabia?

Você Sabia: Licitações de Obras Públicas E a Transformação das Cidades

As licitações de obras públicas são instrumentos essenciais para a transformação urbana. Neste artigo, você vai entender como projetos de arquitetura e engenharia financiados pelo setor...

Ler mais

Fique por dentro das novidades

#inscreva-se

Clique aqui e conheça as nossas iniciativas!

  • A Plataforma
  • Clientes
  • Cases
  • Blog
  • Sobre nós
  • Captura & Operação
  • Gestão Operacional
    e Estratégica (TRP)
  • Inteligência de Mercado
  • Projetos Especiais
  • Mais Dados
  • Política de privacidade
  • Fale conosco

+55 (11) 5904-7140

IBIZ Tecnologia Ltda
Rua Domingos de Morais, nº 2.187 Torre Xangai | 4º Andar | Conjuntos 406 a 410 | Vila Mariana | São Paulo – SP | CEP 04035-000

© 2024 IBIZ Tecnologia. Todos os direitos reservados. Criado por Agência Carbon

Linkedin Instagram Facebook Youtube